quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Projeto Cara Metade

Olá!
Então, finalmente consegui organizar as coisas para colocar aqui..
As turmas dos segundos anos do ensino médio do CEPPAT, realizaram no segundo bimestre um trabalho muito interessante durante as aulas, e só hoje consegui organizar, fotografar, montar a exposição..
Para quem quiser ver pessoalmente estará na biblioteca do colégio pelos próximos dias.

Bom, vamos entender todo o processo deste trabalho antes.
Os alunos estudaram a Arte Neoclássica durante o bimestre, os grandes retratistas como Ingres e David e as técnicas de desenho clássicos. Os cânones de sete cabeças e meia para o corpo e uma das técnicas de desenho do rosto completaram os conteúdos. Depois de semanas estudando tudo isto, realizando várias análises de obras, estudos de desenhos no caderno e tudo o mais, veio a produção artística.

Individualmente e sem saber exatamente qual era o trabalho final a ser executado, os alunos dobraram uma cartolina ao meio, como se fosse um cartão, com a dobra a esquerda de quem olha. No centro da cartolina, com régua construimos uma linha vertical, e marcamos de cima para baixo, 5cm, 10 cm, 10 cm, 10 cm.

Com estas marcações desenhamos a base da cabeça, com a oval da marca superior até a marca inferior, usando as duas linhas do meio para linha da sombrancelha e do nariz.
Agora em duplas cada aluno desenhou o melhor que conseguisse o amigo, realçando traços característicos.

Após este fase e já com o desenho pronto, a linha vertical central foi usada como linha de corte, separando o desenho em duas partes. Cada um "presenteou" o colega com a metade do desenho.

A metade foi colada na cartolina e foi dado um acabemento colorido.

Na parte interna os alunos escreveram um trecho de uma letra de música que lembrasse do amigo.

Uffa! depois de muito trabalho o resultado valeu a pena!


2 comentários:

Anônimo disse...

Nome:Marcio Henrique Rocco
Número:22
Série:5ª

Titulo da obra:anywhere is my land
Data:1968
Procedência:São Paulo

Unknown disse...

Olá Claudia que lindo este trabalho estava procurando uma imagem sobre metade da internet e fui direcionada pra cá! Adorei o seu trabalho.... Estou levando uma de suas imagens para ilustrar um poema de meus alunos... Fique tranquila, colocarei os créditos de seu blog... Convido-a a conhecê-lo. Abraços parabéns pelo trabalho e pelo blog... Ah Irei te seguir também!

http://poemandopq.blogspot.com/2011/11/metade-de-nos.html