domingo, 25 de novembro de 2012

1ABC - Arte no Renascimento

Olá pessoas!
Demorou mais chegou a tarefa deste bimestre que está super cheio, com Show de Talentos, final de ano, muita gente estudando o que não estudou o ano inteiro.. então vamos lá!
Pesquisem sobre um artista do Renascimento, e respondam nos comentários seguindo o modelo.
Para dizerem que eu não sou de toda má.. lá vai uma ajudinha.. Lista com Principais Pintores do Renascimento e Lista com os Principais Escultores do Renascimento!
A lista é da famosa Wikipédia e é só uma sugestão de nomes, podem e devem pesquisar em outros sites!

Artista:
Quem ele é: (resumo sobre a vida e estudos dele)
Obras importantes: (cite pelo menos o nome de duas)
Sua opinião sobre o trabalho deste artista:
Nome:_______________ nº: ______ 1º___

responder até 08/12

29 comentários:

Anônimo disse...

Nome: Karina Ferreira Nº18 1ºA

Davide Ghirlandaio
Foi um pintor e criador de mosaicos italiano que trabalhava em Florença no Renascimento.
Obras importantes:
Virgem e o Menino com Santos Sebastian e Apolônia , Retrato de uma senhora de perfil de Berlim ..
Minha opinião: Bem interessante a maneira como ele pinta, muito talentoso nos desenhos e modelagem de tecidos!

Anônimo disse...

Paolo Uccello
Pintor italiano, Nasceu em Florença, em 1397, foi aprendiz de Lorenzo Ghiberti, conheceu pintores renomados, tais como Masolino e Donatello, fez parte do Quattrocento do Renascimento, era obcecado pela perspectiva e passava noites tentando entender o Ponto de fuga.
Suas obras, tais como, Batalha de São Romano, São Jorge e o Dragão, Relógio com Cabeças de Profetas.
Opininão: Talentoso, como outros da época, usava o ponto de fuga para apresentar profundidade em suas obras

Nome:Danilo Moreno nº:02 1º:B

Anônimo disse...

Aluno: Tiago Lima N:34 :A
Ticiano
Nasceu em 1473 a 1490 Pieve di Cadore, Itália
Morte 27 de agosto de 1576Veneza, Itália
Foi Um dos grandes representantes da escola de veziana antecipou características do barroco e do modernismo
Reconhecido pelos seus como "o sol entre as estrelas", Ticiano foi um dos mais versáteis pintores do seu pais , espetacular em retratos ou paisagens, temas mitológicos ou religiosos.
Se tivesse morrido cedo, a sociedade viria ele como um dos mais influentes artistas da sua época , mas como viveu quase um século, mudando muito seu modo de pintar, vários críticos ficam em duvida ao acreditar se tratar do mesmo artista. O que une as duas partes de sua obra é seu intenso interesse pela cores , sua modulação policromática é sem precedentes na arte ocidental.
Principais obras
- São Marcos entronado com quatro santos (1511)
- A assunção da Virgem (1518)
- Adoração de Vênus (1520)
- Baco e Ariadne (1523)
Minha opinião sobre o Ticiano foi q ele deu um toque especial ao renascimento Italiano por cuasa das suas cores e o seu próprio estilo de pintar

Anônimo disse...

Aluna: Micaela Silva n°27 1°B

• Jean Clouet

Jean (ou Janet) Clouet (1480 - 1541) foi um miniaturista e pintor que desenvolveu seu trabalho na França durante o Renascimento. Foi pai de François Clouet. Seu local de nascimento foi Bruxelas.

• Obras importantes:

Jean Clouet pintou o retrato do conhecido cientista Oronce Finé em 1530, quando o retratado tinha trinta e seis anos de idade, obra esta que desapareceu. Sem dúvida, sua obra mais famosa é aquela que ilustra o verbete, retrato do Imperador Francisco I, que se acha no Louvre.

• Opinião

Achei interessante sua maneira de pintar,e achei curioso o fato dele ter sido reconhecido por seus talentos depois de anos e gostar bastante de pintar retratos.

J. Matheus disse...

Leonardo da Vinci

Leonardo di ser Piero da Vinci foi um polímata italiano. Uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta, músico, engenheiro, inventor, geologista, bonatista e escritor.
É ainda conhecido como o precursor da aviação e da balística. Leonardo frequentemente foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção. É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos, e como possivelmente a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido. Segundo a historiadora de arte Helen Gardner, "a profundidade e o alcance de seus interesses não tiveram precedentes e sua mente e personalidade parecem sobre-humanos para nós, e o homem em si que parece ser misterioso e distante".
Nascido como filho ilegítimo de um notário, Piero da Vinci, e de uma camponesa, Caterina, em Vinci, na região da Florença. Leonardo foi educado no ateliê do renomado pintor florentino, Verrocchio. Passou a maior parte do início de sua vida profissional a serviço de Ludovico Sforza (Ludovico il Moro), em Milão; trabalhou posteriormente em Roma, Bolonha e Veneza, e passou seus últimos dias na França, numa casa que lhe foi presenteada pelo rei Francisco I.
Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior gênio da história, devido a sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade, além de suas obras polêmicas. Num estudo realizado em 1926 seu QI foi estimado em cerca de 180.

Obras importantes: A Última Ceia (1495 - 1592) e Mona Lisa ou La Gioconda (1503 - 1507).

Comentários finais: Leonardo da Vinci é, para mim, a tartaruga-ninja do Renascentismo mais inteligente, pois além de suas obras de artes, como telas e esculturas, ele fez muitos rascunhos de coisas que usamos até hoje no nosso dia-a-dia. Suas invenções poderiam mudar o renascimento se eles tivessem tecnologia suficiente para construir suas engenhocas.

Nome: Joubert Matheus Garcia Novaes 13 1ºB

Anônimo disse...


* Giovanni Andrea Ansaldo foi um pintor italiano que trabalhou principalmente em Gênova.
Ele nasceu em Voltri, então parte de Gênova, filho de um mercador. Ele estudou com Orazio Cambiaso e possivelmente colaborou com Bernardo Strozzi. Dois de seus mais importantes alunos foram Giuseppe Badaracco e Bartolomeo Bassi.
*Principais Obras:Cúpula Basilica della Santissima Annunziata del Vastato.

Marcela Ramalho n°23 1ºB

Anônimo disse...

Antonello da Messina

*Foi um dos melhores pintores do Renascimento italiano,nativo da Sicilia, Antonello da Messina é considerado um dos introductores das técnicas pictóricas de óleo na Itália.

*Principais obras do artistaAuto-retrato (1473)
A Anunciação (1474)
A Crucificação (1474)
A Virgem da Anunciação (1475)
São Sebastião (1476)
Retábulo de São Casiano(1476)

OPINIÃO: achei muito interresante por ele ter sido consideradodos introductores das técnicas pictóricas de óleo na Itália,ele vinha de uma familia de artesãos e desde de criança teve contato com as artes e se apaixonou pela pintura.

GABRIELA G. PAIXAO N°13 1ªA

Paula Luiza disse...

DONATELLO
Donato di Niccoló di Betto Bardi, chamado Donatello, nasceu em Florença no ano de 1386, filho de Niccolo di Betto Bardi, tecelao de lã.Irrequieto e com uma família modesta, seu pai tinha uma vida tumultuada, tendo participado primeiro da revolta dos Ciompi em 1378, e em outra revolta posterior, processado, teria sido condenado à morte se não houvesse um perdão geral. O filho era muito diferente do pai. Segundo Vasari, Donatello foi educado primeiro na casa de Roberto Martelli, e de 1402 a 1404 esteve em Roma com Brunelleschi estudando os clássicos. De 1404 a 1407, foi ajudante de Lorenzo Ghiberti na porta norte do Battistero. Em 1408, trabalhou na obra do Duomo de Florença, para o qual executou uma estátua de Davi em mármore, com uma coroa de amaranto e membros alongados, num estilo gótico tardio, mas apoiada numa perna só ao qual corresponde uma torção do busto, e as mãos realistas, mostrando um estudo acurado da anatomia humana. Em 1416, a estátua foi transportada para o Palazzo Vecchio.
PRINCIPAIS OBRAS: "São Marcos", "Tabernáculo de São Jorge", "Profetas", "O Banquete de Herodes", "Davi", "Gattamelata", "Maria Madalena", "Judite e Holofernes".
COMANTARIO PESSOAL: Donatello, foi um Homem muito esforcado desde pequeno, mesmo seu pai nao sendo um bom exemplo, e graças a esse esforço se Torno um grande grande escultor.
ALUNA: Paula Luiza Lucena nº 30

Anônimo disse...

Fra Angelico
Pintor italiano, Giovanni da Fiesole, dito também fra Giovanni, nasceu em Vicchio, aldeia de Mugello, em 1387. Seu nome verdadeiro pode ter sido Guido ou Guidolino "da Pietro"
suas obras principais são: "Retábulo da Madona", em Perugia; a "Coroação da Virgem cercada por anjos músicos" (Louvre, Paris.

Opinião: a parte do gosto preciosista dele, delicado do gótico internacional, enriquece com o interesse pela perspectiva característico da época e é o que da vida as obras, todas são super interessantes porém exaltam beleza.
Aluna: Ândrea de Bona Oliveira
1°"A" n°01

Anônimo disse...

Miguel Ângelo di Lodovico Buonarroti Simoni, nasceu na cidade de Capresse, Itália, no dia 6 de março de 1475. Porém, o artista passou parte de sua infância e
adolecencia em florença

principais obras de Michelangelo:

- Afrescos do teto da Capela Sistina

- A criação de Adão

- Julgamento Final

- Martírio de São Pedro

- Conversão de São Paulo

- Cúpula da Basílica de São Pedro

- Esculturas: Davi, Leda, Moisés e Pietá

- Retratos da família Médici

- Livro de poesias: Coletânea de Rimas

- A Madona dos degraus (relevo)

Opniao:gostei da madona dos degraus e uma obra interessante A obra "Madonna of the Steps" (Madona dos Degraus) foi elaborada entre 1491 e 1492, durante o período no qual Michelangelo era aprendiz do escultor florentino Bertoldo Giovanni (1420-1491), no Palácio Médici.

Nome:Matheus Poubel Roncholeta N:25 1:A

Anônimo disse...

Nome Giovane Rodrigues N41 1°B
Link da imagem http://www.google.com.br/imgres?um=1&hl=pt-BR&sa=X&tbo=d&biw=1360&bih=667&tbm=isch&tbnid=B3mitiYZz1VNgM:&imgrefurl=http://www.biografia.inf.br/garcia-lorca-poeta-dramaturgo.html&docid=gc1LP3xOQDb3iM&imgurl=http://www.biografia.inf.br/wp-content/uploads/2008/06/arte-pintura-picasso-espanha-guernica-011.jpg&w=800&h=464&ei=3Rm1UJfcOcHkygHm4YGADw&zoom=1&iact=rc&dur=255&sig=111575735744547023846&page=1&tbnh=130&tbnw=222&start=0&ndsp=24&ved=1t:429,r:8,s:0,i:106&tx=170&ty=37
A pintura foi feita com o uso das cores preto e branco - algo que demonstrava o sentimento de repúdio do artista ao bombardeio da pequena cidade espanhola. Claramente em estilo cubista, Picasso retrata pessoas, animais e edifícios nascidos pelo intenso bombardeio da força aérea alemã (Luftwaffe), já sob o controle de Hitler, aliado de Francisco Franco.
Morando em Paris, o artista soube dos fatos desumanos e brutais através de jornais - e daí supõe-se tenha saído a inspiração para a retratação monocromática do fato.
Sua composição retrata as figuras ao estilo dos frisos dos templos gregos, através de um enquadramento triangular das mesmas. O posicionamento diagonal da cabeça feminina, olhando para a esquerda, remete o observador a dirigir também seu olhar da direita para a esquerda, até o lampião trazido ainda aceso sobre um braço decepado e, finalmente, à representação de uma bomba explodindo.
Esse quadro foi feito também com o objetivo de passar para os que vissem, o que ele estava sentindo, um vazio por dentro de si, um conflito, uma guerra consigo mesmo buscando resposta para sua vida amorosa , e toda vez que ele via o quadro, pensava consigo mesmo, será que o meu problema é maior que essa guerra, ou tem mais importância para os outros, e naquele momento ele conseguia esquecer. O que para nós demonstra uma grande preocupação por parte do autor do mesmo.

Anônimo disse...

Nome:Giovane Rodrigues N41 1°B
Link Da imagem:http://www.biografia.inf.br/wp-content/uploads/2008/06/arte-pintura-picasso-espanha-guernica-011.jpg

A pintura foi feita com o uso das cores preto e branco - algo que demonstrava o sentimento de repúdio do artista ao bombardeio da pequena cidade espanhola. Claramente em estilo cubista, Picasso retrata pessoas, animais e edifícios nascidos pelo intenso bombardeio da força aérea alemã (Luftwaffe), já sob o controle de Hitler, aliado de Francisco Franco.
Morando em Paris, o artista soube dos fatos desumanos e brutais através de jornais - e daí supõe-se tenha saído a inspiração para a retratação monocromática do fato.
Sua composição retrata as figuras ao estilo dos frisos dos templos gregos, através de um enquadramento triangular das mesmas. O posicionamento diagonal da cabeça feminina, olhando para a esquerda, remete o observador a dirigir também seu olhar da direita para a esquerda, até o lampião trazido ainda aceso sobre um braço decepado e, finalmente, à representação de uma bomba explodindo.
Esse quadro foi feito também com o objetivo de passar para os que vissem, o que ele estava sentindo, um vazio por dentro de si, um conflito, uma guerra consigo mesmo buscando resposta para sua vida amorosa , e toda vez que ele via o quadro, pensava consigo mesmo, será que o meu problema é maior que essa guerra, ou tem mais importância para os outros, e naquele momento ele conseguia esquecer. O que para nós demonstra uma grande preocupação por parte do autor do mesmo.

Stela disse...

Polidoro Caldara (1495-1543)

Polidoro Caldara mais conhecido como Polidoro de Caravaggio foi um pintor da Renascença, ele foi pupilo de Rafael muito conhecido por suas fachadas romanas. Enquanto trabalhava como ajudante carregando materiais para os construtores do Vaticano, ficou amigo de muitos artistas, ele começou a pintar e atraiu a atenção de Maturino da Firenze um dos assistentes de Rafael, assim Polidoro começou a freqüentar bastante o estúdio de Rafael e ajudar na decoração do Vaticano. Ele e Maturino se estabeleceram como decoradores de fachadas dos palácios romanos, depois de uma época Maturino foi morto e Polidoro foi para Nápoles e depois Messina, onde se estabeleceu com alto sucesso. Ele estava preparando seu retorno para Roma, quando foi morto por seu assistente em 1543.Suas principais obras são Cruxificação, pintada em Messina e A Deposição de Cristo (1527) e Cristo Carregando a Cruz (1530-34),estas obras são encontradas no Museu de Capodimonte, em Nápoles na Itália.
Comentário pessoal: Polidoro Caldara foi um homem muito inspirado em suas obras, sempre trabalhou e se esforçava em suas obras. Ele foi muito esperto em virar amigo de vários artistas assim proporcionando a ele mais oportunidades para as pessoas conhecerem suas obras como de fato ocorreu.

Aluna: Stela Cardozo Orlandini N°33 1°ano "B"

Anônimo disse...

leonardo da vinci

Leonardo di Ser Piero da Vinci foi um renascentista italiano polímata: pintor, escultor, arquiteto, músico, cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, geólogo, cartógrafo, botânico e escritor:
Nascido: 15 de abril de 1452, Vinci
Morte: 02 de maio de 1519, Amboise
Enterrado: Château d'Amboise
Pais: Caterina da Vinci, Piero da Vinci
Irmãos: Bartolomeo da Vinci.

principais obras:


- São Jerónimo no deserto (1480)

- A Adoração dos Magos (1481)

- Virgem das Rochas (1483-1486)

- Dama com Arminho (1488)

- Retrato de Mulher de Perfil (1493 -1495)

- Madona Litta (1490)

- Retrato de um Músico (1490)

- La Belle Ferronnière (1490 - 1495)

- A Última Ceia (1495 - 1498)

- Sala delle Asse (1498 - 1499)

- A Virgem, o Menino, Sant'Ana e São João Batista (1499 - 1500)

- Virgem do Fuso (Madona Tecelã) (1501)

- Virgem do Fuso (1501)

- Mona Lisa ou La Gioconda (1503 - 1507)


opnião:gostei da ultima ceia é uma obra interessante.

nome:fabiana santos N° 12 1°A

Anônimo disse...

Donatello

Escultor italiano, Donatto di Nicola di Betto Bardi, dito Donatello, nasceu em Florença, em 1382-1383, onde morreu, em 1468. Foi o mais importante escultor florentino do século XV e um dos maiores mestres do Renascimento italiano.

Filho de Nicolo di Betto Bardi, um tecelão, Donatello foi educado na casa da família Martelli. Teria recebido sua primeira formação em uma oficina de ourivesaria, passando a trabalhar, logo depois, como assistente do escultor e fundidor Lorenzo Ghiberti (1738-1455) nas portas de bronze do batistério de Florença.
Manteve um ateliê com Michelozzo di Bartolommeo (ou Michelozzo Michelozzi), inicialmente aprendiz de Donatello, onde executou para o Or San Michele a estátua de bronze de "São Luís" e o tabernáculo de mármore, concluído por volta de 1423. Colaborou com Michelozzo nos túmulos de Baldassare Cossa (Antipapa João 23) e do cardeal Rainaldo Brancacci, na igreja de Sant'Angelo a Nilo, em Nápoles. Esculpiu também sete estatuetas de bronze para a pia batismal da igreja de San Giovanni em Siena.

Suas principais obras:
São Marcos
Banquete de Heródes
Profetas
Maria madalena

A ESCULTURA DE SÃO MARCOS tem varias características como o leão, que fazem as pessoas lembrar-se da força que o evangelista teve, assim deixando uma imagem de força, grandiosidade e o lado humano e divino ando juntos, mas deixando mais marcante da imagem humana...
Aluna: Gabriela Labiak Crastechini
n°:03
1°b

Anônimo disse...

URL:http://en.wikipedia.org/wiki/Santa_Fina_Chapel

Artista: Benedetto da Maiano

foi um escultor da Itália.Nascido em uma família de escultores, foi muito influenciado por Antonio Rossellino.Influenciado possivelmente pelas pinturas de Domenico Ghirlandaio. Na mesma época criou um púlpito com vários painéis em baixo-relevo para a Basílica da Santa Cruz em Florença. Sua obra não é especialmente original, mas revela um grande bom gosto e uma habilidade técnica virtuosística

Obras importantes:
Relicário de São Savino (1468–72)
Altar de Santa Fina (1470-75)


Opiniao. foi um escultor em que suas obras foram criadas para homenagiar a cidade de florenca. Onde a populacao local o contratou para ele realizar uma honrosa homenagem.

Karina nº21 1ºC

Anônimo disse...

Kauany Pyerah Rosa Masteck - 1° ano C - Nº 39
Artista: Sandro Botticelli (Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi)
Nascido em Florença, 1° de março de 1445 – falecido em 17 de maio de 1510 foi um célebre pintor italiano no qual era da escola Florentina do Renascimento, filho de um curtidor de peles, e no alto de sua adolescência trabalhou em uma ofinia de Fillipo Lippi, pelo qual também foi aprendiz, e ajudou nas decorações da Catedral de Prata. (Igualmente receptivo às aquisições do introduzidas por Masaccio na pintura do Quatrocento e às tendências do Gótico tardio).
Estudava esculturas antigas, no qual se focava em traços, detalhes, e decorações, cores estavam presentes em suas obras, ainda foi um dos pintores mais disputados de seu tempo, era exepcional pelo seu talento.
Obras: Boticelli (seu própio auto retrato) http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/56/Botticelli.jpg
O inferno de Dante http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/10/Inf._18_Sandro_Botticelli.jpg
Vou falar sobre a sua obra A primavera: conhecida também como Alegoria da Primavera é um quadro, que foi utilizada a técnica de têmpera sobre madeira, estimasse que foi criada no ano de 1482 e no ano de 2009 foi reconhecida como um dos quadros mais populares na arte ocidental pela revista “Cultura e Valores” .
A arte não é muito conhecida mais parece ter sido encomendada sob pedido da família Medici (É provável que Botticelli se tenha inspirado nas odes de Poliziano para realizar esta obra!). Outra teoria sugere que Lorenzo encomendou o retrato para celebrar o nascimento de seu sobrinho, Giulio di Giuliano de Medici (que um dia se tornaria Papa), mas mudou de ideia após o assassinato do pai.
Detalhes sobre a obra: A pintura apresenta seis figuras femininas e duas masculinas, juntamente com um anjo de olhos vendados, numa plantação de laranjas
Foto da obra (A primavera): http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3c/Botticelli-primavera.jpg
(Altura: 378 cm. Largura: 258 cm. Segundo o Wikipedia)

Anônimo disse...

Kauany Pyerah Rosa Masteck - 1° ano C - Nº 39

Artista: Sandro Botticelli (Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi)

Nascido em Florença, 1° de março de 1445 – falecido em 17 de maio de 1510 foi um célebre pintor italiano no qual era da escola Florentina do Renascimento, filho de um curtidor de peles, e no alto de sua adolescência trabalhou em uma ofinia de Fillipo Lippi, pelo qual também foi aprendiz, e ajudou nas decorações da Catedral de Prata. (Igualmente receptivo às aquisições do introduzidas por Masaccio na pintura do Quatrocento e às tendências do Gótico tardio).

Estudava esculturas antigas, no qual se focava em traços, detalhes, e decorações, cores estavam presentes em suas obras, ainda foi um dos pintores mais disputados de seu tempo, era exepcional pelo seu talento.

Obras: Boticelli (seu própio auto retrato)
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/56/Botticelli.jpg

O inferno de Dante
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/10/Inf._18_Sandro_Botticelli.jpg

Vou falar sobre a sua obra A primavera: conhecida também como Alegoria da Primavera é um quadro, que foi utilizada a técnica de têmpera sobre madeira, estimasse que foi criada no ano de 1482 e no ano de 2009 foi reconhecida como um dos quadros mais populares na arte ocidental pela revista “Cultura e Valores” .

A arte não é muito conhecida mais parece ter sido encomendada sob pedido da família Medici (É provável que Botticelli se tenha inspirado nas odes de Poliziano para realizar esta obra!). Outra teoria sugere que Lorenzo encomendou o retrato para celebrar o nascimento de seu sobrinho, Giulio di Giuliano de Medici (que um dia se tornaria Papa), mas mudou de ideia após o assassinato do pai.


Detalhes sobre a obra: A pintura apresenta seis figuras femininas e duas masculinas, juntamente com um anjo de olhos vendados, numa plantação de laranjas.

Foto da obra (A primavera): http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3c/Botticelli-primavera.jpg
(Altura: 378 cm. Largura: 258 cm. Segundo o Wikipedia)

Anônimo disse...

NOME:TINTORETTO
Quem foi:
Tintoretto foi um importante pintor da fase final do Renascimento Italiano (segunda metade do século XVI). Foi um dos grandes representantes da escola veneziana de pintura renascentista. É considerado também um dos precursores do Barroco.

Nascimento

Tintoretto nasceu na cidade de Veneza (Itália) em 29 de setembro de 1518.

Morte

Tintoretto morreu na cidade de Veneza (Itália) em 31 de maio de 1594.

Principais realizações

- Fez várias pinturas no palácio do Duque de Veneza.

- Pintou o teto e paredes da Escola de São Marcos

- Decorou a escola da Igreja de São Roque

Principais obras

- São Marcos libertando o escravo (1548)
- O Lavatório (1550)
- Vênus, Vulcano e Marte (1555)
opinao: EU achei muito interessante a historia dele,gostei muito das obras dele muito importante todos saberem quem foi tintoretto.
NOME: luana ulian nº23 SERIE 1º C

Anônimo disse...

Artista:Rafael Sanzio
Quem ele é:Rafael Sanzio foi um importante artista plástico italiano da época do Renascimento Cultural. Nasceu na cidade de Urbino em 6 de abril de 1483 e morreu na cidade de Roma no dia 6 de abril de 1520. Destacou-se principalmente nas áreas da pintura e arquitetura. Sua arte foi reconhecida graças a suavidade e perfeição de suas obras.
Obras importantes:O Casamento da Virgem,A Coroação da Virgem,Visão de um Cavaleiro
opiniao:foi um pintor muito importante do renascimento,suas muitas obras são conhecidas mundialmente e seria bom que todos soubessem das obras dele
Nome:pedro rafael nº: 36 1º C

Anônimo disse...

Artista:Nicola Pisano

Quem ele é: (c. 1220 — 1278) foi escultor italiano.
Seu trabalho é particularmente notável por seu estilo romano clássico. Pisano é considerado por muitos como o criador da escultura moderna.
Provavelmente, foi treinado nos ateliês mantidos por Frederico II, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico

Obras importantes: * Entalhes em alto-relevo do púlpito do Batistério de Pisa (1260);
* Púlpito de mármore da Catedral de Siena (1265 — 68);
* Fonte Maggiore, em Perugia (1278).

Sua opinião sobre o trabalho deste artista:o trabalho dele é muito importe por que realça a beleza em igrejas e templos religiosos
Nome:Vinicius Rafael Ribeiro nº: 29 1ºC

Nicola Pisano

Anônimo disse...

Quem foi

Rafael Sanzio foi um importante artista plástico italiano da época do Renascimento Cultural. Nasceu na cidade de Urbino em 6 de abril de 1483 e morreu na cidade de Roma no dia 6 de abril de 1520. Destacou-se principalmente nas áreas da pintura e arquitetura. Sua arte foi reconhecida graças a suavidade e perfeição de suas obras.

Biografia

- Aos seis anos de idade, o pai de Rafael o levou para ser aprendiz no estúdio de Pietro Perugino (importante pintor italiano).

- Em 1501 termina sua primeira obra, um altar para a Igreja de San Nicola da Tolentino.

- Em 1504, Rafael pinta sua principal obra de sua primeira fase artística: O Casamento da Virgem.

- Foi morar na cidade de Siena no ano de 1504. Logo após, foi morar na cidade de Florença, onde passou quatro anos.

- Em Florença, recebeu grande influência artística de Fra Bartolomeu e Leonardo da Vinci.

- Em 1508, o papa Júlio II contratou os serviços artísticos de Rafael para que fizesse a decoração dos apartamentos do papa no Vaticano.

- Em 1515, tornou-se arquiteto oficial do Vaticano. Assumiu a responsabilidade pela continuação das obras na Basílica de São Pedro. Neste mesmo ano foi designado para supervisionar as pesquisas arqueológicas que ocorriam na cidade de Roma.

- Entre 1513 e 1517, trabalhou para o papa Leão X. Nesta época produziu muitos retratos, desenhos de tapeçaria, cenografias e decorações sacras.

- Rafael morreu com 37 anos de idade, no ano de 1520. Relatos da época indicam que o pintor estava com uma grave febre.

Principais obras de Rafael:

- Bandeira de procissão com a Santíssima Trindade
- Ressureição de Cristo
- Deus Pai
- Abençoada Virgem Maria
- Anjo
- A Virgem com o Menino
- São Sebastião.
minha opiniao: gostei muito da obra deus pai, achei interessante eu acho que ele é um bom artista.
NOME: Adriano dos santos nº35 serie 1º c

Anônimo disse...

Artista:fra angelico

Quem ele é: Fra Angelico, (Vicchio di Mugello, 1387 — Roma, 18 de Fevereiro de 1455) foi um pintor italiano, considerado o artista mais importante da península na época do Gótico Tardio ao início do Renascimento.
É também chamado Beato Angelico, fra Giovanni ou fra Giovanni da Fiesole (fra é italiano para frei) por ter ingressado no convento dominicano de Fiesole, em 1407. Guido di Pietro, ou Guidolino "da Pietro" (i.e., filho de Pietro), porém, foi seu nome de batismo.

Obras importantes:Perugia Triptych: The Virgin from the Annunciation. 1437. Tempera on panel. Galleria Nazionale dell'Umbria, Perugia, Italy.
Madonna and Child. After 1433. Tempera on panel. 100 x 60 cm. Pinacote.Ao ingressar no convento já tinha recebido treinamento artístico. Entre 1409 e 1418 foi exilado, com o resto da comunidade, por se oporem ao Papa Alexandre V. Em 1436 ele e a comunidade se deslocaram para o convento de São Marcos, em Florença, onde começou a pintar as paredes. Em 1447 e 1448 esteve em Roma, e de novo em 1452, .

Sua opinião sobre o trabalho deste artista:eu goste muito é um trabalho interesante, ele pinta obras religiosas, e varias outras
Nome:____gabriel henrique de aquino andrade___________ nº: 38______ 1º___C

Anônimo disse...

GIOTTO DI BONDONE

Quem foi:

Giotto di Bondone foi um importante pintor e arquiteto italiano do período do Renascimento Cultural. Nasceu em 1266 na cidade de Colle Vespignano (região da Toscana) e faleceu na mesma cidade em 1337.

Precursor do Renascimento

Discípulo do grande mestre Cinni di Pepo (também conhecido como Cimabue), Giotto é considerado por estudiosos de história da arte como o grande inovador, pois introduziu a perspectiva na pintura. Foi também um artista que fez a ligação entre a arte medieval e a renascentista, logo, também é considerado um dos precursores do Renascimento.

Principais obras de Giotto:

- Afrescos da Capela Degli Strovegni
- Vida de São Francisco
- A Santa Cruz de Florença
- Vida de São João Batista
- O beijo de Judas
MINHA OPINIAO: GIOTTO FOI MUITO IMPORANTE NA HISTORIA DO RENASCIMENTO ELE CONSEGUIU SE TORNAR UM GRANDE INOVADOR,ACHEI AS OBRAS DELE MUITO IMPORTANTE.
NOME: Jaqueline evilyn nº33 serie 1ºC

Anônimo disse...

Francisco de Holanda
Nasceu em 1517 - 1585, foi humanista e pintor português.
Considerado um dos mais importantes vultos do renascimento em Portugal, também foi ensaísta, arquitecto e historiador.
Francisco de Holanda começou a sua carreira como iluminurista, na sequência daquela que era já a carreira de seu pai, António d'Holanda, iluminador régio.
Estudou na Itália entre 1538 e 1547, época em que frequentou o grupo de Vitória Colonna, personagem notável do renascimento italiano, o que lhe proporcionou o convívio com grandes artistas do seu tempo, como Parmigianino, Giambologna e, principalmente Miguel Ângelo, que nele despertou o fervor pelo classicismo.
É autor, entre outros, das seguintes obras:
Da Pintura Antiga (Lisboa, 1548)
Da fábrica que falece a cidade de Lisboa (Lisboa, 1571)
Opinião: Achei interessante que ele foi um dos mais importantes vultos do renascimento em Portugal, e que nao foi só pintor, foi Ensaísta, Arquitecto e Historiador.
Nome: Gustavo Araujo nº:08 1ºB

Anônimo disse...

Artista: Giovanni Santi
Quem ele é:(Colbordolo, c. 1435 - Urbino, 1494) foi um pintor e poeta do Renascimento italiano, autor de uma famosa crônica em verso sobre sua cidade natal, dedicada também aos feitos de Federico da Montefeltro. Foi pai de Rafael.
Discípulo de Piero della Francesca, Giovanni foi fortemente influenciado pela estética de Fiorenzo di Lorenzo. É provável que também tenha sido amigo e colaborador de Melozzo da Forlì, destacado mestre na região da Emília-Romanha.
Pintor da corte de Urbino, Giovanni executou principalmente obras de temática religiosa. Conservam-se hoje alguns retábulos de sua autoria, dois dos quais na Alte Nationalgalerie de Berlim. Pintou também algumas madonas, conservadas em museus e igrejas da Itália e na National Gallery de Londres, além de uma Anunciação na Pinacoteca di Brera, um Cristo Ressuscitado no Museu de Belas Artes de Budapeste, entre outras.
No campo da poesia, escreveu uma famosa crônica em verso em homenagem a sua cidade natal e a seu protetor, Federico da Montefeltro, o duque de Urbino, seguindo-se de um discurso sobre a pintura italiana e flamenga do final do século XV, citando os 27 pintores mais representativos de seu tempo.
Obras importantes: Cristo ressuscitado :http://2.bp.blogspot.com/-x2x0Q5emfAs/UJGugNB4z5I/AAAAAAAAIDA/HGl_CeWFE2M/s1600/Giovanni+Santi.jpg , Rafael Sanzio : http://3.bp.blogspot.com/-va9GNw84OV0/TZylXNmW_7I/AAAAAAAACMY/YA8GZVbdE_c/s1600/arte-pintura-italia-rafael-sanzio-auto-retrato.jpg
Sua opinião sobre o trabalho deste artista: Gostei das pinturas dele, das tolanidades e dos sombriados, tem alguns erros de porporção com o corpo, mais adorei o grande trabalho dessa epoca
Nome:Thays de Melo nº: 34 1ºB

Anônimo disse...

David Kandel

Nascido em 1520, na cidade de Estrasburgo na Alemanha, uma de suas principais qualidades foi a preocupação com os elementos do mundo natural e sua compreensão. David Kandel foi um dos mais talentosos, e por isso mesmo dos mais conhecidos, artistas gravadores do Renascimento.

David fazia Xilogravuras, e uma das suas principais obras foram as 550 Gravuras botânicas para a obra “Kreuterbuch”, que se torna um marco na sua área.
Outra obra é seu famoso “woodcut”, denominado Rinoceronte, especialmente elaborado para a obra de Sebastian Munster em conjunto com uma série de mapas e ilustrações.
Opinião: talentoso como outros da época, e o fato que chama a atenção são suas habilidades para gravuras e ilustrações botânicas.

Marcos Vinicius N° 24 1°B

Anônimo disse...

Artista: Filippo Brunelleschi
Quem ele é: Foi um arquitecto e escultor renascentista. Começou a vida como ourives e foi, posteriormente, um arquitecto, o pioneiro desta arte na Renascença. Entrou para a história ao concluir a Santa Maria del Fiore, em Florença, uma das primeiras catedrais em estilo renascentista.
Obras importantes: Hospital dos Inocentes e Palácio Pitti.
Sua opinião sobre o trabalho deste artista: Filippo tem obras bem interesantes, redescobriu os principios da perspectiva linear, foi muito importante na arctetura renascentista.
Nome: Giovanna nº: 07 1ºB

Claudia Lobato disse...

corrigido!