segunda-feira, 7 de março de 2011

CEPPAT - 2 ABCD - Renascimento

Olá!
Seguinte, eu com a certeza que a postagem estava aqui, fui ver hoje porque ninguém tinha respondido (Já que todas as respostas são encaminhadas pro meu email, e lá não tinha nenhuma.. rrs) verifiquei que a atividade por algum motivo não estava online, peço desculpas para aqueles que vieram responder e não encontraram. Agora lá vai:

Pesquisa sobre o Renascimento

O Renascimento foi um período de grande importância na História da Arte por ser a época em que surgem os "gênios", como as quatro tartarugas ninjas (lembrem-se que o Mestre Splinter coloca os nomes nas tartarugas dos seus artistas preferidos do Renascimento) Leonardo, Michelangelo, Rafael, Donatelo.
O primeiro grande nome é o de Giotto, considerado um dos precursores Renascimento, depois seguem inúmeros artistas. Além dos artistas, a descoberta do desenho da Perspectiva Linear, da tinta à óleo, da pintura de cavalete, assim como a arquitetura, a música, o teatro e dança da época, são possibilidades de pesquisas para vocês.
A atividade de vocês consiste em realizar uma pesquisa virtual sobre o Renascimento, seja um vídeo ou um pequeno texto, ou imagens, ou um blog ou site que faça relação com este período artístico. Com o pequeno detalhe que não aceito respostas repetidas, quem for respondendo precisa verificar o que os colegas já responderam para não fazer igual.

Para responder devem clicar em "comentários" logo abaixo e responder do seguinte modo:


NOME DO ASSUNTO DO RENASCIMENTO QUE PESQUISOU
URL (endereço do local de pesquisa completo)
Comentário pessoal com no mínimo quatro linhas, espécie de resumo do que pesquisou.
Nome: ____________ nº ___ 2º ______

ATENÇÃO - Além do endereço do vídeo vocês devem escrever um comentário decente, digno de um aluno do ensino médio! Nada daquelas coisas do tipo "achei legal".. "bem bonito"..
Conforme vocês forem respondendo eu vou corrigindo e fazendo anotações se necessário. Prazo final de postagem: 06/04/2011

60 comentários:

Anônimo disse...

Renascimento: movimento de ordem artística.

URL:http://www.brasilescola.com/historiag/renascimento.htm

O Renascimento foi um importante movimento que provocou a passagem da Idade Média para a Moderna, e com isso apresentou um novo conjunto de temas, e os renascentintas foi responsável pela formação de um conjunto extenso de obras.

Nome: Amanda Verissimo da Silva
nº 02 2ºC.

Anônimo disse...

A Arte Renascentista

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=215

http://www.youtube.com/watch?v=cROqNQhiLFc

Na arte Renascentista, tanto na arquitetura, escultura e arquitetura são sempre feitas com base em perspectivas. Na escultura e pintura, sempre tentando deixa-las mais perto da realidade, ressaltando detalhes.

Nome: Letícia Mori Franzoi
N°12 2°C.

Anônimo disse...

A Pintura Renascentista

O artista do Renascimento não via mais o homem como simples observador do mundo que expressava a grandeza de Deus, mas via como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo era pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/historia/historia_da_arte/renascimento_cultural/hist_arte_2_renascimento_pintura

A partir do renascimento, a pintura ganha outras características e aspectos, os pintores passam a fazer composições com simetria, sombras e luzes, conseguindo dar volume e realidade as formas.

Nome: Bruno Teixeira de Sousa
Nº02 2ºA

Anônimo disse...

A Pintura Renascentista

O artista do Renascimento não via mais o homem como simples observador do mundo que expressava a grandeza de Deus, mas via como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo era pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.Na pintura renascentista as figuras eram dispostas numa composição estritamente simétrica, a variação de cores frias e quentes e o manejo da luz permitiram criar distâncias e volumes que pareciam ser copiados da realidade. A reprodução da figura humana, a expressão de suas emoções e o movimento ocuparam lugar igualmente preponderante. Os temas a representar continuavam sendo de caráter estritamente religioso, mesmo que, com a inclusão de um novo elemento a burguesia, que queria ser protagonista da história do cristianismo. Não é de admirar, portanto, que as pessoas se fizessem retratar junto com a família numa cena do nascimento de Cristo, ou ajoelhadas ao pé da cruz, ao lado de Maria Madalena e da Virgem Maria.

URL: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/historia/historia_da_arte/renascimento_cultural/hist_arte_2_renascimento_pintura

A partir do renascimento, a pintura ganha outras características e aspectos, os pintores passam a fazer composições com simetria, sombras e luzes, conseguindo dar volume e realidade as formas.

Nome: Bruno Teixeira de Sousa
Nº 02 2ºA

Anônimo disse...

No renascimento muitos europeus, dispunham de condições financeiras para investir na produção artística
de escultores,pintores, músicos,arquitetos, escritores, etc...

http://www.suapesquisa.com/renascimento/


Aline Marroni de Araujo n°01 2°C

Anônimo disse...

historia do renascimento

Renascimento, período da história européia caracterizado por um renovado interesse pelo passado greco-romano clássico, especialmente pela sua arte. O Renascimento começou na Itália, no século XIV, e difundiu-se por toda a Europa, durante os séculos XV e XVI.

http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/renascimento.htm
Nome : Carlos Eduardo
N°:05
Série: 2°C

Unknown disse...

Renascimento

O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia. Além de reviver a antiga cultura greco-romana,nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes.Trata-se de uma volta liberada, que propunha a ressurreição do passado, considerado agora como fonte de inspiração e modelo de civilização.

http://www.historiadaarte.com.br/renascimento.html

Nome:Jéssica Dos Santos Ferreira
n°: 08
Série: 2°A

Anônimo disse...

Renascimento:
O período do Renascimento se caracterizou, na História da Europa Ocidental, sobretudo pelo enorme interesse ao saber e à cultura, particularmente a muitas idéias dos antigos gregos e romanos.

Foi também uma época de grandes descobertas e explorações, em que Vasco da Gama, Colombo, Cabral e outros exploradores estavam fazendo suas viagens, enquanto notáveis avanços se processavam na Ciência e Astronomia.

Os compositores passaram a ter um interesse muito mais vivo pela música profana (música não religiosa), inclusive em escrever peças para instrumentos, já não usados somente para acompanhar vozes. No entanto, os maiores tesouros musicais renascentistas foram compostos para a igreja, num estilo descrito como polifonia coral ou policoral e cantados sem acompanhamento de instrumentos.

URL: http://www.classicos.hpg.ig.com.br/renascim.html

- O período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna.

Nome: Ingrid Nayara R. Ferreira
Número: 07
Série: 2° "A"

Anônimo disse...

O Renascimento.

o Renascimento foi apenas um movimento cultural marcado por grandes nomes da história da arte. É preciso deixar claro que, durante os seculos XV e XVI, um novo estilo de vida foi adotado por determinados grupos sociais e urbanos. Estes homens, geralmente ricos comerciantes, interessados em adquirir prestígio social, passaram a patrocinar artistas que, em suas obras de arte, retratavam o novo momento vivenciado pela sociedade européia. O Renascimento ocorreu em algumas cidades italianas impulsionado pela reabertura do Mar Mediterrâneo no século XVIII, o que possibilitou o comércio com o Oriente e o surgimento dessa camada burguesa. Neste novo estilo de vida, algumas crenças foram sendo substituídas. Abandona-se, por exemplo, a concepção medieval de Deus como o centro de todas as coisas, o teocentrismo. Em oposição, é adotada uma visão antropocêntrica, o homem torna-se senhor do seu próprio destino. Neste momento, a razão irá obter um lugar de destaque em um mundo que até então era guiado por crenças e mitos. É importante ressaltar que os homens renascentistas consideravam a Idade Média um período de trevas, mas hoje sabemos que não foi bem assim.

URL: http://www.medio.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=351&Itemid=39

Imagem:
http://2.bp.blogspot.com/-gWZRryP45dw/TVRwFKRLZnI/AAAAAAAAAY0/LKaAymXUd1g/s1600/renascimento_venus.jpg


- O renascimento ocorreu em cidades Italiana,foi adotado por vairios povos, a burguesia tomou conta e apartir dai algumas creças foram substituidas.

Nome: Fabiane Chimene
N° 07 2° C

Anônimo disse...

O Renascimento na Literatura.

URL: http://esmf.drealentejo.pt/pgescola/cti10_05/camoes/html/renasc.htm

A literatura no Renascimento teve como marco o livro A Divina Comédia, de Dante. É um poema épico e teológico da literatura italiana.

Nome: Mariana Carvalho
Nº. 16
2ºA

Unknown disse...

O Renascimento Cultural manifestou-se primeiro nas cidades italianas, de onde se difundiu para todos os países da Europa Ocidental. Porém, o movimento apresentou maior expressão na Itália. O ideal do humanismo foi sem duvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento.


URL: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u71.jhtm

Nome: Beatriz de Souza Silva
N°: 01
Série: 2° A

Nathalia Rossati disse...

O renascimento foi um período que se estendeu durante aproximadamente dois séculos, o continente Europeu passou por uma série de mudanças que resultaram em uma nova forma de ver e de agir no mundo. O homem buscava novas interpretações para os problemas ao seu redor e as velhas explicações medievais pareciam insuficientes.

Nome : Nathalia Rossati Rosa

Nº: 20

Série : 2º A

Unknown disse...

RENASCIMENTO CULTURAL'

Como já sabemos anteriomente que a intensificação do comércio e da produção artesanal resultou no desenvolvimento das cidades, no surgimento de uma nova classe social a burguesia e na posterior formação das monarquias nacionais. Estas transformações vieram acompanhadas de uma nova visão de mundo, que se manifestou na arte e na cultura de maneira de geral.

Nome:Vinicius Kesley
N°24
Série: 2°C

Suzana disse...

Leonardo da Vinci e suas obras

URL: http://www.suapesquisa.com/leonardo/

http://www.youtube.com/watch?v=_hVYzORhgko

Antes de surgir o renascimento, na idade média, os homens tinham sua vida centrada em Deus - Teocentrismo -, já no começo do renascimento (século XIV - XVI) o homem passa a ser o personagem principal - Antropocentrismo -, o renascimento marca uma importante revolução para o homem, as qualidades que ganham destaque são as intelectuias, a inteligência, o dom da pintura, entre outros.
Leonardo da Vinci foi um dos artistas mais conhecidos desse período, utilizando a técnica da perspectiva, cores idênticas as reais, e a perfeição nas figuras humanas.

Nome: Suzana Zavilenski Fogaça N.º24 2º EM A

Anônimo disse...

o Renascimento

URL: http://pt.wikipedia.org/wiki/Renascimento

http://www.youtube.com/watch?v=Ka8wEtCBM4E

o período do Renascimento foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna.
A Itália permaneceu sempre como o local onde o movimento Renascentista apresentou maior expressão, porém manifestações renascentistas de grande importância também ocorreram na Inglaterra, Alemanha, Países Baixos e, menos intensamente, em Portugal e Espanha, e em suas colônias americanas. A Razão Do Renascimento era uma manifestação do espírito humano que colocava o indivíduo mais próximo de Deus. Ao exercer sua capacidade de questionar o mundo, o homem simplesmente dava vazão a um dom concedido por Deus.

Nome: Luanna Da Silva Furlan. Nº 14 Série: 2º A

Anônimo disse...

O PERIODO QUE FICOU CONHECIDO COMO RENASCIMENTO OU RENASCENÇA, FOI A PRODUCÃO ARTÍSTICA E CIENTÍFICA, NA EUROPA, NOS SÉCULOS XV E XVI.
NA ÉPOCA RENASCENTISTA, OS GRAGOS E ROMANOS TINHAM UMA VISÃO COMPLETA E HUMANA DA NATUREZA, AO CONTRARIO DOS HOMENS MEDIEVAIS.

DANIEL DE OLOVEIRA N°06 2°C

DjCaaiO disse...

Tema: Imagens relacionadas ao Renascimento

Bem pesquisei neste site [ http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/renascimento.html ] a varias imagens relacionada com o renascimento !
tem algumas fotos atuais e varias antigas de grandes artistas famosos, quadros que nunca saberia de quem era e o si guine ficado , bem um ótimo site para ver grandes obras
Aluno: Caio Cesar Silva Fornasieri
nº 27 2ºA

Anônimo disse...

Arte Renascentista

URL:http://www.youtube.com/watch?v=dO4gEnEokyE&feature=fvst


O Renascimento foi um movimento cultural e artístico individualista, que ocorreu na Europa durante os séculos XV e XVI, que teve sua principal fonte de inspiração no mundo greco-romano, e nos movimentos de expansão geográfica da Idade Média ocidental.

ALUNO: Guilherme Glinglani Mancini Nº9 2ºB

Anônimo disse...

História do Renascimento

http://www.youtube.com/watch?v=slOvjQi-Lps

Bem nesse vídeo mostra a historia, obras e alguns artistas do renascimento de uma forma fácil e muito compactada, um vídeo que esclarece algumas duvidas que possamos ter sobre o Renascimento, seus artistas e coisas do tipo.

Diego Fernando Jacob da Silva
Nº 05
2° B

Anônimo disse...

Renascimento

URL: http://www.brasilescola.com/historiag/renascimento.htm

O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna.O renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época.

Nome: Nayara Cipriano Nº 21 Série: 2º A.

V.W PRODUÇÕES disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
William Guedes disse...

URL:http://pt.shvoong.com/humanities/history/1771448-renascimento/

O RENASCIMENTO O Renascimento surgiu em Itália e depois espalhou-se por outros países da Europa. Nos séculos XIV, XV e XVI deu-se um grande movimento de renovação das letras, das ciências e das artes a que se deu o nome de renascimento e que tinha como principal inspiração o antigo mundo greco-romano.

William Guedes disse...

Falto os dados no coment's ali em cima

Nome: William Guedes n° 26 Serie 2° A

Anônimo disse...

Durante o Renascimento, a Europa passou por um processo de evolução da economia, de surgimento de novas cidades, a liberdade de comunicações, circulação de riquezas, progressos nas técnicas e surgimento de grandes organizações comerciais e bancárias. O homem europeu com novos estímulos em suas necessidades entrega-se ao estudo de novas ciências e novas técnicas. Surgem as grandes fortunas,dos Médicis na Itália,dos Welser na Alemanha que se aliam a famílias reais e fazem empréstimos aos papas.As novas circunstâncias criam novas necessidades e as artes como a arquitetura,deixam de servir apenas ás igrejas mas,também ,a palácios e residências.
No inicio eram adotados modelos da antiguidade clássica greco-romana, posteriormente houve uma renovação. Na arquitetura, os primeiros arquitetos italianos foram: Bruneleschi, Miguel Angelo, Ghilberto, Benevenuto Cellinie na Pintura Giotto como o introdutor das paisagens como fundo do retrato.E Leonardo da Vinci.

Professora esse meu texto foi tirado de uma pesquisa em um livro que tenho em casa que fala sobre a história da arte.
Gostei muito de diversos vídeos que vi em principal esse que fala das pinturas de Miguel Angelo,fiquei muito impressionada pois nunca havia percebido as notáveis aparências de suas pinturas e a anatomia humana.[http://www.youtube.com/watch?v=TTsHQRJ6WXc&feature=related]
Já esse vídeo mostra um pouco da pintura do renascimento ao impressionismo e como vai mudando o estilo tanto na pintura como na musica.[ http://www.youtube.com/watch?v=iKW8ytgWamE&feature=fvwrel]
Nome: Suelen Caroline Alves Felizardo nº 22 2º C

Anônimo disse...

Arquitetura do Renascimento

http://www.historiadaarte.com.br/renascimento.html

Na arquitetira renascentista, começa a ter simplicidade nas construções, o desenho aparece com mais simplicidade e de qualquer maneira que se coloque o desenho, sabera descrever o que é.

Gabriela Vallim Enumo nº 09 2ºC

Jessica Tuany disse...

Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650.
Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi sem duvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento.
E despois entra a arqiutetura, pintura,e a escultura.

Aluna:Jessica Tuany Nº08
Serie:2ªD
Profª:Claudia Lobato

Anônimo disse...

Renascimento

http://www.youtube.com/watch?v=NOZZ7KoJJ7o

O Renascimento foi um movimento artistico, ligado a burguesia, e pertencia ao mundo Italiano, racionalismo e naturalismo estava presente nos temas, depois o renascimento se espalha para fora da Itália, a terra em torno do sol mesmo que a Igreja não queira.

Gustavo Cortez nº10 2ºC

Anônimo disse...

Imagens do Renascimento

http://www.youtube.com/watch?v=dO4gEnEokyE&feature=fvwrel

O renascimento trouxe inúmeras técnicas. Dentre elas as projeções ópticas sobre tela. Na qual cada pintor tinha sua própria individualidade de expressão. Sendo que uma das mais importantes obras do renascimento é o Nascimento de Vênus .o efeito causado pelo quadro, no entanto, foi um de paganismo, já que foi pintado em época em que a maioria da produção artística se atinha a temas católicos. Por isso, chega a ser surpreendente que o quadro tenha escapado das fogueiras de Savonarola, que consumiram outras tantas obras de Botticelli que teriam “influências pagãs”.

No desfecho dos vídeos e no decorrer de cada aula de Artes, descobri o verdadeiro (valor) de cada quadro da época do renascimento , os quadros são espetaculares as pinturas excelentes ,poucos são capazes de realizar os trabalhos apenas semelhantes ao de Leonardo da Vinci, Michelangelo , Rafael e Botticelli. Professora Claudia Lobato gostaria de saber por que a figura humana no (renascimento) era quase sempre representada nua?.


Aluno: Renan Felipe Junior Tiburcio Cardozo nº. 18 2º C

Anônimo disse...

http://historiaeorenascimento.blogspot.com/2008/02/o-que-renascimento.html

Renascimento (ou Renascença) foi um movimento cultural e simultaneamente um período da história europeia, considerado como um marco do final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Começou no século XIV na Itália e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI.
Além de atingir a Filosofia, as Artes e as Ciências, o Renascimento fez parte de uma ampla gama de transformações culturais, sociais, econômicas, políticas e religiosas que caracterizam a transição do Feudalismo para o Capitalismo. Nesse sentido, o Renascimento pode ser entendido como um elemento de ruptura, no plano cultural, com a estrutura medieval.
O Renascimento Cultural manifestou-se primeiro nas cidades italianas, de onde se difundiu para todos os países da Europa Ocidental. Porém, o movimento apresentou maior expressão na Itália.

Anderson de Oliveira Francelin n°: 04 - 2°c

Anônimo disse...

http://www.movimento.com/especial/basica/3.asp

A musica no periodo do renascimento, não houve muita mudança em questão do tempo passado, os historiadores relatam que houve mudanças nas letras, que ficaram mais alegres, só que não temos comprovação disso.

http://www.youtube.com/watch?v=c-k5h9oJry0
A musica renascentista era no estilo erudita, como mostra o video acima.

Thaís dos Santos Oliveira N°23 2° C

Anônimo disse...

A Pintura renascentista surge na Itália durante o século XV inserida, de um modo geral. Desenvolve-se nas cidades italianas de Roma,Nápoles, Mântua, Ferrara, Urbino e, sobretudo, em Florença e Veneza, entre os séculos XV e XVI

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_do_Renascimento

Saraely Nunes Da Costa N°21 2°C

Anônimo disse...

Pintura Renascentista

Pintura renascentista surge na Itália durante o século XV inserida, de um modo geral, no Renascimento. Esta pintura funda um espírito novo, forjado de ideais novos e em novas forças criadoras. Desenvolve-se nas cidades italianas de Roma,Nápoles, Mântua, Ferrara, Urbino e, sobretudo, em Florença e Veneza (principais centros que possuíam, entre os séculos XV e XVI, condições económicas, políticas, sociais e culturais propícias ao desenvolvimento das artes como a pintura).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_do_renascimento

Mariane Ribeiro Onça n°17 2°D

Anônimo disse...

Conceito de Renascimento

http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/ult2769u60.jhtm

"[...]O Renascimento constituiu-se numa das manifestações mais fecundas e criativas da história do Ocidente e permitiu uma reflexão mais profunda acerca das estruturas sociais vigentes, a renovação do pensamento religioso e uma nova imagem que o homem tinha de si mesmo.[...]"

Raquel Macedo nº16 turma 2B

Anônimo disse...

Renascimento

http://pt.wikipedia.org/wiki/Renascimento

O Renascimento cultural manifestou-se primeiro na região italiana da Toscana, tendo como principais centros as cidades de Florença e Siena, de onde se difundiu para o resto da península Itálica e depois para praticamente todos os países da Europa Ocidental.

Guilherme Vila Real Soares nº06 turma 2ºA

Anônimo disse...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Renascimento

O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica.

Nome: Vinicius Vila Real Soares
Nº 25 turma 2ºA

Anônimo disse...

Renascimento Cultural

http://www.suapesquisa.com/renascimento/

Bom , o site fala bem resumidamente sobre o movimento renscentista sobre quando começou até quando acabou fala sobre algumas obras esculturas e sus devidos artistas , fala que ''Durante os séculos XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento ou Renascença.'' . olha le eu achei bem legal.......... BRINCADEIRINHA ^^

Alisson Henrique De Jesus nº01 2ºD

Rodolfo disse...

O renascimento



O renascimento tem como principais características o florescimento das artes e um vigoroso rejuvenescimento de todas as formas de pensamento. A redescoberta da filosofia antiga, da literatura greco-latina, da ciência da antiguidade aliada à evolução dos métodos empíricos de conhecimento caracterizam este período que se iniciou na Itália, no século XV, e que, prolongando-se até ao século XVII, teve o seu apogeu entre 1495 e 1520, altura em que Dürer viveu.

Em oposição à escolástica medieval, o renascimento busca uma nova maneira de olhar e estudar o mundo natural. Em termos artísticos, o renascimento caracteriza-se por uma forte tendência naturalista. Os novos conhecimentos da anatomia, da fisiologia e da geometria são prontamente incorporados, possibilitando, por exemplo, a representação do volume no plano.

A arte renascentista adquire um valor próprio: deixa de ser um veículo generalizado da religiosidade para se tornar uma forma pessoal de expressão estética. Mais do que imitar os antigos, os artistas renascentistas procuravam criar formas consistentes com a aparência do mundo real.

Do ponto de vista renascentista, a arte é uma criação da inteligência, portanto sujeita a regras de perfeição e que podem ser formuladas e ensinadas com exactidão.

Nome: Rodolfo Marcelino Viera n°23 2°A

Url :http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/durer/renascimento.htm

Anônimo disse...

URL:http://www.historiadaarte.com.br/renascimento.html
Renascimento
O renascimento ocorrem muitos progressos e incontável realizações de arte.
Considerando agora uma fonte de inspiração e modelo da civilização.
Aluna: Daiane Maria terrassine
Nº 03 2º Ano A

Anônimo disse...

Orirgens do Renascimento

Nos séculos XV e XVI surgiu na Itália um interesse pelos escritos, a Arquitetura e a Filosofia da Grécia e Roma antigas. Esse interesse por fatos há muito tempo esquecidos ou abandonados acarretou maior liberdade de pensamento e gerou curiosidade a respeito da Natureza, da Arte e da Ciência. Artistas como Leonardo da Vinci e Michelângelo inspiraram novas idéias; a Arte desenvolveu-se especialmentena Itália e na Holanda, e a recente invenção da imprensa difundiu grandemente a Literatura. A descoberta de obras desconhecidas e o progresso do comércio estimularam ainda mais a sede de conhecimentos. A esse movimento, que marcou a Europa o fim da Idade Média, chamamos Renascimento ou Renascença, entre suas grandes figuras encontram-se Raphael(pintor), Petrarca(poeta), e Cellini(ourives e escultor), na Itália; Erasmo(escritor e filosofo), na Holanda, e More e Shakespeare(escritores), na Inglaterra.

Victor Leardini Coutinho n.20 2ºB

Leandro de Souza disse...

O Renascimento, movimento artístico, científico e literário que floresceu na Europa entre o período corresponde à Baixa Idade Média e início da Idade Moderna (do século XIV ao XVI). Os humanistas valorizavam os temas em torno do homem e a busca de conhecimentos e inspiração nas obras da antigüidade clássica.

Nome: Leandro Aparecido de souza n° 11 2°A

Url: http://www.grupoescolar.com/materia/renascimento.html

Anônimo disse...

Na pintura renascentista as figuras eram dispostas numa composição estritamente simétrica, a variação de cores frias e quentes e o manejo da luz permitiram criar distâncias e volumes que pareciam ser copiados da realidade. A reprodução da figura humana, a expressão de suas emoções e o movimento ocuparam lugar igualmente preponderante.

Nome:Gustavo C. De Moraes
Nº:7 2º:D

Fonte:http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/historia/historia_da_arte/renascimento_cultural/hist_arte_2_renascimento_pintura

Anônimo disse...

Entre os séculos XIV e XVI, observamos o desenvolvimento de uma série de transformações que atingiram profundamente a forma pela qual o homem europeu encarava o mundo à sua volta. Condensada sob o nome do Renascimento, essa série de mudanças determinaram o reconhecimento de novos modos de pensar e executar as artes, as ciências e as relações político-sociais.

O termo Renascimento, que advém da ideia de se “nascer outra vez”, tem sua origem fixada no expresso interesse que os homens dessa época tinham nas manifestações da cultura greco-romana. Para alguns que vivenciaram tal época, a renascença buscava recuperar uma visão de mundo que havia sido deixada de lado com o forte sentimento religioso desenvolvido na Idade Média.

aluna:Natasha Lyandra De Azevedo Soares
Nº:15 2ºB

Paixao de crito disse...

o renacimento.
Espírito renascentista

O próprio nome da obra já fala por si,espírito renascentista,antigamente acreditavam-se muito em espíritos bons e espíritos mal,no tempo a língua falada era o latim e o grego, costuma ser citado para ilustrar o espírito do renascimento.
thais stephany n°19 2ºb

Anônimo disse...

Renascimento

O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi sem duvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento. Trata-se de uma volta deliberada, que propunha a ressurreição consciente (o re-nascimento) do passado, considerado agora como fonte de inspiração e modelo de civilização. Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média.

Nome Antonio Marcos leite da silva N°02 Serie:2°B

Mariane Pena disse...

Renascimento!

O desenvolvimento da pintura renascentista pode ser estudado através de dois momentos: a fase pré-renascentista e a fase caracterizada pela obra dos grandes gênios do Renascimento.

http://www.youtube.com/watch?v=dO4gEnEokyE&feature=fvwrel

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/historia/historia_da_arte/renascimento_cultural/hist_arte_2_renascimento_pintura

Nome; Mariane Pena Vila Missiatto Nº17 Série; 2ºEMA

Anônimo disse...

Pintura do Renascimento

Pintura renascentista surge na Itália durante o século XV inserida, de um modo geral, no renascimento.Em Florença e em Veneza foi os principais centros com condições económicas, políticas, sociais e culturais propícias ao desenvolvimento das artes como a pintura.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_do_Renascimento

NOME:Karen Adria Barbosa De Macedo
N°12 SÉRIE°2D

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=v7EoLFrFhL0

O Video a seguir mostra alguns dos artitas e obras da época do renascimento, e como eram feitos as esculturas, pinturas, etc...
Mostra tambem algumas releituras da epoca de grandes nomes do renascimento.

Thainá Neves Nº 17
2º B

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=vaqwoK-k_qg

O Video em questão mostra um pouco dos artistas e suas obras da época do renascimento, mostra como eram os artistas suas obras, e os grandes nomes da época e como foram as suas vidas, o video não possui fotos mais explica detalhadamente a época do renascimento e todos os fatos marcantes.

Fabiana Paz Nº 07
2º B

Anônimo disse...

O PERIODO QUE FICOU CONHECIDO COMO RENASCIMENTO, FOI A PRODUCÃO ARTÍSTICA.
O TERMO "RENASCIMENTO" FOI EMPREGADO POR UM FRANCES QUE SE REFERIR-SE AO "DESCOBRIMENTO DO MUNDO E DO HOMEN"

http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/renascimento.htm





Nome: Luiz Fernando Luchete Vieira Nº14 2ºC

Kerollyn ;) disse...

O movimento renascentista foi a evolução das artes, sobretudo da pintura, da escultura, da arquitetura, da literatura e da música com características e propostas novas. Utilizando-se de temas cristãos ou da Antiguidade greco-romana, a arte renascentista valorizou o homem como a medida de todas as coisas.


http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/historia/historia_da_arte/renascimento_cultural/hist_arte_1_renascimento_cultural

Nome : Kerollyn Cavalini De Freitas Nº13 Série : 2ºD

Anônimo disse...

O termo “Renascimento” foi empregado pela primeira vez em 1855, pelo históriador francês Jules Michelet, para referir-se ao “descobrimento do Mundo e do homem” no século XVI.

http://www.historiadaarte.com.br/renascimento.html


Nome: Jenyffer Kellyan Nº 10
2ºB

Anônimo disse...

http://www.brasilescola.com/historiag/renascimento.html

O renascimento foi um movimento importante da idade média e moderna.O renascimento representava obras sobre Deus e isso colocava o individuo mais próximo de Deus.

Nome:Franthyhellen P.dos Santos N:5 2D

Anônimo disse...

Definição da arte renascentista

O termo renascimento, ou renascença, faz referência a um movimento intelectual e artístico surgido na Itália, entre os séculos XIV e XVI, e daí difundido por toda a Europa. À concepção medieval do mundo se contrapõe uma nova visão, empírica e científica, do homem e da natureza. A idéia de um 'renascimento' ocorrido nas artes e na cultura relaciona-se à revalorização do pensamento e da arte da Antigüidade clássica e à formação de uma cultura humanista. A obra do pintor, arquiteto e teórico Giorgio Vasari (1511-1574) constitui a principal fonte de informação acerca da arte renascentista italiana.

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfmfuseaction=termos_texto&cd_verbete=3637

opinião

que o periodo renascentista foi um movimemto intelectual e artistico que se espalhou pela europa que tinha uma visão empírica e cientista do homem e da natureza

aluno:lucas alves de souza n°13 2°b

Anônimo disse...

Renascimento é o termo usado para identificar o periodo da Historia da Europa. O periodo foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, no final da Idade Média e no início da Idade Moderna. Chama-se Renascimento em virtude da redescoberta e revalorização das referêncis culturais da antiguidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista.

http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/renascimento.htm

Anônimo disse...

prof° esqueci os dados do comentario ali em cima é:
Nathalya Honorato Martins N°18 2°D

Anônimo disse...

Naandiinhaa*--*


Renascimento!

O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época. Ao contrário do que possa parecer, o renascimento não pode ser visto como uma radical ruptura com o mundo medieval.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Renascimento



Nome:Crisnanda da silva Militão N°3
2°D


Beijoos Prof ..

luciano 100% disse...

o renascimento foi um movimento de renovação da arte, das ciencias e das letras no séculos xiv, xv, xvi
no final da idade media e inicio da idade moderna.


http://pt.shvoong.com/humanities/history/1771448-renascimento/

nome: luciano soeres dos santos nº16 2ºD

quero uma boa nota profª...

luciano 100% disse...

o Renascimento resgata a cultura clássica, greco-romana, as construções foram influenciadas por características antigas, adaptadas à nova realidade moderna, a construção de igrejas cristãs adotando-se os padrões clássicos e a construção de palácios e mosteiros seguindo as mesmas bases.

http://www.historiadaarte.com.br/renascimento.html

luciano soares dos santos nº16 2ºD

Gean disse...

[Primeiramente, gostaria de pedir perdão pelo atraso, por impossibilidade de acessar a internet e outros problemas, espero que a professora Cladia comprienda.]

Humanismo


UrL: "http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/historia019.asp"

Comentário: No humanismo, o homen era o centro das atenções, do universo. Ai nasceu o Antropocentrismo.
Ai então o homen começou a valorizar suas qualidades humana, mas nem por isso os homens se tornaram Ateu. Continuo acreditando que Deus era o criador das coisas.

Gean Paulo da Silva, Nº06 - 2ºD

Claudia Lobato disse...

Corrigido!