sábado, 16 de outubro de 2010

Música e Músicos do Brasil

Olá,
    Conforme conversamos antes em sala da aula, aqui vai uma descrição da atividade realizada no terceiro bimestre pelos alunos dos 3 ABC do CEPPAT, acompanhada de fotos e links.
Os alunos foram avisados em aula anterior que haveria uma atividade de música e dança com improviso e quem tivesse poderia trazer instrumentos musicais para usar durante a execução dos exercícios de improviso.
   Para a aula foram usados o sistema Multimídia, vídeos da música Festa da Música Tupiniquim: Clip com imagens dos artistas e Clip com Gabriel Pensador ao vivo com a letra para acompanhar,  lista com o nome dos músicos citados na letra da música para que os alunos escolhessem qual queriam trabalhar.

    Para introduzir o tema da música nacional e seus conhecidos artistas usou-se o primeiro clip da música “Festa da Música Tupiniquim” de Gabriel Pensador. No início os alunos apenas visualizaram o vídeo sem ouvir a música, na tentativa de reconhecer as imagens de músicos e bandas, anotando os nomes que conseguiram relacionar.

    Logo em seguida, o vídeo foi novamente exibido agora com áudio. Novamente a música foi ouvida, agora acompanhada de outro vídeo, com a letra da música para que os alunos identificassem os músicos que não conseguiram nos primeiros instantes. Paralelo a isto fomos comentando de modo a indicar partes em que trechos de músicas eram citados, referindo-se assim indiretamente a outros músicos.

Tim Maia - É primaveraaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Comentários sobre a diversidade da música popular brasileira e a gama de gêneros e artistas citados na letra da música contextualizaram parte destes elementos como produção cultural de um povo e de determinadas épocas. A própria música trabalhada tem um gênero, com seu ritmo e melodia característicos.


Zezé de Camargo e Luciano – No dia que eu sai de casa
    A proposta da atividade prática foi então passada para os alunos. Em equipes escolher um dos artistas citados e em alguns minutos selecionar uma das composições deste para apresentar para a sala. Nesta apresentação um trecho desta música devera ser cantando juntamente com uma coreografia improvisada relacionando elementos típicos do gênero.


Mamonas Assassinas – O vira
      Os alunos que participaram da atividade na seqüência das suas etapas, reconheceram as imagens dos artistas, audição da música e análise do vídeo e da música. A organização em equipes para a escolha do músico e do trecho da música a ser apresentado para a sala, ensaio relâmpago para a mesma, e apresentação para a turma, foram avaliados pelos próprios participantes. Um retorno com uma conversa sobre o que acharam da atividade encerra a avaliação da atividade.


Raimundos - Mulher de fases
Zeca Pagodinho – Caviar

E é isto ai!
Nos divertimos muito!! E aprendemos também.. que aprender se divertindo é ainda melhor!!

beijocas coloridas

2 comentários:

Nana disse...

me lembro daquele dia, rendeu ótimas rizadas na sala, foi muito bom de fazer!

Anônimo disse...

prof cade u trabalho