segunda-feira, 21 de novembro de 2011

CEPPAT - 1ABCD - Renascimento

Olá meninos e meninas!
Vamos aprofundar um bocadinho nossos estudos sobre o Renascimento.
Mãos no teclado  e vamos pesquisar o contexto histórico, as principais características e vida e obra de um dos artistas! Não é para fazer cópia não!! Pesquisem, leiam e escrevam um comentário pessoal, como se tivessem que explicar para aquele colega que faltou a minha aula!


Responder/comentários
URL de pesquisa (endereço completo)
Contexto histórico do Renascimento (o que estava acontecendo nesta época no mundo?)
Principais características do período (o que e como pintavam os artistas?)
Um artista renascentista (um breve histórico da vida)
Uma obra deste artista que você mais  gostou (nome da obra e justificativa da sua escolha)

Nome, n°, turma

postagens até dia 04/12

beijocas coloridas

43 comentários:

Yasmin disse...

*-*

Anônimo disse...

CONTEXTO HISTORICO DO RENASCIMENTO: As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc.

PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO PERIODO:
- Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;

- As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;

- Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus ( teocentrismo ), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);

- A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.

Sandro Botticelli - (1445-1510)- pintor italiano, abordou temas mitológicos e religiosos. Obras principais: O nascimento de Vênus e Primavera.
Nascido em Florença, no popular rione (bairro) de Ognissanti, aprendeu inicialmente ourivesaria com seu irmão e depois foi aprendiz de Fra Filippo Lippi, e com ele aprendeu a arte de Masaccio. Também estudou com Andrea del Verrocchio, entre 1467 e 1470, na mesma época em que com ele estudava Leonardo da Vinci. Em 1470, aos vinte e cinco anos, abriu seu próprio ateliê. Nesse ano, foi encarregado de pintar o quadro A Coragem, que seria colocado no Tribunal do Palácio do Mercado.

Obra: O Nascimento de Vênus, achei interessante a historia da pintura, ela emergindo do mar em uma concha.

Nome: Gabriel E. S. Gomes --- Nº 09 --- 1ºA

Anônimo disse...

O renascimento e um movimento artistico , cientifico e literario.Que cresceu na europa no periodo da baixa idade média e inico da idade moderna. Os humanistas valorizavam os temas em torno do homen e a busca de conhecimentos e inspiraçao nas obras da antiguidade classica.
A idade media era considerada um periodo de "trevas culturais" por serem esquecidos modelos da cultura greco latina .O jeito medieval de penssar pela religiao, cede lugar para valores de individuos. Os artistas, inspirando-se uma vez mais no legado clássico grego, buscam as dimensões ideais da figura humana e a representação fiel da realidade. Embora grandes admiradores da cultura clássica, os artistas e intelectuais do Renascimento, adquirindo maior confiança na sua própria capacidade, não se limitaram a imitar os modelos antigos passaram a buscar inspiração na natureza que os cercava.
e os dois lugares mais importantes do renascimento foi em Roma e Florença na Italia pais onde foi o berço do renascimento.
E pode ser dividido em Duocento (1200 a 1299), Trecento (1300 a 1399), Quattrocento (1400 a 1499) e Cinquecento (1500 a 1599).
A pintura que mais gostei foi o segundo quadro da santissima virgen de Rafael Sanzio (1483-1520) gostei porque sou uma pessoa bem religiosa e me indentifiquei mais com suas obras ex: Santissima virgen, e cenas de historias sagradas, conhecidas como as biblias de rafael!

aluno:Sabrina Da Costa Marchetto
n°:27
Serie: 1
Turma: B

Anônimo disse...

O Renascimento desenvolveu-se na Europa entre os séculos XIV e XVI; podendo ser considerado uma ruptura com a Cultura Medieval, que tinha como sua principal forma de fazer obras demonstrando apenas Deus e seus valores da religião cristã católica. Pode também ser definido como um processo de renovação cultural.
O Renascimento atingiu várias áreas de produção cultural e artística, como exemplo: literatura, música, educação, artes plásticas e entre outros.
Conseguiu com que as pessoas daquela época refleti-se sobre seu pensamento religioso e de uma nova imagem que o homem tinha de si mesmo.
- Principais características:
* Todo o conhecimento era demonstrado racionalmente.
* Acreditava-se que a razão era o único caminho para se chegar o conhecimento.
* colocava o homem como a suprema criação de Deus e como o centro do universo.
- Leonardo da Vinci:
Foi um dos pintores mas importante do Renascimento, mas ele não atuou apenas da pintura, mas também nas áreas de arquitetura, engenharia, matemática, anatomia, botânica, música.
Tinha como ' característica' esconder suas idéias em um caderno de anotação.
Obra: " Monalisa "
Eu gosto mas dessa obra do Leonardo da Vinci, justamente pela história do quadro que você contou em sala, e por ser tão " zuada " nos dias de hoje. hehe

URL:
http://vestibular.uol.com.br/revisao-de-disciplinas/historia-geral/estude-o-renascimento-sem-precisar-da-decoreba.jhtm

http://www.tg3.com.br/vinci/leonardo_da_vinci.htm

http://www.colegioweb.com.br/historia/caracteristicas-do-renascimento-.html

Aluna: Karina Souza
Número: 12.
Série: 1° D

Anônimo disse...

CONTEXTO HISTÓRICO: Renascimento foi um movimento cultural, e um período da história européia,Começou no século XIV na Itália, e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI.
Além de atingir a Filosofia, as Artes e as Ciências, o Renascimento fez parte de uma ampla gama de transformações culturais, sociais, econômicas, políticas e religiosas.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: a) Racionalismo
b) Experimentalismo
c) Antropocentrismo
d) Humanismo
Artista Renascentista: Rafael Sanzio.Rafael Sanzio foi um importante artista plástico italiano da época do Renascimento Cultural. Nasceu na cidade de Urbino em 6 de abril de 1483 e morreu na cidade de Roma no dia 6 de abril de 1520. Destacou-se principalmente nas áreas da pintura e arquitetura. Sua arte foi reconhecida graças a suavidade e perfeição de suas obras.
Obra: Altar da Igreja San Nicola. eu escolhi esta obra poque é uma obra mais religiosa e que fica em um altar na igreja.
Links:
http://www.suapesquisa.com/biografias/rafael_sanzio.htm
http://lilimachado.wordpress.com/2008/06/15/contexto-historico-do-renascimento/
Aluno:Bruno Antonio
Número:06
Série: 1º A

Phelipe Steinbach disse...

Contexto histórico do Renascimento

As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc.


Principais Cateterísticas do Renascimento

As principais características do Renascimento foram o Racionalismo, Experimentalismo, Individualismo e Antropocentrismo. Uma grande característica do Renascimento foi o Humanismo que valorizava o homem, que a partir daí começou a ser tratado como ser racional e posto assim no centro do Universo. O Renascimento também foi marcado por importantes descobertas científicas, notadamente nos campos da astronomia, física, medicina, matemática e geografia.
Como pintavam , era um modo que mais se usava na época , era maioria pintados com tinta a óleo


Artista renascentista

Michelangelo Nasceu em Caprese, Itália em 6 de Março de 1475.
Pintor, escultor, arquiteto e poeta italiano. Em 1488 entra para a academia de Pintor Ghirlandaio, Em Florença. Dênio criador, mestre de sua geração e um talento de renome universal é cosiderado o mais ilustre representante do movimento Renascença Italiana.


A Criação de Adão

Pelo motivo , que a arte quinhentista corresponde à arte do século XVI (1501 a 1600). É durante esse período que temos, na Itália, a Alta Renascença, a escola de Veneza e o maneirismo.


http://www.wikipedia.com
http://www.auladearte.com.br
http://br.answers.yahoo.com



Nome:Luiz Phelipe Steinbach - Nº 31 - 1º A

Anônimo disse...

Olá.

O Renascimento começou no século XIV na Itália, e no decorrer dos séculos XV e XVI difundiu-se na Europa.
Foi um movimento cultural em um período da história européia, que manifestou-se em cidade italianas e foi se espalhando pra todos os países da Europa Ocidental.
Devido ao interesse crescente entre os acadêmicos europeus, pelos textos clássicos, em latim e em gregoeríodos o Renascimento tem relações com o HUMANISMO.
o Renascimento está dividido em 3 partes: o TRECENTO, que predominou na Itália na cidade de Florença, rompeu com o imobilismo e a hierarquia, que foi a valorização do individualismo e dos detalhe humanos.
O QUATTROCENTO, foi aí que o Renascimento se espalhou na Península Itálica. Neste período atuam Masaccio, Mantegna, Botticelli, Leonardo da Vinci, Rafael e, no seu final, Michelangelo. Inspirou em greco-romana, racionalismo e experimentalismo
E o CINQUECENTTO o renascimento virou um movimento universal, e foi aí sua decadência, aconteceu a primeira manifestação da igreja católica. Na literatura atuou Nicolau Maquiavel e na pintura continuou com Rafael e Michelangelo.
O Antropocentrismo, o Hedonismo, o Racionalismo, o Otimismo e o Individualismo foi visto com os valores e ideias do Renascimento.

MICHELANGELO O NASCIMENTO DE UM GÊNIO.
Nascido em Caprese, província florentina, dia 6 de março de 1475, falecido em Roma dia 18 de fevereiro de 1564.
Foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.Ele desenvolveu o seu trabalho artístico por mais de setenta anos entre Florença e Roma.


Obra: 'DAVID'
gosto dessa obra pois representa um herói bíblico Davi.

http://3.bp.blogspot.com/_fvMmtgX9Xf0/Se1L6-50SjI/AAAAAAAAEzo/Kfhw2vh0l74/s1600-h/Michelangelo+-+David.jpg

Aluna: Giovanna Suda Scremin Nº: 09 Série: 1º B

Anônimo disse...

O renascimento iniciou-se no século XIV na Itália e se propagou por toda a Europa durante os séculos XV e XVI. É o renascer do meio da Idade média, aonde eles voltam e buscam o passado Greco-romano principalmente na arte. Esse período também resultou de grande expansão econômica e demográfica.
Algumas de suas principais características são:
- Valorização do passado Greco-romano
- Valorização do antropocentrismo
- Busca do conhecimento em várias áreas, eles buscavam explicações cientificas das coisas.

Artista renascentista: Leonardo Da Vinci
Nasceu no dia 15 de março de 1452, foi considerado um gênio, pois mostrou-se um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor.
Ele fez estágio no estúdio de Verrochio (importante artista da época), na cidade de Florença, e lá aprendeu vários truques.

Obra do pintor: A última ceia/santa ceia
Gosto muito desse retrato pelos detalhes e pela perfeição com a qual ele os pintou, por retratar uma passagem bíblica e por um gosto particular com esse momento que ele retratou.

Um grande abraço :*


http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/renascimento.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_%C3%9Altima_Ceia_(Leonardo_da_Vinci)


Aluna: Raquel Watanabe nº 26 1ºC

Anônimo disse...

O Renacimento foi movimento cultural no periodo da historia européia , considerado como um marco do final da idade média e do inicio da idade moderna , então no seculo xiv na italia difundiu -se pela europa no decorrer dos secúlo XV e XVI, o renascimento fez parte de uma ampla gama de transformação , culturais , socias , economicas , politicas e religiosas
CARACTERIZAM : a transição do feudalismo para o capitalismo . no seculo XVI palelamentos ao interesse pela civilização clássica um monosprezo pela idade médiassociada a expressões como " barbarismo " , ignorância , ecuridão, gotico , noite de mil anos , O renascimento é divido em três grandes partes , correspondentes aos seculo XIV e XVI , no século XIV manisfesta-se predominante na italia , mais especificamente na cidade de florença pólo politico , economico , e cultural da região . Giotto , Dante , Aliguieri, Bocaccio e Petrarca , estão entre representente . Caracteristica gerais : rompimento com o imobilismo e a hierarquia da pintura medieval , o renascimento espalha pela penínsuala itálica ,atingindo seu auge , Neste periodo atuam Masaccio ,Mantegna , Botticelli , Leonardo da vinci , rafael , e no seu final michelangelo ele já prenuncia ideias antí-clássico , ultilizando - se da linguagem clássica o maneirismo , a etapa final do renascimento , considerado os 3 último o trio sagrado da renascença
Cariteristica : inspiração greco romano paganismo e línguas classicas , racionalismo e experimentalismo


obra do Leonardo da Vinci : mona lisa , eu sempre achei o quatro da mona lisa muito interesante , acho que o quatro ,pelo que eu conheço dele eu acho muito belo ,


Nome : Leticia Cavalcante Cardoso n° 18 1° A

Anônimo disse...

- oooi'



O Renacimento foi movimento cultural no periodo da historia européia , considerado como um marco do final da idade média e do inicio da idade moderna , então no seculo xiv na italia difundiu -se pela europa no decorrer dos secúlo XV e XVI, o renascimento fez parte de uma ampla gama de transformação , culturais , socias , economicas , politicas e religiosas
CARACTERIZAM : a transição do feudalismo para o capitalismo . no seculo XVI palelamentos ao interesse pela civilização clássica um monosprezo pela idade médiassociada a expressões como " barbarismo " , ignorância , ecuridão, gotico , noite de mil anos , O renascimento é divido em três grandes partes , correspondentes aos seculo XIV e XVI , no século XIV manisfesta-se predominante na italia , mais especificamente na cidade de florença pólo politico , economico , e cultural da região . Giotto , Dante , Aliguieri, Bocaccio e Petrarca , estão entre representente . Caracteristica gerais : rompimento com o imobilismo e a hierarquia da pintura medieval , o renascimento espalha pela penínsuala itálica ,atingindo seu auge , Neste periodo atuam Masaccio ,Mantegna , Botticelli , Leonardo da vinci , rafael , e no seu final michelangelo ele já prenuncia ideias antí-clássico , ultilizando - se da linguagem clássica o maneirismo , a etapa final do renascimento , considerado os 3 último o trio sagrado da renascença
Cariteristica : inspiração greco romano paganismo e línguas classicas , racionalismo e experimentalismo


obra do Leonardo da Vinci : mona lisa , eu sempre achei o quatro da mona lisa muito interesante , acho que o quatro ,pelo que eu conheço dele eu acho muito belo ,


Nome : Leticia Cavalcante Cardoso n° 18 1° A

Morgana Pereira disse...

Introdução
http://ruidiasnovastec.blogspot.com/2009/02/traicao-de-cristo-o-beijo-de-judas.html
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=191
http://www.infoescola.com/pintura/tecnicas-de-pintura/
Renascimento é o nome que se dá a um grande movimento de mudanças culturais, que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, caracterizado pela retomada dos valores da cultura greco-romana, ou seja, da cultura clássica. Esse momento é considerado como um importante período de transição envolvendo as estruturas feudo capitalistas.As bases desse movimento eram proporcionadas por uma corrente filosófica reinante, o humanismo, que descartava a escolástica medieval, até então predominante, e propunha o retorno às virtudes da antiguidade. Platão, Aristóteles, Virgílio, Sêneca e outros autores greco-romanos começam a ser traduzidos e rapidamente difundidos. A região italiana estava dividida e as cidades possuíam soberania. Na verdade o Renascimento desenvolveu-se em algumas cidades italianas, principalmente aqueles ligadas ao comércio.
Uma caracteristica do renascimento é o Humanismo que valorizava o homem, que a partir daí começou a ser tratado como o centro do Universo. Na fase final da Renascença, o Maneirismo tornou-se o estilo dominante.
Proto-Renascença, 1290-1400.
Primeira Renascença, 1400-1475.
Alta Renascença, 1475-1525.
O meu pintor escolhido foi Giotto di Bondone
foi um pintor e arquiteto italiano.
Nasceu perto de Florença, foi discípulo de Cinni di Pepo, mais conhecido na história da arte pela introdução da perspectiva na pintura, durante o renascimento.
Principais momentos da vida de Giotto:
Começou a pintar com apenas 11 anos de idade.
Em 1280, ingressou numa escola de afrescos na cidade de Roma.
Entre 1303 e 1310, realizou um dos mais importantes trabalhos, a pintura da Capela
degli Strovegni na cidade de Pádua.
Em 1313, cria um mosaico para a antiga Basílica de São Pedro em Roma.
Em 1320, chefiou a construção da catedral de Florença.
A obra de que mais gostei de Giotto di Bondone foi O Beijo de Judas porque é uma pintura forte e impactante .
Aluna : Morgana Pereira de Souza 1B numero 25

Anônimo disse...

O Renascimento nasceu na Europa,e nos séculos XV e XVI se intensificou-se nas áreas de produção artística e científica. E mostrou novas formas de explicar, entender e de ver a si mesmo neste mundo.
Características:
- valorização da estética artística da antiguidade clássica.
- Visão de que o homem é o principal e decisivo elemento na condução da história da humanidade
- Grande importância dada ás ciências e a razão.
- Busca do conhecimento as várias áreas.

Artista: Leonardo da Vinci
Nasceu na cidade de Vinci, perto de Florença. E é considerado um dos principais artistas do Renascimento.
Obra: Última ceia.
Eu gosto desta obra pois simboliza Deus repartindo o pão e o vinho para os diciplos.

Links:
http://www.professordehistoria.com/resumos/renascimento.htm

http://www.suapesquisa.com/renascimento/

http://www.suapesquisa.com/renascimento/caracteristicas.htm


Aluna: Kamila Camargo
Número: 11
Série: 1° D

larissa pavani disse...

Renascimento (ou Renascença) foi um movimento cultural, e um período da história européia, considerado como um marco do final da Idade Média e do início da Idade Moderna. Começou no século XIV na iTÁLIA, e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI.

Além de atingir a Filosofia, as Artes e as Ciências, o Renascimento fez parte de uma ampla gama de transformações culturais, sociais, econômicas, políticas e religiosas que caracterizam a transição doFeudalismo para o Capitalismo. Nesse sentido, o Renascimento pode ser entendido como um elemento de ruptura, no plano cultural, com a estrutura medieval.

O Renascimento cultural manifestou-se, primeiro, nas cidades italianas, de onde se difundiu para todos os países da Europa Ocidental. Porém, o movimento apresentou maior expressão na Itália
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: a) Racionalismo
b) Experimentalismo
c) Antropocentrismo
d) Humanismo
Artista Renascentista: Rafael Sanzio.Rafael Sanzio foi um importante artista plástico italiano da época do Renascimento Cultural. Nasceu na cidade de Urbino em 6 de abril de 1483 e morreu na cidade de Roma no dia 6 de abril de 1520. Destacou-se principalmente nas áreas da pintura e arquitetura. Sua arte foi reconhecida graças a suavidade e perfeição de suas obras.
Obra: Altar da Igreja San Nicola. eu escolhi esta obra poque é uma obra mais religiosa e que fica em um altar na igreja.


obra de Leonardo da Vinte: Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda ou, em francês, La Joconde, ou ainda Mona Lisa del Giocondo),Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato.


Nome:Juliana Gomes
N°:14
Serie:1°A

Anônimo disse...

caracteristica: Valorização da estética artística da antiguidade clássica (greco-romana). Os artistas renascentistas defendiam a ideia de que a arte na Grécia e Roma antigas tinha um valor estético e cultural muito maior do que na Idade Média. Por isso, que uma escultura renascentista, por exemplo, possui uma grande semelhança como as esculturas da Grécia Antiga.

- Visão de que o homem é o principal e decisivo elemento na condução da história da humanidade. Essa visão é conhecida como antropocentrismo ("homem no centro") e fez oposição a visão teocêntrica ("Deus no centro") da Idade Média.

- Grande importância dada às ciências e a razão. Os renascentistas defendiam a ideia de que há explicação científica para a maioria das coisas. Portanto, desprezavam as explicações elaboradas pela Igreja Católica ou por outras fontes que não fossem científicas. Este período da história foi muito significativo no tocante ao desenvolvimento das experiências científicas e do pensamento racional e lógico.

- Busca do conhecimento em várias áreas. Os renascentistas buscavam entender o mundo através do estudo de várias ciências (Biologia, Matemática, Física, Astronomia, Botânica, Anatomia, Química, etc.).principal pintor leonardo da vinciNascido como filho ilegítimo de um notário, Piero da Vinci, e de uma camponesa, Caterina, em Vinci, na região da Florença, foi educado no ateliê do renomado pintor florentino, Verrocchio. Passou a maior parte do início de sua vida profissional a serviço de Ludovico Sforza (Ludovico il Moro), em Milão; trabalhou posteriormente em Veneza, Roma e Bolonha, e passou seus últimos dias na França, numa casa que lhe foi presenteada pelo rei Francisco I.obra:Gioconda (Mona Lisa): principal obra de Da Vinci essa obra eu escolhi por que e a mais conhecida e a que deixou famoso e deve ser dificil de fazer por que ela e bem detalhada e perfeita o olho dela paresse que ti segue é isso. site:http://www.suapesquisa.com/leonardo/ nome:thiago novak lazzarim n;27 1;A

Anônimo disse...

Características Principais:

- Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;

- As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;

- Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus ( teocentrismo ), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);

- A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.

Durante os séculos XIV e XV, as cidades italianas como, por exemplo, Gênova, Veneza e Florença, passaram a acumular grandes riquezas provenientes do comércio. Estes ricos comerciantes, conhecidos como mecenas, começaram a investir nas artes, aumentando assim o desenvolvimento artístico e cultural. Por isso, a Itália é conhecida como o berço do Renascentismo. Porém, este movimento cultural não se limitou à Península Itálica. Espalhou-se para outros países europeus como, por exemplo, Inglaterra, Espanha, Portugal, França, Polônia e Países Baixos.

COM TINTA A OLEO Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (Caprese, 6 de Março de 1475 — Roma, 18 de Fevereiro de 1564), mais conhecido simplesmente como Miguel Ângelo (português europeu) ou Michelangelo (português brasileiro), foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.

Ele desenvolveu o seu trabalho artístico por mais de setenta anos entre Florença e Roma, onde viveram seus grandes mecenas, a família Medici de Florença, e vários papas romanos
PINTOR:MICHELANGELO SANTO ANTONIO ATORMENTADO POR DEMONIOS POR QUE ELAME CHAMOU MUITA ATENÇÃO POR NOIS SEMPRE E ARTOMENTADOS SITEhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Michelangelo http://www.suapesquisa.com/renascimento/caracteristicas.htm NOME FELIPE NOVAK LAZZARIM N;08 1;a

Anônimo disse...

contexto histórico:



As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc.

Os governantes europeus e o clero passaram a dar proteção e ajuda financeira aos artistas e intelectuais da época. Essa ajuda, conhecida como mecenato, tinha por objetivo fazer com que esses mecenas (governantes e burgueses) se tornassem mais populares entre as populações das regiões onde atuavam. Neste período, era muito comum as famílias nobres encomendarem pinturas (retratos) e esculturas junto aos artistas.

Foi na Península Itálica que o comércio mais se desenvolveu neste período, dando origem a uma grande quantidade de locais de produção artística. Cidades como, por exemplo, Veneza, Florença e Gênova tiveram um expressivo movimento artístico e intelectual. Por este motivo, a Itália passou a ser conhecida como o berço do Renascimento.

Características Principais:

- Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;

- As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;

- Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus ( teocentrismo ), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);

- A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.

Durante os séculos XIV e XV, as cidades italianas como, por exemplo, Gênova, Veneza e Florença, passaram a acumular grandes riquezas provenientes do comércio. Estes ricos comerciantes, conhecidos como mecenas, começaram a investir nas artes, aumentando assim o desenvolvimento artístico e cultural. Por isso, a Itália é conhecida como o berço do Renascentismo. Porém, este movimento cultural não se limitou à Península Itálica. Espalhou-se para outros países europeus como, por exemplo, Inglaterra, Espanha, Portugal, França, Polônia e Países Baixos.

Michelangelo buonarroti:

(1475-1564)- destacou-se em arquitetura, pintura e escultura.Obras principais: Davi, Pietá, Moisés, pinturas da Capela Sistina (Juízo Final é a mais conhecida)

principais obras de michelangelo:

- Afrescos do teto da Capela Sistina
- Julgamento Final
- Martírio de São Pedro
- Conversão de São Paulo
- cúpula da basilica de sao pedro

frase de michelangelo:

- {O amor é a asa rápida que deus deu á nossa alma para que ela voe até o céu.}


nome: matheus dos santos
numero:24
série 1c

Anônimo disse...

olá professora!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Renascimento
http://www.alienado.net/grandes-obras-de-leonardo-da-vinci/
http://www.suapesquisa.com/leonardo/
http://www.suapesquisa.com/renascimento/
RENASCIMENTO
-foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da idade Média para a Moderna.
-o comércio mais se desenvolveu na Peninsula Italica neste periodo. por isso a Itália ficou conhecida como berço do Renascimento.
-com as conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do séc. XV. Com isso muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas, também tinham condições financeiras de investir em produções artisticas de escultores, pintores, musicos, arquitetos, escritores e arte assim conhecida.
-Governantes europeus e o clero passaram a dar proteção e ajuda financeira a esses artistas e intelectuais da época.
-Essa ajuda tinha o objetivo de fazer com que os governantes e burgueses se tornassem mais populares nos lugares e regiões onde atuavam. Era comum familias nobres encomendarem seus retratos, pinturas e até esculturas.
-Na arte havia uma inspiração nos antigos gregos e romanos, nova maneira de representar a natureza, a maior conquista da busca por esse "naturalismo organizado" foi a recuperação da perspectiva, representando a paisagem.
-Leonardo da Vinci: artista renascentista italiano, nasceu em 15/04/1452. foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural. É considerado um gênio por mostrar-se excelente em diversas áreas. Seus trabalhos e projetos cientificos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações, muitos escritos em códigos. conseguiu o reconhecimento e prestigio das pessoas de sua época.
-Gosto muito do quadro "MonaLisa", envolve um mistério, apesar de ser apenas o retrato de uma mulher (mãe) ele me chama muito a atenção para os traços de seu rosto.

Aluna: Alana Caroline Paintner n:1
1A

walison disse...

Durante os séculos XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento ou Renascença.Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista.Os governantes europeus e o clero passaram a dar proteção e ajuda financeira aos artistas e intelectuais da época. Essa ajuda, conhecida como mecenato, tinha por objetivo fazer com que esses mecenas (governantes e burgueses) se tornassem mais populares entre as populações das regiões onde atuavam. Neste período, era muito comum as famílias nobres encomendarem pinturas (retratos) e esculturas junto aos artistas.Com a reabertura do mediterrâneo,o comercio de varias cidades italianas com o oriente intensificou-se,possibilitando a formação de uma camada burguesa que necessitava de um reconhecimento social.
Os governantes europeus e o clero passaram a proteger e financiar artistas e intelectuais da época.A ajuda,conhecida como mecenato,tinha o objetivo de torna-las mais populares entre as regiões.
Dessa forma podemos dizer que a nova mentalidade da população urbana representada a essência dessas mudanças e possibilitara a Produção Renascentista.
Características: valorização da cultura greco romana para os artistas da época renascentista os gregos e os romanos possuíam uma visão completa da natureza
Racionalismo:as qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a Inteligencia o Conhecimento e o Dom artístico.
Willian Shakespeare (1564-1616)destacou-se na literatura Obras principais:Hamlet, Romeu e Julieta,Otelo,O Mouro de Veneza...
Rafael Sanzio(1483-1520)-pintou varias madonas(representações da virgem Maria com o menino Jesus)
Origem:
.http://www.suapesquisa.com/renascimento/
.http://pt.wikipedia.org/wiki/Renascimento

Aluno:Walison Coelho da Silva Nº31 1ºB

Anônimo disse...

Contexto Histórico do Renascimento
Renascimento (ou Renascença) foi um movimento cultural, e um período da história européia, considerado como um marco do final da Idade Média e do início da Idade Moderna. Começou no século XIV na iTÁLIA, e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI.
Além de atingir a Filosofia, as Artes e as Ciências, o Renascimento fez parte de uma ampla gama de transformações culturais, sociais, econômicas, políticas e religiosas que caracterizam a transição doFeudalismo para o Capitalismo. Nesse sentido, o Renascimento pode ser entendido como um elemento de ruptura, no plano cultural, com a estrutura medieval.
O Renascimento cultural manifestou-se, primeiro, nas cidades italianas, de onde se difundiu para todos os países da Europa Ocidental. Porém, o movimento apresentou maior expressão na Itália.
O Renascimento está associado ao HUMANISMO, o interesse crescente entre os acadêmicos europeus, pelos textos clássicos, em latim e em gregoeríodos anteriores ao triunfo do Cristianismo na cultura européia.
Leonardo da Vinci:Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural. É considerado um gênio, pois mostrou-se um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época.
Mona Lisa: Apesar de ser pintados por um dos melhores pintores renascentisa seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte
http://www.suapesquisa.com/leonardo/
http://lilimachado.wordpress.com/2008/06/15/contexto-historico-do-renascimento/
Roberto Silva N°28 1C

Anônimo disse...

Principais características do Renascimento

- Valorização da estética artística da antiguidade clássica (greco-romana). Os artistas renascentistas defendiam a ideia de que a arte na Grécia e Roma antigas tinha um valor estético e cultural muito maior do que na Idade Média. Por isso, que uma escultura renascentista, por exemplo, possui uma grande semelhança como as esculturas da Grécia Antiga.

- Visão de que o homem é o principal e decisivo elemento na condução da história da humanidade. Essa visão é conhecida como antropocentrismo ("homem no centro") e fez oposição a visão teocêntrica ("Deus no centro") da Idade Média.
http://www.suapesquisa.com/renascimento/caracteristicas.htm

roberto 28 1c

Anônimo disse...

HISTÓRICO DO RENASCIMENTO:

O Renascimento foi um movimento cultural, e um período da história européia, considerado como um marco do final da Idade Média e do início da Idade Moderna.
Começou no século XIV na Itália, e terminou na Europa no decorrer dos séculos XV e XVI. É conhecido também como Renascença.
Foi na Peninsula Italica que o Renascimento mais se desenvolveu, dando origem a a uma grande quantidade de lugares de produção artistica, como por exemplo as cidades
Veneza, Florença e Gênova que tiveram um expressivo movimento artistico e intelectual; e foi por esse motivo que a Itália ficou conhecida como o berço do Renascimento.

CARACTERISTICAS:

- Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza,
ao contrário dos homens medievais;

- As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;

- Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus ( teocentrismo ), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal
personagem (antropocentrismo);

- A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos
experimentais e de observação da natureza e universo.


VIDA E OBRA DO ARTISTA: - Giotto di Bondone

- Giotto di Bondone (1266-1337) - Giotto di Bondone foi um importante pintor e arquiteto italiano do período do Renascimento Cultural.
Nasceu em 1266 na cidade de Colle Vespignano (região da Toscana) e faleceu na mesma cidade em 1337.Foi também um dos precursores do Renascimento.
Suas Obras principais são: O Beijo de Judas, A Lamentação e Julgamento Final.

Obra escolida:

Escolhi a obra " O Beijo de Judas" pois Gostei da forma como ele representou a historia e por ser bem colorida, acho a historia da obra bem interessante,
e também por ser um fato da biblia.



http://www.suapesquisa.com/renascimento/
http://www.suapesquisa.com/biografias/giotto.htm
http://lilimachado.wordpress.com/2008/06/15/contexto-historico-do-renascimento/



Karen Cristhine Sibel Camargo n° 17 1°C

Anônimo disse...

HISTÓRICO DO RENASCIMENTO:

O Renascimento foi um movimento cultural, e um período da história européia, considerado como um marco do final da Idade Média e do início da Idade Moderna.
Começou no século XIV na Itália, e terminou na Europa no decorrer dos séculos XV e XVI. É conhecido também como Renascença.
Foi na Peninsula Italica que o Renascimento mais se desenvolveu, dando origem a a uma grande quantidade de lugares de produção artistica, como por exemplo as cidades
Veneza, Florença e Gênova que tiveram um expressivo movimento artistico e intelectual; e foi por esse motivo que a Itália ficou conhecida como o berço do Renascimento.

CARACTERISTICAS:

- Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza,
ao contrário dos homens medievais;

- As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;

- Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus ( teocentrismo ), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal
personagem (antropocentrismo);

- A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos
experimentais e de observação da natureza e universo.


VIDA E OBRA DO ARTISTA: - Giotto di Bondone

- Giotto di Bondone (1266-1337) - Giotto di Bondone foi um importante pintor e arquiteto italiano do período do Renascimento Cultural.
Nasceu em 1266 na cidade de Colle Vespignano (região da Toscana) e faleceu na mesma cidade em 1337.Foi também um dos precursores do Renascimento.
Suas Obras principais são: O Beijo de Judas, A Lamentação e Julgamento Final.

Obra escolida:

Escolhi a obra " O Beijo de Judas" pois Gostei da forma como ele representou a historia e por ser bem colorida, acho a historia da obra bem interessante,
e também por ser um fato da biblia.



http://www.suapesquisa.com/renascimento/
http://www.suapesquisa.com/biografias/giotto.htm
http://lilimachado.wordpress.com/2008/06/15/contexto-historico-do-renascimento/



Karen Cristhine Sibel Camargo n° 17 1°C

Anônimo disse...

Contexto histórico
Após as conquistas marítimas e o contato mercantil com Ásia muitos comerciantes europeus fizeram fortunas e tiveram condições financeiras de investir na produção artística de pintores, escultores, músicos, arquitetos, escritores, etc.
Características principais
- Valorização da cultura greco-romana;
- As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;
- Enquanto na idade média a vida do homem devia estar centrada em Deus (teocentrismo), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo).
Artista renascentista
- Leonardo da Vinci (1452-1519) pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc. Principais obras: Mona Lisa e Última Ceia.
A obra que eu mais gostei foi a Mona Lisa pelos mistérios que muitos dizem que tem no quadro e pela sua beleza simples, mas encantadora.
URL: http://www.suapesquisa.com/renascimento/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_da_Vinci

Nome: Guilherme Mafra Claviço nº: 11 1ºA

Anônimo disse...

CONTEXTO HISTÓRICO
Foi um movimento cultural, e um período da história européia, considerado como um marco do final da Idade Média e do início da Idade Moderna. Começou no século XIV na iTÁLIA, e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI.
O Renascimento está associado ao HUMANISMO, o interesse crescente entre os acadêmicos europeus, pelos textos clássicos, em latim e em gregoeríodos anteriores ao triunfo do Cristianismo na cultura européia.
Suas principais caracteristicas era:
- Valorização da estética artística da antiguidade clássica (greco-romana)do que na Idade Média.
- Grande importância dada às ciências e a razão.
- Busca do conhecimento em várias áreas.
- Visão de que o homem é o principal e decisivo elemento na condução da história da humanidade.

ARTISTA:

- Tintoretto - (1518-1594) - importante pintor veneziano da fase final do Renascimento. Por sua energia fenomenal em pintar, foi chamado Il Furioso, e sua dramática utilização da perspectiva e dos efeitos da luz fez dele um dos precursores do Barroco. Seu pai, Battista Comin, era tintore (tingia seda), o que lhe valeu o apelido. Também era conhecido como Jacopo Robusti.

A obra que eu mais gostei foi: O Lavatório(1550) alem de ser uma das suas obras mais importante dele, achei interessante por ser muito parecido com aqueles quandros que mostram a respeito da vida de Deus..

URL: http://www.suapesquisa.com/renascimento/


NOME: Bruna O. Santos N°: 05
SÉRIE: 1°A

Anônimo disse...

CONTEXTO HISTÓRICO:
As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV.Os governantes europeus e o clero passaram a dar proteção e ajuda financeira aos artistas e intelectuais da época.Cidades como, por exemplo, Veneza, Florença e Gênova tiveram um expressivo movimento artístico e intelectual. Por este motivo, a Itália passou a ser conhecida como o berço do Renascimento.

PRINCIPAIS CARACTERISTICAS:

- Valorização da cultura greco-romana.
- O conhecimento e o dom artístico.
- A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade.
- Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus ( teocentrismo ), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);

ARTISTA:
- Giotto di Bondone (1266-1337) - pintor e arquiteto italiano. Um dos precursores do Renascimento.
A obra que eu mais gostei dele foi O beijo de Judas, achei muito interessante a história e todas as pessoas la reunidas, e os fógos enfeitando o fundo da tela.


NOME: Diane Michelle do N.Michelani. N°: 28
SERIE: 1° A

Carool Santana disse...

URL:http://www.brasilescola.com/historiag/renascimento.htm
Contexto histórico:

O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época. Ao contrário do que possa parecer, o renascimento não pode ser visto como uma radical ruptura com o mundo medieval.

Principais características

Um aspecto fundamental das obras renascentistas era o privilégio dado às ações humanas, ou humanismo. Tal característica representava-se na reprodução de situações do cotidiano e na rigorosa reprodução dos traços e formas humanas (naturalismo). Esse aspecto humanista inspirava-se em outro ponto-chave do Renascimento: o elogio às concepções artísticas da Antiguidade Clássica ou Classicismo.

Um artista renascentista:
Giotto di Bondone

Nasceu perto de Florença,a história da descoberta de Giotto como artista foi narrada inicialmente pelo escultor Lorenzo Ghiberti.Ghiberti conta que o jovem Giotto estava sentado num campo com seus rebanhos, desenhando uma ovelha com carvão numa rocha. Ao passar por ele, o célebre pintor florentino Cimabue ficou espantado com a habilidade e a aptidão inatas do menino para o desenho. Acompanhou-o então ao vilarejo e pediu permissão a seu pai para levá-lo como aluno. O pai, muito pobre, concordou, enviando Giotto para a oficina de Cimabue.
A característica principal do seu trabalho é a identificação da figura dos santos como seres humanos de aparência comum.

Uma obra:O Beijos de Judas.
Escolhi essa obra por ter um forte tema,e após pesquisar sobre a obra descobri detalhes que nao perceberia nunca,como por exemplo enquanto os soldados avançam para prender jesus, à esquerda São Pedro enfrenta-os, cortando a orelha de Malco, servidor do Sumo-Sacerdote.E também me chamou atenção a tranquilidade de Jesus mesmo com muitos soldados em volta de si.

Nome:Caroline Santana Rodrigues
N°:6 1°b

Anônimo disse...

Renascimento (ou Renascença) foi um movimento cultural, e um período da história européia, considerado como um marco do final da Idade Média e do início da Idade Moderna. Começou no século XIV na iTÁLIA, e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI. Ele foi marcado pela passagem da tradição feudal para o mundo capitalista.
O Renascimento está associado ao HUMANISMO, o interesse crescente entre os acadêmicos europeus, pelos textos clássicos, em latim e em gregoeríodos anteriores ao triunfo do Cristianismo na cultura européia.

Características gerais:
* Racionalidade
* Dignidade do Ser Humano
* Rigor Científico
* Ideal Humanista
* Reutilização das artes greco-romana


ARQUITETURA

Principais características:

* Ordens Arquitetônicas
* Arcos de Volta-Perfeita
* Simplicidade na construção
* A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autônomas
* Construções; palácios, igrejas, vilas (casa de descanso fora da cidade), fortalezas (funções militares)

PINTURA

Principais características:

* Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria.

* Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.

* Realismo: o artistas do Renascimento não vê mais o homem como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.

* Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo.

* Tanto a pintura como a escultura que antes apareciam quase que exclusivamente como detalhes de obras arquitetônicas, tornam-se manifestações independentes.

* Surgimento de artistas com um estilo pessoal, diferente dos demais, já que o período é marcado pelo ideal de liberdade e, conseqüentemente, pelo individualismo.
Escultura
Principais Características:

* Buscavam representar o homem tal como ele é na realidade
* Proporção da figura mantendo a sua relação com a realidade
* Profundidade e perspectiva
* Estudo do corpo e do caráter humano

Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural. É considerado um gênio, pois mostrou-se um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época.
Leonardo da Vinci fez estágio no estúdio de Verrochio (importante artista da época), na cidade de Florença. Viveu uma época em Milão, onde trabalhou para a corte de Ludovico Sforza. Até 1506, realizou trabalhos principalmente em Florença e tudo indica que nesta época tenha pintado sua obra mais famosa: a bela e enigmática Gioconda. Trabalho para o rei Francisco I da França, onde realizou belos trabalhos. Faleceu na França no ano de 1519.

A obra que eu escolhi, é a de Leonardo Da Vinci – Monalisa. Escolhi essa obra, pois foi a que mais me chamou atenção até mesmo pela história. Naquela época, por não existir a câmera digital, eles faziam pinturas das pessoas, mas somente os extremamente ricos podiam ser pintados e possuir este tipo de quadro. O quadro tem aproximadamente 40 mãos de tinta.

Nome: Anna Paula Gouveia Nº04 Série: 1ºB

Anônimo disse...

Site:http://jeocaz.wordpress.com/2009/06/27/michelangelo-buonarroti-a-obra-da-perfeicao-da-beleza/

http://lilimachado.wordpress.com/2008/06/15/contexto-historico-do-renascimento/


Contexto Historico:
O Renascimento, e um período da história européia, considerado como um marco do final da Idade Média e do início da Idade Moderna. Começou no século XIV na iTÁLIA, e espalhou pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI.

Principais Caracteristicas:
Os artistas tintavam suas obras o mais parecido com a realidade o mais proximo da perfeiçao com um ideial procurado pela estetica.

Um artista do Renascimento:
Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni mais conhecido como miguel angelo ou Michelangelo
Caprese, 6 de Março de 1475 — Roma, 18 de Fevereiro de 1564), foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.Sua carreira se desenvolveu na transição do Renascimento para o Maneirismo, e seu estilo sintetizou influências da arte da Antiguidade clássica.

Obra de Michelangelo:

O Juízo Final de Michelangelo
Goatei por ser uma obra com muitas pessoas bastante colorida e por ser uma histria de lta e vingança onde no plano superios da imagem aparece um cristo trazendo consigo a vingança inplacavel contra seus inimigos.

Nome:Karina Fernandes Gasparino
N°:13 1°D

Erick disse...

URLs: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/renascimento/renascimento-8.php
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3637
http://www.suapesquisa.com/renascimento/
http://www.sohistoria.com.br/ef2/renascimento/p1.php
http://www.edukbr.com.br/artemanhas/idade_moderna_renascimento_arquitetura.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sandro_Botticelli
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/botticelli.htm
Histórico:
O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e cientifico que surgiu na Itália, no fim da Idade Média e no começo da Idade Moderna, onde se propagou pelos séculos XV e XVI por toda Europa.
O Renascimento trata-se de uma ressurreição do passado, sendo isso considerado obra de inspiração e modelo para as civilizações. Essa ideia pode ser compreendida como uma valorização do homem (Humanismo), da natureza em contrasta com o divino e ao sobrenatural. Suas características principais são:
- Antropocentrismo: o homem como centro do universo;
- Otimismo: tinham uma atitude positiva diante do mundo;
- Racionalismo: valorizavam a razão humana como base do conhecimento.
- Humanismo: foi fundamentado à valorização do espírito humano, das capacidades, das potencialidades e das diversidades dos seres humanos;
- Hedonismo: valorização dos prazeres sensoriais carnais e materiais.
Arquitetura.
Características:
- Perspectiva linear e simplicidade;
- Arcos com voltas perfeitas;
- Colunas simples;
- Abóbadas com formato semicircular;
- Janelas quadras e amplas, com vidros transparentes e incolores.
Pintura
Características:
- Perspectiva;
- Uso do claro-escuro;
- Realismo;
- Inicia-se o uso da tela e da tinta a óleo.
Sandro Botticelli nasceu em Florença, no dia 1 de março em 1445, morreu no dia 17 de maio de 1510, foi um ilustre pintor da Escola Florentina do Renascimento. Estudou as esculturas da antiguidade, evoluindo logo depois para a acentuação das formas decorativas e da atenção dispensada à harmonia linear do traçado e ao vigor e pureza do colorido.
A obra que eu mais gostei dele foi “O Nascimento de Vênus”, pois me interesso muito por mitologia e a história dessa pintura chamou minha atenção.

Erick disse...

Erick Willian. N°: 07 primeiro D

Anônimo disse...

O renascimento foi um movimento cultural, e um período da história européia, considerado como um marco do final da Idade Média e do início da Idade Moderna. Começou no século XIV na iTÁLIA, e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI.
Principais características

Um aspecto fundamental das obras renascentistas era o privilégio dado às ações humanas, ou humanismo. Tal característica representava-se na reprodução de situações do cotidiano e na rigorosa reprodução dos traços e formas humanas (naturalismo). Esse aspecto humanista inspirava-se em outro ponto-chave do Renascimento: o elogio às concepções artísticas da Antiguidade Clássica ou Classicismo.

Um artista renascentista:
Giotto di Bondone

Nasceu perto de Florença,a história da descoberta de Giotto como artista foi narrada inicialmente pelo escultor Lorenzo Ghiberti.Ghiberti conta que o jovem Giotto estava sentado num campo com seus rebanhos, desenhando uma ovelha com carvão numa rocha. Ao passar por ele, o célebre pintor florentino Cimabue ficou espantado com a habilidade e a aptidão inatas do menino para o desenho. Acompanhou-o então ao vilarejo e pediu permissão a seu pai para levá-lo como aluno. O pai, muito pobre, concordou, enviando Giotto para a oficina de Cimabue.
A característica principal do seu trabalho é a identificação da figura dos santos como seres humanos de aparência comum.

Uma obra:O Beijos de Judas.
Escolhi essa obra por ter um forte tema,e após pesquisar sobre a obra descobri detalhes que nao perceberia nunca,como por exemplo enquanto os soldados avançam para prender jesus, à esquerda São Pedro enfrenta-os, cortando a orelha de Malco, servidor do Sumo-Sacerdote.E também me chamou atenção a tranquilidade de Jesus mesmo com muitos soldados em volta de si.

http://www.brasilescola.com/historiag/renascimento.htm
http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/renascimento.htm

Matheus henrique de souza fonseca
n° 22 1°b

Anônimo disse...

Site: http://lilimachado.wordpress.com/2008/06/15/contexto-historico-do-renascimento/
http://www.suapesquisa.com/leonardo/
http://www.suapesquisa.com/leonardo/mona_lisa.htm

Contexto Histórico do renascimento:
Renascimento foi um movimento cultural, e um período da história européia, começou no século XIV na Itália, e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI.

Principais Características:
Racionalismo
Experimentalismo
Antropocentrismo
Humanismo


Artista renascentista: Leonardo Da Vinci
Nasceu no dia 15 de março de 1452, foi considerado um gênio, pois mostrou-se um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor.

Obra escolhida:
Escolhi a monalisa depois de conhecer mais essa obra que foi uma obra encomendada pelo seu marido e que era uma pessoa da classe media alta enfim escolhi depois de saber mais da historia dessa obra em sala de aula.

Nome: Mônica de Oliveira Tramarim
N°: 23 1°:D

Anônimo disse...

O termo renascimento, ou renascença, faz referência a um movimento intelectual e artístico surgido na Itália, entre os séculos XIV e XVI, e daí difundido por toda a Europa. À concepção medieval do mundo se contrapõe uma nova visão, empírica e científica, do homem e da natureza. A idéia de um 'renascimento' ocorrido nas artes e na cultura relaciona-se à revalorização do pensamento e da arte da Antigüidade clássica e à formação de uma cultura humanista. A obra do pintor, arquiteto e teórico Giorgio Vasari (1511-1574) constitui a principal fonte de informação acerca da arte renascentista italiana. A renovação das artes ocorrida na Itália, segundo o seu célebre Vida dos mais excelentes pintores, escultores e arquitetos (1550; 2ª edição 1568), tem como ponto de apoio a recusa do antinaturalismo da tradição bizantina e, paralelamente, a redescoberta da escultura clássica operada por Nicola Pisano no sarcófago de Pisa. A visão de Vasari sobre a história da arte italiana como progresso, com seu ápice no século XV, fornece as balizas para os juízos críticos posteriores. A noção de renascimento tal como a entendemos hoje, é estabelecida pelo historiador suíço Jacob Burckhardt (1818-1897) em seu livro A cultura do Renascimento na Itália (1867), que define o período como de grande florescimento do espírito humano, espécie de "descoberta do mundo e do homem".
A cidade de Florença no século XV é tida como berço do movimento, lugar onde se realizam algumas das obras mais inovadoras do renascimento.
Leonardo é autor de obra artística e científica, célebre por seus escritos, pelos retratos e pela invenção da técnica do sfumato, em que se vale da justaposição matizada de tons e cores diferentes, de modo que se aproximem, "sem limites ou bordas, à maneira da fumaça", nas palavras do próprio artista. Com isso Leonardo logra suavizar os contornos característicos da pintura do início do século XV, revelando as potencialidades da tinta a óleo. No período florentino, entre 1500 e 1506, realiza os célebres Mona Lisa, a pintura mural da Batalha de Anghiari (Pallazio Vecchio, Florença) destruída e preservada em cópias feitas por outros artistas - que influenciará os pintores de batalhas até o século XIX - e A Virgem e o Menino com Sant’Anna, tratando de tema que o fascinava na época. O sorriso enigmático, as sombras, o dedo indicador elevado e as fartas cabeleiras são traços salientes dos retratos de Leonardo, repetidos pelos seguidores. Rafael sofre influências de Leonardo e Michelangelo. Datam do período florentino, algumas de suas mais célebres representações da Virgem com o Menino (Madona Sistina, Ca.1512-1514). Nestas imagens, assim como em pinturas da Sagrada Família, exercita sua maestria de composição e expressão, representando as figuras sagradas como seres humanos. Os retratos de Rafael são comparados aos de Leonardo, pelo estilo sutil das caracterizações e aos de Ticiano (Ca.1488-1576), em função das cores empregadas. Os ideais renascentistas encontram seguidores por toda a Europa: Albrecht Dürer (1471-1528), Lucas van Leyden (Ca.1494-1533), Quinten Metsys (1466-1530), Jan van Scorel (1495-1562), entre outros. A expressão máxima da crise dos valores e princípios do renascimento, segundo algumas leituras, pode ser encontrada no maneirismo.
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3637
Luiz Gabriel Lopes 1ºc nº 20

Anônimo disse...

nome:Guilherme Francelino Siva
n°10
serie:1°A

Durante os séculos XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento ou Renascença.
As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc.
Os governantes europeus e o clero passaram a dar proteção e ajuda financeira aos artistas e intelectuais da época. Essa ajuda, conhecida como mecenato, tinha por objetivo fazer com que esses mecenas (governantes e burgueses) se tornassem mais populares entre as populações das regiões onde atuavam. Neste período, era muito comum as famílias nobres encomendarem pinturas (retratos) e esculturas junto aos artistas.
Foi na Península Itálica que o comércio mais se desenvolveu neste período, dando origem a uma grande quantidade de locais de produção artística. Cidades como, por exemplo, Veneza, Florença e Gênova tiveram um expressivo movimento artístico e intelectual. Por este motivo, a Itália passou a ser conhecida como o berço do Renascimento.- Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;
- As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;
- Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus ( teocentrismo ), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);
- A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.
Durante os séculos XIV e XV, as cidades italianas como, por exemplo, Gênova, Veneza e Florença, passaram a acumular grandes riquezas provenientes do comércio. Estes ricos comerciantes, conhecidos como mecenas, começaram a investir nas artes, aumentando assim o desenvolvimento artístico e cultural. Por isso, a Itália é conhecida como o berço do Renascentismo. Porém, este movimento cultural não se limitou à Península Itálica. Espalhou-se para outros países europeus como, por exemplo, Inglaterra, Espanha, Portugal, França, Polônia e Países Baixos. Principais representantes do Renascimento Italiano e suas principais obras:

- Giotto di Bondone (1266-1337) - pintor e arquiteto italiano. Um dos precursores do Renascimento. Obras principais: O Beijo de Judas, A Lamentação e Julgamento Final.

- Michelangelo Buonarroti (1475-1564)- destacou-se em arquitetura, pintura e escultura.Obras principais: Davi, Pietá, Moisés, pinturas da Capela Sistina (Juízo Final é a mais conhecida).

- Rafael Sanzio (1483-1520) - pintou várias madonas (representações da Virgem Maria com o menino Jesus).

- Leonardo da Vinci (1452-1519)- pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc. Obras principais: Mona Lisa, Última Ceia.

- Sandro Botticelli - (1445-1510)- pintor italiano, abordou temas mitológicos e religiosos. Obras principais: O nascimento de Vênus e Primavera.

- Tintoretto - (1518-1594) - importante pintor veneziano da fase final do Renascimento. Obras principais: Paraíso e Última Ceia.

- Veronese - (1528-1588) - nascido em Verona, foi um importante pintor maneirista do Renascimento Italiano. Obras principais: A batalha de Lepanto e São Jerônimo no Deserto.

Anônimo disse...

O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época. Ao contrário do que possa parecer, o renascimento não pode ser visto como uma radical ruptura com o mundo medieval.

A razão, de acordo com o pensamento da renascença, era uma manifestação do espírito humano que colocava o indivíduo mais próximo de Deus. Ao exercer sua capacidade de questionar o mundo, o homem simplesmente dava vazão a um dom concedido por Deus (neoplatonismo). Outro aspecto fundamental das obras renascentistas era o privilégio dado às ações humanas, ou humanismo. Tal característica representava-se na reprodução de situações do cotidiano e na rigorosa reprodução dos traços e formas humanas (naturalismo). Esse aspecto humanista inspirava-se em outro ponto-chave do Renascimento: o elogio às concepções artísticas da Antiguidade Clássica ou Classicismo.

Essa valorização das ações humanas abriu um diálogo com a burguesia que floresceu desde a Baixa Idade Média. Suas ações pelo mundo, a circulação por diferentes espaços e seu ímpeto individualista ganharam atenção dos homens que viveram todo esse processo de transformação privilegiado pelo Renascimento. Ainda é interessante ressaltar que muitos burgueses, ao entusiasmarem-se com as temáticas do Renascimento, financiavam muitos artistas e cientistas surgidos entre os séculos XIV e XVI. Além disso, podemos ainda destacar a busca por prazeres (hedonismo) como outro aspecto fundamental que colocava o individualismo da modernidade em voga.

http://www.brasilescola.com/historiag/renascimento.htm

Aluno:Renan Buzo
Nº24

Anônimo disse...

O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época. Ao contrário do que possa parecer, o renascimento não pode ser visto como uma radical ruptura com o mundo medieval.

A razão, de acordo com o pensamento da renascença, era uma manifestação do espírito humano que colocava o indivíduo mais próximo de Deus. Ao exercer sua capacidade de questionar o mundo, o homem simplesmente dava vazão a um dom concedido por Deus (neoplatonismo). Outro aspecto fundamental das obras renascentistas era o privilégio dado às ações humanas, ou humanismo. Tal característica representava-se na reprodução de situações do cotidiano e na rigorosa reprodução dos traços e formas humanas (naturalismo). Esse aspecto humanista inspirava-se em outro ponto-chave do Renascimento: o elogio às concepções artísticas da Antiguidade Clássica ou Classicismo.

Essa valorização das ações humanas abriu um diálogo com a burguesia que floresceu desde a Baixa Idade Média. Suas ações pelo mundo, a circulação por diferentes espaços e seu ímpeto individualista ganharam atenção dos homens que viveram todo esse processo de transformação privilegiado pelo Renascimento. Ainda é interessante ressaltar que muitos burgueses, ao entusiasmarem-se com as temáticas do Renascimento, financiavam muitos artistas e cientistas surgidos entre os séculos XIV e XVI. Além disso, podemos ainda destacar a busca por prazeres (hedonismo) como outro aspecto fundamental que colocava o individualismo da modernidade em voga.

http://www.brasilescola.com/historiag/renascimento.htm

Aluno:Renan Buzo
Nº24
serie:1a

Anônimo disse...

O RENASCIMENTO COMO O PROPRIO NOME DIZ RENASCEU DA IDADE
MEDIA PARA A IDADE MODERNA, FOI UMA MUDANÇA CULTURAL,QUE ATINGIU
PRINCIPALMENTE A REGIÃO URBANA.
O RENASCIMENTO COMEÇÕU NA ITALIA E DIFUNDIU POR TODA EUROPA.
E UM MOVIMENTO DE ORDEM ARTISTICA CULTURAL E CIENTIFICA.

Contexto Histórico do renascimento:
Renascimento foi um movimento cultural, e um período da história européia, começou no século XIV na Itália, e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI.
Principais Características:
Racionalismo
Experimentalismo
Antropocentrismo
Humanismo

Leonardo da Vinci, artista renascentista italiano, nasceu em 15/04/1452. Existem algumas dúvidas sobre a cidade de seu nascimento: para alguns historiadores, seu berço foi em Anchiano, enquanto para outros, foi numa cidade, situada na margem direita do rio Arno, perto dos montes Albanos, entre as cidades italianas de Florença e Pisa.
Mona Lisa é uma das mais populares pinturas do artista renascentista Leonardo da Vinci. Também conhecida como Gioconda, foi retratada por Da Vinci entre os anos de 1503 e 1506. É uma pintura em óleo sobre madeira de álamo e esta exposta no Museu do Louvre em Paris.
GOSTEI DA MONALISA PORQUE ELA TEM UM AR DE MISTERIO QUE NINGUEM SABE
REALMENTE QUE ELA FOI, ATÉ DIZEM QUE ELA E UM HOMEN, É UMA OBRA MISTERIOSA.


http://www.suapesquisa.com/leonardo/mona_lisa.htm

GUSTAVO HENRIQUE GOMES LOPES N°11 1°B

Anônimo disse...

O Renascimento desenvolveu-se na Europa entre os séculos XIV e XVI; podendo ser considerado uma ruptura com a Cultura Medieval, que tinha como sua principal forma de fazer obras demonstrando apenas Deus e seus valores da religião cristã católica. Pode também ser definido como um processo de renovação cultural.
O Renascimento atingiu várias áreas de produção cultural e artística, como exemplo: literatura, música, educação, artes plásticas e entre outros.
Conseguiu com que as pessoas daquela época refleti-se sobre seu pensamento religioso e de uma nova imagem que o homem tinha de si mesmo.

* Principais características:
- Valorização do passado Greco-romano
- Busca do conhecimento em várias áreas, eles buscavam explicações cientificas das coisas.
- valorização da estética artística da antiguidade clássica.
- Visão de que o homem é o principal e decisivo elemento na condução da história da humanidade.

* Artista Renascentista
- Michelangelo Buonarroti:
Nascido em Caprese, província florentina, dia 6 de março de 1475, falecido em Roma dia 18 de fevereiro de 1564.
Foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.Ele desenvolveu o seu trabalho artístico por mais de setenta anos entre Florença e Roma.

* Principais obras:
- Afrescos do teto da Capela Sistina
- A criação de Adão
- Julgamento Final
- Martírio de São Pedro
- Conversão de São Paulo
- Cúpula da Basílica de São Pedro
- Esculturas: Davi, Leda, Moisés e Pietá
- Retratos da família Médici
- Livro de poesias: Coletânea de Rimas
- A Madona dos degraus (relevo)


http://www.suapesquisa.com/michelangelo2/
http://www.wikipedia.com

Aluno:Hudson Rafael da S. Souza
Nº:13
Série:1ºA

Anônimo disse...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Renascimento
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rafael_Sanzio

Durante os séculos XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento ou Renascença. Os governantes europeus e o clero passaram a dar proteção e ajuda financeira aos artistas e intelectuais da época. Essa ajuda, conhecida como mecenato, tinha por objetivo fazer com que esses mecenas (governantes e burgueses) se tornassem mais populares entre as populações das regiões onde atuavam. Neste período, era muito comum as famílias nobres encomendarem pinturas (retratos) e esculturas junto aos artistas. Foi na Península Itálica que o comércio mais se desenvolveu neste período, dando origem a uma grande quantidade de locais de produção artística. Cidades como, por exemplo, Veneza, Florença e Gênova tiveram um expressivo movimento artístico e intelectual. Por este motivo, a Itália passou a ser conhecida como o berço do Renascimento.

Valorização da cultura greco-romana.
As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico.
Sua vida não devia estar centrada a Deus.
A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. Em suas pinturas eram usado sfumato (técnica usada para produzir tons delicados de sombra) , o realismo para ser feito as pinturas, não usando a penas a visão que Deus tinha de todos e inicio o uso da tinta à óleo.

Rafael Sanzio (Também conhecido por Raffaello de Urbino), frequentemente referido apenas como Rafael, foi um mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano, celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras. Em sua primeira obra de realce, O casamento da Virgem, a influência de Perugino evidencia-se na perspectiva e na relação proporcional entre as figuras, de um doce lirismo, e a arquitetura. A disposição das figuras é, no entanto, mais informal e animada que a do mestre.
Minha obra escolhida é Madonna Sistina (arcanjos) é uma obra bem conhecida dele e a que eu mais acho bonita. Ela é muito rica em detalhes.

Gabriela Maluf Nº 08 1ºC

Anônimo disse...

Hisorico ↓

O renacismento pra mim foi um tipo de movimento artistico que surge na itália no começo da idade moderna onde se espalhou na Europa no final do seculo XV(quinze) por toda a europa
O Renacimento trata da ressureição é considerado uma obra de inspiração.
Essa ideia tem um tipo de valorização muito especial pois é uma das mais importantes.

Caracteristicas ↓
- Antropocentrismo.
- Otimismo.
- Racionalismo.
- Humanismo .
- Hedonismo.

Caracteristicas Pintura ↓
- Realismo;
- Inicia-se o uso de oleo nas pinturas para dar mais vida as cores
Leonardo Da Vinci (1452 - 1519)
Além de ser um otimo artista era arquiteto e musica escultor e filosofo etc.Ele era um pintor muito natural e essa natureza matinham seus segredos ocultos que existem em suas pinturas.
A pintura que eu mais gostei foi a mona lisa por causa da sua beleza e pelos codigos que nela contem é uma das mais interessantes :D


URLs:http://www.brasilescola.com/historiag/artistas-renascimento-italiano.htm

http://www.suapesquisa.com/renascimento/

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/renascimento/renascimento-8.php

Ricardo Henrique Souza Machado
N°:32
1°A
MUDEI DE SALA POR CAUSA DO MEU COMPORTAMENTO INADEQUADO ;D

Anônimo disse...

As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc.

Os governantes europeus e o clero passaram a dar proteção e ajuda financeira aos artistas e intelectuais da época. Essa ajuda, conhecida como mecenato, tinha por objetivo fazer com que esses mecenas (governantes e burgueses) se tornassem mais populares entre as populações das regiões onde atuavam. Neste período, era muito comum as famílias nobres encomendarem pinturas (retratos) e esculturas junto aos artistas.

Foi na Península Itálica que o comércio mais se desenvolveu neste período, dando origem a uma grande quantidade de locais de produção artística. Cidades como, por exemplo, Veneza, Florença e Gênova tiveram um expressivo movimento artístico e intelectual. Por este motivo, a Itália passou a ser conhecida como o berço do Renascimento.

Características Principais:

- Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;

- As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;

- Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus ( teocentrismo ), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);

- A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.

Durante os séculos XIV e XV, as cidades italianas como, por exemplo, Gênova, Veneza e Florença, passaram a acumular grandes riquezas provenientes do comércio. Estes ricos comerciantes, conhecidos como mecenas, começaram a investir nas artes, aumentando assim o desenvolvimento artístico e cultural. Por isso, a Itália é conhecida como o berço do Renascentismo. Porém, este movimento cultural não se limitou à Península Itálica. Espalhou-se para outros países europeus como, por exemplo, Inglaterra, Espanha, Portugal, França, Polônia e Países Baixos.

Nome: Samara Da Costa n°: 29 1°C

Anônimo disse...

Contexto histórico
As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc.
Características principais
- Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus (teocentrismo), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);
- Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;
- As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico.
Artista renascentista
- Michelangelo Buonarroti
(1475-1564)- destacou-se em arquitetura, pintura e escultura. Obras principais: Davi, Pietá, Moisés, pinturas da Capela Sistina (Juízo Final é a mais conhecida).
Eu gostei mais do teto da Capela Sistina, por ser uma pintura tão grandiosa e representativa e por ser no quase toda a pintura no teto da igreja.
URL: http://pt.wikipedia.org/wiki/Michelangelo
http://www.suapesquisa.com/renascimento/
Aluno: Ricardo Bonilla Nº: 25 1ºA

Anônimo disse...

Renascimento (ou Renascença) foi um movimento cultural, e um período da história européia, considerado como um marco do final da Idade Média e do início da Idade Moderna. Começou no século XIV na iTÁLIA, e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI.
Além de atingir a Filosofia, as Artes e as Ciências, o Renascimento fez parte de uma ampla gama de transformações culturais, sociais, econômicas, políticas e religiosas que caracterizam a transição doFeudalismo para o Capitalismo. Nesse sentido, o Renascimento pode ser entendido como um elemento de ruptura, no plano cultural, com a estrutura medieval.
O Renascimento cultural manifestou-se, primeiro, nas cidades italianas, de onde se difundiu para todos os países da Europa Ocidental. Porém, o movimento apresentou maior expressão na Itália.
O Renascimento está associado ao HUMANISMO, o interesse crescente entre os acadêmicos europeus, pelos textos clássicos, em latim e em gregoeríodos anteriores ao triunfo do Cristianismo na cultura européia.
No século XVI encontramos paralelamente ao interesse pela civilização clássica, um menosprezo pela Idade Médiassociada a expressões como “barbarismo”, “ignorância”, “escuridão”, “gótico”, “noite de mil anos”.
Costuma-se dividir o Renascimento em três grandes fases, correspondentes aos séculos XIV ao XVI.

http://lilimachado.wordpress.com/2008/06/15/contexto-historico-do-renascimento/

Principais características

Racionalismo – a razão é o único caminho para se chegar ao conhecimento.

Experimentalismo – todo o conhecimento deverá ser demonstrado racionalmente.

Antropocentrismo – colocava o homem como a suprema criação de Deus e como o centro do universo.

Humanismo – glorificação do homem e da natureza humana, em contraposição ao divino e ao sobrenatural.

Francesco Petrarca – O cancioneiro, livro de poesias líricas.

Dante Alighieri – A divina Comédia, exalta a idéia do livre arbítrio.

Giovanni Boccaccio – O Decameron, uma crítica severa aos membros da Igreja.

http://www.colegioweb.com.br/historia/caracteristicas-do-renascimento-.html


Artista: Rafael Sanzio

Rafael Sanzio foi um importante artista plástico italiano da época do Renascimento Cultural. Nasceu na cidade de Urbino em 6 de abril de 1483 e morreu na cidade de Roma no dia 6 de abril de 1520. Destacou-se principalmente nas áreas da pintura e arquitetura. Sua arte foi reconhecida graças a suavidade e perfeição de suas obras.

Biografia

- Aos seis anos de idade, o pai de Rafael o levou para ser aprendiz no estúdio de Pietro Perugino (importante pintor italiano).

- Em 1501 termina sua primeira obra, um altar para a Igreja de San Nicola da Tolentino.

- Em 1504, Rafael pinta sua principal obra de sua primeira fase artística: O Casamento da Virgem.

Principais obras de Rafael:

- Bandeira de procissão com a Santíssima Trindade
- Ressureição de Cristo
- Deus Pai
- Abençoada Virgem Maria e outras mais...

http://www.suapesquisa.com/biografias/rafael_sanzio.htm

Obra : Deus Pai

gostei mais dela por ele ter feito Deus, me chamou a tenção por não ter barba no personagem da obra. =)

Matheus Dopp
Nº 25
1º C