quarta-feira, 11 de setembro de 2013

1 ABCD - CEPPAT - Igrejas Medievais

Olá,
Para finalizar nossos estudos sobre a Arte na Idade Média, uma atividade sobre as Igrejas deste período. Pesquise uma Igreja Bizantina ou uma Igreja Gótica, localize as informações e responda em comentários.

URL (endereço completo dos sites de pesquisa):
Nome da Igreja:
Localização (cidade, país):
Descrição da igreja: (listar as características da igreja estudadas)
Comentário pessoal: (o que você achou da arquitetura e decoração)
Nome, nº e turma

Atividade deve ser respondida até 20/09/2013

42 comentários:

Anônimo disse...

http://www.vigoenfotos.com/paris/imagenes/paris/notre_dame//g_vigoenfotos_3404p.jpg

Igreja de Notre Dame

Localizada: em Paris, França

Descrição: é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico, possui naves mais altas, janelas maiores, consequentemente, possui mais luz. Tem 75 colunas, tres portais (penetrando na parede por uma sucessão de arcos em degraus ou arquivoltas, onde foram pintadas tres cenas biblicas), possui uma rosácea (rematada por uma galeria balaustrada de traçaria,), possui uma fileira de estatua de 3,5 metros de altura cada, representando 28 reis de juda e israel, possui tambem os pinaculos e as gargulas (na antiguidade acreditavam-se que as gargulas eram os guardioes da catedral e que durante a noite ganhavam vida, as mais famosas ficavam nas torres), existe quase 200 vitrais na Notre Dame, a grandiosidade dessa igreja é pelo fato que naquele tempo acreditava que quanto mais alto a igreja fosse, mais perto do céu estaria, por isso tudo se volta para o alto, projetando-se na direção do céu.

Comentario pessoal: é uma igreja muito linda, traz um estilo gótico, tem varias cenas da historia da biblia, possui estatuas nas colunas dentro da igreja e nos portais.

Nome: Yasmin Hungaro
nº:30
1°C

Anônimo disse...

Basilica di San Vitale) é o monumento mais famoso de Ravenna, Itália e um dos exemplos mais importantes de Arte Bizantina (e arquitetura) na Europa ocidental. A Basílica é uma das oito construções de Ravena consideradas Património Cultural da Humanidade pela UNESCO. É dedicada a São Vital de Milão.
A Basílica começou a ser construída em 525, sob ordem do bispo Eclésio, ainda no reinado do ostrogodo Teodorico o Grande e foi concluída por Maximiniano em 548, durante o Exarcado de Ravenna, já há sete anos sob domínio bizantino. Não se sabe quem foi o arquiteto da obra.
A igreja tem um plano octogonal. Combina elementos de arquitetura romana (cúpula, forma dos vãos das portas) com elementos Bizantinos (apse poligonal, capitais, tijolos estreitos). Contudo, a Basílica é mais famosa por sua riqueza de mosaicos bizantinos, os maiores e mais bem preservados fora de Constantinopla. A Basílica é de extrema importância para a arte bizantina, visto que é a única grande igreja do período do Imperador Justiniano que sobreviveu virtualmente intacta até hoje. (http://pt.wikipedia). http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:San_Vitale_Ravenna.jpg na minha opinião eu achei muito interessante 1°C n°18 Jhenifer

Anônimo disse...



http://www.ocw.unicamp.br/fileadmin/user_upload/cursos/au909/CDgeoHM/catedral.html

Catedral de Santa Sofia

Localizada:Istambul,Turquia

Descrição: A igreja foi construída por volta de 530 a. C . Pelo imperiador Justiniano para ser a maior catedral da época. Quase 900 anos depois ,quando derrotou o Império Romano e tomou a então Constantinopla, o Sultão Mehmet decidiu transformar o templo em mesquita. Sua estrutura desafiava todas as construções já feitas até então. Por essas características costuma-se dizer que a Basílica de Santa Sofia mudou a história da arquitetura.

Comentário pessoal: a igreja de Santa Sofia é muito linda ,por isso que é uma das construções mais impressionantes do mundo.

Nome: Graciely Berta nº:14 turma: 1ºA

Anônimo disse...

URL (endereço completo dos sites de pesquisa):http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=163


Nome da Igreja:Catedral de Lincoln

Localização (cidade, país):Lincolnshire, Inglaterra

Descrição da igreja: (listar as características da igreja estudadas);A arquitetura foi a principal expressão da Arte Gótica e propagou-se por diversas regiões da Europa, principalmente com as construções de imponentes igrejas. Apoiava-se nos princípios de um forte simbolismo teológico, fruto do mais puro pensamento escolástico: as paredes eram a base espiritual da Igreja, os pilares representavam os santos, e os arcos e os nervos eram o caminho para Deus. Além disso, nos vitrais pintados e decorados se ensinava ao povo, por meio da mágica luminosidade de suas cores, as histórias e relatos contidos nas Sagradas Escrituras.
Do ponto de vista material, a construção gótica, de modo geral, se diferenciou pela elevação e desmaterialização das paredes, assim como pela especial distribuição da luz no espaço. Tudo isso foi possível graças a duas das inovações arquitetônicas mais importantes desse período: o arco em ponta, responsável pela elevação vertical do edifício, e a abóbada cruzada, que veio permitir a cobertura de espaços quadrados, curvos ou irregulares. No entanto, ainda considera-se o arco de ogiva como a característica marcante deste estilo.

Comentário pessoal:Eu achei muito interessante a arquitetura da igreja é por ser também muito bonita.

Nome:Larissa Alves da Silva. nº20 e turma:1ºA

Anônimo disse...

URL:http://catedraismedievais.blogspot.com.br/
Nome da Igreja:Notre Dame
Localização: Em París
Descrição da igreja:“Deus escreve certo sobre linhas tortas”. É a única explicação para o despertar do interesse pelas catedrais góticas num século XIX já infectado pelos preconceitos positivistas.
Comentário pessoal: O arquiteto qe desenho ela foi muito inteligente em desenhar essa obra , uma igreja muito linda , imagino qe dentro dela seja muito bem estruturada.
Nome Eduarda Leticia Melo, nº07 e turma 1°A

Anônimo disse...

Url: http://viajeaqui.abril.com.br/estabelecimentos/espanha-barcelona-atracao-la-sagrada-familia

Nome:Igreja da Sagrada Família.
Localização:Barcelona, Espanha.
Descrição da igreja:Quando as obras se encerrarem, a Sagrada Família, terá dezoito torres: doze campanários representando os apóstolos, quatro homenageando os evangelistas, um para a Virgem Maria e a mais alta de toda consagrada a Jesus Cristo. Quando terminada, será a mais alta igreja católica do mundo. As três fachadas (Natividade, Paixão e Glória) receberam adornos com fortes relações à natureza, ao povo e à cultura catalães, assim como seu cavernoso e aerado interior gótico moderno.
Comentário pessoal:Arquitetura interessante, principalmente por parecer apresentar algumas características modernistas.
Nome: Ruan Vitor Barreto Lourenço
N°35 Turma: 1°C

Anônimo disse...

URL:http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Col%C3%B4nia
http://3.bp.blogspot.com/-Ho_j9kdKjJo/Tt4KsiWYwUI/AAAAAAAAK0w/cK_2-jk3v5o/s1600/catedral-colonia-alemanha.jpg

Nome da Igreja:Catedral de Colônia

Localização:Colônia,Alemanha

Descrição da igreja:A Catedral de Colônia possui duas torres com 157 metros de altura,seu interior tem aproximadamente 45 metros de largura e 144 de comprimento,, a Catedral de Colônia abriga as relíquias dos três Reis Magos, mandadas trazer de Milão pelo Imperador Barba-Ruiva, antes da construção da igreja,Os pilares do coro abrigam as estátuas dos apóstolos, consideradas as mais importantes esculturas do século XIV,Os coloridos vitrais medievais e a disposição das colunas, além de serem admirados pela beleza, possuem um significado bem mais profundo: a desmaterialização da pedra e da luz - proporcionada pela arquitetura e composição da Catedral de Colônia -, que pode ser interpretada como uma reprodução da Catedral do Céu,possui ogivas e abóbadas em arco e a planta tem o formato de cruzlatna.

Comentário pessoal:Achei interessante e lindo,penso como deve ser demorado para fazer uma construção dessa,ja que na época não tinha a mesma tecnologia que se tem hoje.A igreja é bem diferente se for vista de frente,lado,de tras ou até de cima.Eu gostaria de conhecer uma igreja assim.

Nome:Brenda Ayumi Tsukamoto nº02 turma:1°C

Anônimo disse...

URL(http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Barcelona
Nome da Igreja: Catedral de Barcelona
Localização (cidade, país): Barcelona, em Espanha
Descrição da igreja: A catedral, em estilo gótico, foi construída do século XIII ao XV sobre a antiga catedral românica. Esta, por sua vez, foi edificada sobre uma igreja da época visigoda. A esta, precedeu uma basílica paleocristã, cujos restos podem ser vistos no subsolo, no Museu de História da Cidade. A fachada de estilo neogótico, entretanto, é muito mais moderna (século XIX).
Comentário pessoal: Gostei muito das igrejas góticas, pois elas tem um tema sombrio, lembrando muito filmes, histórias de terror. E me surpriendi com a perfeição da construção feita a tantos anos atrás.
Nome: William Soares da Silva, nº33 e turma: 1ºA

Anônimo disse...

URL (http://www.triptv.com.br/Lugar-religioso+7-info/Basilica-di-Santa-Maria-del-Popolo+u1MgRT ..... http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Maria_del_Popolo)

Nome da Igreja: Santa Maria Del PoPolo

Localização: (situada na Piazza del Popolo em Roma, Itália. )

Descrição da igreja: (É uma das mais antigas igrejas romanas.A Igreja de Santa Maria del Popolo foi erigida no século XI no local onde Nero morreu e foi sepultado, e sua alma danada, segundo a lenda medieval, habitaria o tronco de uma nogueira ali plantada. A árvore foi mandada derrubar em 1099 por ordem do papa Pascoal II: foi queimada e as cinzas jogadas no rio Tibre. O papa mandou construir uma capela dedicada à Virgem Maria naquele local. Gregório IX (papa de 1227 a 1241) mandou em 1227 substituir a capela pela atual igreja para o povo - popolo.
Reconstruida durante papado de Sisto IV (pontificado de 1471 a 1484) por Baccio Pontelli e Andrea Bregno, entre 1472 e 1477, que lhe imprimiram aspecto maioritariamente renascentista. Em 1505, Bramante acrescentou o coro para os monges da Ordem à qual pertencia Martinho Lutero, que provavelmente esteve aqui hospedado quando veio a Roma em 1512. Entre 1655 e 1660, o Papa Alexandre VII decidiu restaurá-la, dando-lhe um aspecto brioso; para isso encarregou Gian Lorenzo Bernini, que lhe imprimiu uma expressão barroca que permanece.Foi concebida como basílica com colunas, nave central e duas naves laterais, em plano cruciforme com capelas laterais. A igreja tem uma fachada simples, em mármore travertino e é um exemplar excelente da arquitetura do início do Renascimento em Roma. Famosa sobretudo por suas maravilhosas capelas, que as famílias romanas importantes mandaram adornar a suas custas. A cúpula octogonal é provavelmente a mais velha de Roma.
Há obras artísticas de grande relevo: de Caravaggio, a Conversão de São Paulo e a Crucificação de São Pedro, bem como vários afrescos de Pinturicchio, A Assunção de Annibale Carracci. Arquitectonicamente, está patente a marca de Rafael e de Bramante, e algumas esculturas de Andrea Bregno e de Gian Lorenzo Bernini, como o magnífico órgão sobre dois anjos em bronze.)

Comentário pessoal: (É encantador, os desenhos, as obras, a cada canto uma nova historia um olhar diferente, o meu sonho é um dia conhecela pessualmente, ela é linda, e sua historia é gostosa de se aprofundar, tem participacao no filme ''Anjos e Demonios", é isso säo os detalhes que fazem a diferensa!)

Nome: Stefani Parra Zavilenski nº28 e turma 1ºA

Anônimo disse...

URL:http://www.infopedia.pt/$igreja-de-santa-sofia-istambul;jsessionid=EL+3d2fq4gsff1t+7bQs1Q__

Nome da igreja: Santa sofia

Localizada: Istambul, Turquia.

Descrição: O templo, formado por um conjunto de volumes simples e rigorosos que, em solução piramidal, culminam numa vasta cúpula central, domina a paisagem urbana, coroando a silhueta do centro antigo. A entrada, localizada no lado poente é precedida por um nártex porticado.
Como se confirma em quase todos os edifícios bizantinos, à grande depuração da imagem e dos volumes exteriores contrapõem-se a densidade figurativa e a riqueza espacial do interior. A solução encontrada pelos arquitetos para organizar as várias unidades espaciais apresenta uma complexidade dos valores compositiva que responde a uma dupla vontade: se por um lado se preserva a tradicional organização axial longitudinal das primeiras basílicas cristãs, rematando numa abside semicircular, por outro, o vasto quadrilátero pontuado pela cúpula marca uma centralidade e uma axialidade que coroa a secção ascendente, vertical.
Outro aspeto inovador deste edifício são os quatro elementos (pendentes) triangulares que absorvem geometricamente a passagem da planta quadrada para o cilindro que sustenta a cúpula e que transmitem as descargas da cúpula a maciços pilares, através dos quatro amplos arcos.
No interior a sensação de peso desaparece, sob um requintado controle da luz, que desempenha um papel primordial na caracterização das formas e dos espaços, contribuindo para a unificação dos diferentes espaços numa solução plasticamente dinâmica baseada em dilatações e contrações. A própria cúpula, assente num tambor luminoso formado por uma série contínua de pequenas janelas, parece levitar sobre a nave. A vibração lumínica introduzida pelo revestimento dourado dos mosaicos e dos mármores polidos, em grande parte desaparecidos, devia ter acentuado mais ainda esta ilusão.Separando as várias naves, uma série de diafragmas compostos por pilares e arcos, formando nichos, permitia criar filtros semitransparentes entre as várias zonas do templo.
Quase todos os motivos ornamentais, como as molduras, os frisos ou os capitéis, que derivam no essencial da arquitetura clássica (grega e romana), ganham um grande peso na acentuação e ligação de alguns dos elementos fundamentais da construção, introduzindo maior densidade formal ao vasto complexo de naves e absides.
A cúpula principal da igreja de Santa Sofia, cuja chave se ergue a cinquenta e seis metros de altura serviu como exemplo formal e construtivo para a conceção de muitas mesquitas e catedrais.

Cometário pessoal: Achei a ingressa muito bonita e grandes, um grande templo,com altas torres ao seu redor,um lugar que se destaca bastante pelo tamanho formas.

Nome: Matheus de Barros Siqueira N°38 Serie 1°D

Anônimo disse...

URL:http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9_Velha_de_Coimbra

Nome da igreja:Sé Velha de Coimbra

localiza-se na freguesia de Coimbra (anteriormente Sé Velha), na cidade e concelho de Coimbra, distrito de mesmo nome, em Portugal.

Descrição:Constitui-se em um dos edifícios em estilo românico mais importantes do país. A sua construção começou em algum momento depois da Batalha de Ourique (1139), quando Afonso Henriques se declarou rei de Portugal e escolheu Coimbra como capital do reino. Na Sé está sepultado D. Sesnando, conde de Coimbra.

Comentário pessoal:eu achei ela muito bonita e também a história dela é bem interessante.

Nome:Kawanye Michelon da Silva Nº19 Turma:1ºC

Anônimo disse...

URL :http://descobrir-portugal.com/2011/01/igreja-mosteiro-batalha/
Nome da Igreja: Igreja mosteiro da batalha .
Localização : Batalha , Portugal .
Descrição da igreja: De risco provável de Afonso Domingues, a sua construção estendeu-se desde o reinado de D. João I a D. João IV. Profundamente enraizado na arte portuguesa, o mosteiro da Batalha, mantendo um programa de sobriedade estrutural e decorativa, conjuga o impulso vertical interno, de sugestão francesa, e a volumetria horizontal característica do gótico meridional, com soluções locais, de que é exemplo o alçado da nave axial.

A sua igreja apresenta nítida influência das antigas construções das ordens mendicantes.
Para além do Mestre Afonso Domingues, que dirigiu as obras até meados do séc. XV, o mosteiro da Batalha teve também por arquitecto mestre Huguet, que tendo iniciado o seu trabalho no mosteiro em 1402, nele trabalhou até 1438, tendo completado o claustro real e a sala do capítulo. Dirigiu a construção das abóbadas da nave central do transepto e da capela-mor, tendo ainda iniciado as capelas imperfeitas.

Foi mestre Huguet que introduziu no Mosteiro a decoração de gótico flamejante, indo assim exercer uma influência determinante na arquitectura portuguesa posterior. Depois de terminado este primeiro ciclo construtivo, há um interregno durante o qual os mestres Martim Vasques e Fernão de Évora construiram o Claustro de D. Afonso V, num estilo sóbrio e monástico, quase um regresso ao gótico primário. Nesta época as ambições reais dirigiam-se, principalmente, para as Armadas e as Grandes Navegações, e pouco para os monumentos. Assim foi durante todo o reinado de D. João II.

Com a subida ao trono de D. Manuel I, nasce uma nova moral nacional, cada vez mais eufórica e triunfante com as viagens das Armadas Portuguesas por todo o globo terrestre. É esta euforia, associada a visões oceânicas, cristãs e náuticas que inspira os mestres canteiros a criar um novo estilo artístico, o Manuelino, todo ele aparatoso na simbiose de elementos marítimos, conchas e cordas, com elementos heráldicos, esferas armilares, aliados a símbolos religiosos, cruzes de Cristo.

Dos novos mestres da Era Manuelina destacam-se João Rodrigues, João de Arruda, Boytac e o famoso Mateus Fernandes, a quem se devem as magníficas decorações manuelinas do Claustro Real e o genial pórtico das Capelas Imperfeitas. O prestígio de Mateus Fernandes, cujo túmulo se encontra à entrada da nave principal, apenas tem rival em Afonso Domingues e David Huguet, sem dúvida os três principais autores deste grandioso monumento.

O mosteiro, foi eleito pela UNESCO Património da Humanidade em 1983. Na praça lateral do mosteiro encontramos o Monumento Equestre do Condestável D. Nuno Álvares Pereira. A estátua, de 1968, recorda o heróico comandante que na Batalha de Aljubarrota derrotou um exército invasor três vezes maior que o seu.

Comentário pessoal: É uma igreja bonita a arquitetura bem trabalhada , achei interessante a pintura que ja esta velha , as pontas achei bem bonitas , uma igreja velha mais bem conservada .
Nome: Ana Beatriz Barbosa dos Santos nº 01 e turma 1 C

Anônimo disse...

URL:http://www.beatrix.pro.br/index.php/a-arte-bizantina-arquitetura/
Nome da Igreja: Santa Sofia
Localização:Constantinopla (atual Istambul).
Descrição da igreja: A célebre igreja de Santa Sofia (532/37) dominada por seu grande domo, foi um modelo para as obras cristãs posteriores e para os arquitetos turcos. é um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla (atualmente Istambul, na Turquia). Da data em que foi dedicada em 360 até 1453, ela serviu nesta função, com exceção do período entre 1204 e 1261, quando ela foi convertida para uma catedral católica romana durante o Patriarcado Latino de Constantinopla que se seguiu ao saque da capital imperial pela Quarta Cruzada. O edifício foi uma mesquita entre 29 de maio de 1453 e 1931, quando foi secularizada. Ela reabriu como um museu em 1 de fevereiro de 1935.
A igreja foi dedicada ao Logos, a segunda pessoa da Santíssima Trindade,2 com a festa de dedicação tendo sido realizada em 25 de dezembro, a data em que se comemora o Nascimento de Jesus, a encarnação do Logos em Cristo . Embora ela seja chamada de "Santa Sofia" (como se tivesse sido dedicada em homenagem a Santa Sofia), sophia é a transliteração fonética em latim da palavra grega para "sabedoria" - o nome completo da igreja em grego é , "Igreja da Santa Sabedoria de Deus".
Comentário pessoal: É uma igreja grande e bonita, pelas imagens que vi dá pra ver que fica perto de um rio/mar que deixa a Santa Sofia mais interessante e lindíssima.Toda Trabalhada quanto inferior quanto interior.
Nome Gabriella Cunha, nº9 e turma 1ºC

Anônimo disse...

URL: http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Chartres

Nome da Igreja:Catedral de Chartres

Localização: França.

Descrição da igreja:A Catedral foi construida em 1145 e foi reconstruída após um incêndio de 1194. A vasta nave, em puro estilo ogival, os adornos com estátuas finamente esculpidas de meados do século XII e as magnificas janelas com vitrais dos séculos XII e XIII, todas em otimo estado de conservação, combinam-se para formar uma obra-prima sem igual. Tem uma área superior a 10000 m², 130 m de comprimento e de largura máxima de 46 m.

Comentário pessoal: Achei a Igreja muito legal, e o que mais me encantou foi as janelas, cara é muito maneiro janelas assim, eu curti procurar imagens sobre essas igrejas porque de uma forma ou outra acaba sendo diferente e chama atenção, a Catedral é tecnicamente um castelo, encontrei imagens dela de noite, e é muito foda a iluminação dela.. Enfim, achei da hora essas igrejas.

Nome: Raquel Rocha nº 27 turma:1°A

Anônimo disse...

URL: http://www.lmc.ep.usp.br/people/hlinde/estruturas/Abadia%20de%20Saint-Denis.htm
Nome da Igreja: Abadia de Saint-Denis
Localização: Saint Denis, França
Descrição da igreja:Em 1144, o término do coro da Abadia de Saint Denis marcou o início do revolucionário estilo gótico. O objeto de estudo da humanidade, antes Deus, passou a ser o próprio homem e o mundo real, sem que para isso o homem perdesse sua religiosidade.
Sendo a Igreja onde eram enterrados os reis franceses, a Abadia de Saint Denis teve sua terceira reconstrução iniciada em 1137, quando o abade Suger, o principal idealizador do estilo gótico, decidiu renovar os edifícios da abadia. Mantendo a cripta no estilo românico, a reconstrução da fachada ocidental foi completada em 1140 e, finalmente, o coro em 1144, marcando o início de mais que um estilo, o espírito gótico. Consideradas por muitos como verdadeiras obras-primas por aparentarem dimensões maiores ainda que as reais e, principalmente, por apresentarem um jogo com luzes e sombras em seu interior, as catedrais góticas podem ser consideradas como uma vitória da arquitetura sobre a gravidade.
Comentário pessoal: Achei a arquitetura da igreja bem diferente da que estamos acostumados ver, mais ao mesmo tempo muito legal, porque foge do padrão de igreja normal, por dentro dela é bem diferente e muito legal, chega ser bonito de se ver.
Nome,Emille Dayane nº 08 turma: 1 A

Anônimo disse...

URL:www.france.fr
wikitravel.org
Nome Catedral Chartres
Localização:Situada a 80Km a sudeste de Paris.
Descrição:Chartres era uma das principais cidades dos Carnutos ,era chamada Autricum pelos romanos ,e mais tarde o nome Chartres que deriva de Carnutos.
a Catedral foi destruida por um encendio em 1194 ,mas foi reergida posteriormente.
Nome:Geiciany n10 1c
Imagens:www.flickr.com

Anônimo disse...

url:http://pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlica_de_Santa_Sofia

nome:BASILICA DE SANTA SOFIA
localização:Constantinopla (atual Istambul).

Descrição:é um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla (atualmente Istambul, na Turquia). Da data em que foi dedicada em 360 até 1453, ela serviu nesta função, com exceção do período entre 1204 e 1261, quando ela foi convertida para uma catedral católica romana durante o Patriarcado Latino de Constantinopla que se seguiu ao saque da capital imperial pela Quarta Cruzada. O edifício foi uma mesquita entre 29 de maio de 1453 e 1931, quando foi secularizada. Ela reabriu como um museu em 1 de fevereiro de 1935.1
Comentário pessoal:achei muito bonita,é um lugar que se destaca bastane por ser muito grande

nome:fabiana santos n° 12 1°A

Anônimo disse...

URL:http://blogsantoafonsoce.blogspot.com.br/2012/11/arquitetura-duomo-de-milano-catedral-de.html
Nome da Igreja:Duomo de Milano (Catedral de Milão)
Localização:Milão norte da Itália
Descrição da Igreja:Catedral de Milão é um dos fabulosos exemplos de arquitetura, uma das maiores igrejas em estilo gótico do mundo - cerca de 160 metros de comprimento e 92 metros de largura. A fachada da igreja, que é o centro geográfico da cidade, tem estilos que vão do gótico ao renascentista, com alguns elementos neoclássicos. A catedral foi construída durante a Idade Média. Começou a ser erguida em 1386 sob os cuidados de Gian Galeazzo Visconti, primeiro duque de Milão, e só foi concluída quase quatro séculos e meio depois, quando Napoleão era rei da Itália.
Comentário Pessoal:A arquitetura da igreja é impressionante e maravilhosa , sua cor dourada passa uma impressão de poder e nobreza...muito linda!
Nome:Beatriz Simioni N°34 1°C

Anônimo disse...

URL:http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_g%C3%B3tica
Nome da Igreja: Catedral de Notre- Dame
Localização: Paris
Descrição da igreja: Até a atualidade, a arquitetura gótica ficou conhecido por ser encontrada com mais frequência nas grandes catedrais e em outros estabelecimentos eclesiásticos construídos ainda no início do período medieval, período em que exerciam grande influência em toda Europa. Durante o período gótico – século XII à século XV – o poder religioso buscava converter sua "importância" para as estruturas de igrejas, catedrais e abadias através da grandiosidade dimensional presente na arquitetura gótica.Como a arquitetura gótica foi uma evolução da arquitetura românica, foram desenvolvidos alguns elementos que ajudaram nas construções góticas, como o arco de ogiva e a abóbada de cruzaria, que tornaram-se as principais características do estilo arquitetónico. Geralmente, a fachada das estruturas góticas busca seguir a verticalidade e a leveza e no interior, busca um ambiente iluminado.
Comentário pessoal: Achei super linda, cada detalhe é perfeito, o desenhos nela da arquitetura, tudo perfeito.
Nome: Thainá Corá, nº29 1°A

Anônimo disse...

URL:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Chartres_Cathedral_020_south_facade_TTaylor.JPG
Nome da Igreja : Catedral de Notre-Dame de Chartes
Localizaçao : França
Descriçao da Igreja : Arquitetura gótica é um estilo arquitetónico que segundo pesquisas, é evolução da arquitetura românica e que precede a arquitetura renascentista. Foi desenvolvida no Norte da França durante a Alta Idade Média (900 - 1300) entre os anos 1050 e 1100, originalmente se chamava "Obra Francesa" (Opus Francigenum), embora a Catedral de Dublin na Irlanda fundada no ano 1030 já pode-se ser classificado como pre-gótico. O termo 'gótico' só apareceu na época do Renascimento como um insulto estilístico, já que para os Renascentistas a arte gótica é bárbara, sendo tipicamente Medieval. A palavra gótico é em referencia aos godos, povo bárbaro-germano.
Comentário pessoal : Acho essas igrejas super linda , pois elas tem uma estrutura magnifica .
Nome : Laila Malfato Nº: 19 1ºA

Unknown disse...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Bourges

http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Metz

Igreja: Catedral de Bourges (em Francês: Cathédrale Saint-Étienne)

Localizada: na cidade de Bourges, na França.

Descrição da IGreja: A construção da catedral iniciou-se em 1195, praticamente ao mesmo tempo com a Catedral de Chartres.
Considerada uma obra-prima de arquitetura gótica e sua fachada, de 40 metros da largura é a maior deste tipo. Possui 118,3 m de altura.
O coro foi construído em 1214, a nave em 1225 e em 1250 a fachada foi terminada.
Na fachada estão inseridos 5 portas de acesso, um para cada nave, e outros dois encontram-se na metade da nave mais externa.
Cada porta é ornamentada por esculturas notáveis, sendo a mais famosa a que ilustra o juízo final.
Para conferir estabilidade à estrutura foram utilziados contrafortes potentes, mas como esta técnica era muito inovadora para a época, pode-se notar que as paredes da catedral são muito mais espessas do que deveriam.

Comentário: Achei a igreja linda, principalmente sua entrada que tem varios detalhes assim como dentro dela que é inteira de estatuas, muito linda mesmo por dentro e por fora. Mais o que eu mais achei interessante,
foi as inumeras estatuas em toda as paredes na entrada e mais adentro da igreja.

Evellyn Lira Nº10 Serie: 1ºA

Anônimo disse...

URL (endereço completo dos sites de pesquisa): http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Notre-Dame_de_Paris

Nome da Igreja: Catedral de Notre-Dame

Localização (cidade, país): Paris, França
Descrição da igreja: (listar as características da igreja estudadas)--A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame – Nossa Senhora), situa-se na praça Parvis, na pequena ilha Île de la Cité em Paris, França, rodeada pelas águas do Rio Sena.

Comentário pessoal: (o que você achou da arquitetura e decoração) A igreja e muito linda bem feita, com a arquitetura bem feita... Bela obra

Nome: Mateus Ramos Castelari Nº: 39 1º: D

Anônimo disse...

URL:http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Notre-Dame_de_Paris

Nome da Igreja:catedral de notre dame,na cidade:Île de la Cité em PARIS

Descrição da igreja:construida do mesmo jeito:gotico altas,ponta agudas(telhados),portas enormes.
Comentário pessoal:uma maravilha muito interesante,bonita,surpreendente,uma das igrejas mais importante da idade media e um sinonimo de jesus cristo

Nome: JEFERSON MATHEUS CAVALCANTE nº 16 turma:1ºD

Anônimo disse...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral

Igreja:Catedral de Notre-Dame de reims

Localidade: França

Catedral ou Sé é o templo cristão em que se encontra a sede de um bispo e uma diocese, com seu cabido. Deriva do latim cathedra (cátedra, cadeira), de maneira que o nome catedral faz referência ao trono do bispo.

Originalmente usado no Catolicismo, o termo também é empregado para alguns templos ortodoxos, protestantes e pentecostais. Em alguns casos, são ainda chamadas catedrais templos que perderam seu caráter de sede episcopal, como ocorreu com muitas antigas catedrais no Norte da Europa após a Reforma Protestante.O termo catedral deriva de "cátedra", cadeira de de espaldar alto onde se senta um bispo.1 Em latim eclesiástico é oficialmente denominada ecclesia cathedralis; porém, de acordo ao título dos prelados à frente da catedral, esta pode ser denominada catedral episcopal, metropolitana, patriarcal ou primada.1 O adjetivo catedral foi ao longo dos tempos assumindo o caráter de substantivo, e é hoje o termo mais comumente utilizado para designar estas igrejas.

As catedrais eram consideradas a casa principal de Deus (Domus Dei) ou dos santos às quais eram dedicadas, de onde derivam as palavras italiana Duomo e o germânico Dom.1 Em alguns lugares da Alemanha, como em Estrasburgo, a catedral pode ser conhecida como Münster (derivado de Monasterium) por ter sido administrada no passado por monges, como um monastério.1 Em português utiliza-se ainda o termo sé catedral — ou apenas "sé" — para designar uma catedral, sendo esta designação derivada da palavra "sede", como em Santa Sé (Santa Sede). Em catalão existe um termo equivalente, o de seu episcopal.

Na Igreja Ortodoxa, o termo "catedral" propriamente não existe, utilizando-se simplesmente o termo "A igreja" ou "A grande igreja" para as sedes episcopais.

Igor Luan dos Santos Chiulo N°14 1°D

Anônimo disse...

URL: http://pt.wikipedia.org/wiki/Templo_Expiat%C3%B3rio_da_Sagrada_Fam%C3%ADlia

Igreja:Catedral Gótica La Sagrada Família.

Localizada na cidade Catalã de Barcelona,Espanha.

Características: Prédio alto, com torres pontudas, Vitrais, Rósaceas, Planta de cruz latina, 6 naves laterais, 8 naves centraiis, 10 torres dos Evangelistas, 12 torres de Jesus,forma geométrica abstrata,abóbadas hiperbólicas, colunas em forma de tronco de árvore.

Comentário pessoal: Eu a achei linda, suas enormes torres realmente me chamaram muito a atenção e quando ilumida a noite fica mais bonita ainda. E também gostei da sua estrutura interior, da ideia das colunas em forma de troncos de árvores, e das esculturas reproduzindo o ciclo passional de Jesus.

Gislaine Lazarin Nº31 1ºC

Anônimo disse...

http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_bizantina.htm

Igreja:mosaico da Basilica de Santa Sofia

Localização:na atual Istambu

Descrição da igreja:A arte bizantina se refere às manifestações artísticas (pintura, arquitetura, mosaico e escultura) próprias do Império Bizantino (entre os séculos V e XV). A cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, foi o mais importante centro artístico deste período.

- Recebeu influências da cultura greco-romana e oriental (principalmente da Síria e Ásia Menor), realizando uma mistura destes diferentes aspectos culturais;

- Estilo artístico teve presença marcante do uso de cores;

- Presença marcante de temas religiosos (forte influência do cristianismo)

Destaque para os afrescos (pinturas feitas em paredes, principalmente de igrejas), miniaturas (para ilustrar livros) e ícones (pinturas em painéis). O tema religioso predominou, principalmente a pintura de imagens de Cristo e da Virgem M
Na arquitetura podemos destacar a construção de grandes e imponentes igrejas, cuja característica principal era a presença de cúpulas sustentadas por colunas. As decorações e pinturas religiosas, no interior das igrejas, eram muito utilizadas. O principal exemplo deste tipo de arquitetura é a Basílica de Santa Sofia (localizada na atual Istambul).

Escultura

A escultura bizantina caracteriza pela influência oriental, sendo uma referência da degeneração do Império Romano do Ocidente. Podemos citar como características principais: uniformidade, rigidez, falta de naturalidade e presença de linhas geométricas e folhagens estilizadas.

Comentário pessoal:Foi um tipo de arte muito difundido no Império Bizantino, principalmente na Era de Ouro, época de reinado do imperador Justiniano (526 a 565). As imagens em mosaico eram formadas pelos artistas a partir de pequenos e coloridos pedaços de pedra colados em parede. Imagens religiosas e do imperador foram os temas principais.

Nome:henrique lucas nº15 1ºC

Anônimo disse...

URL:http:http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Chartres
Nome da Igreja: Catedral de Notre-Dame de Chartes.
Localização: França
Descrição da igreja:A Catedral de Chartres teve a sua construção iniciada em 1145 e foi reconstruída após um incêndio de 1194. Marca o zénite da arte gótica na França. A vasta nave, em puro estilo ogival, os adornos com estátuas finamente esculpidas de meados do século XII e as magníficas janelas com vitrais dos séculos XII e XIII, todas em notável estado de conservação, combinam-se para formar uma obra-prima inigualável. Tem uma área superior a 10000 m², 130 m de comprimento e largura máxima de 46 m.
Em 24 de Outubro de 1260 a catedral foi consagrada na presença do rei Luís IX. O rei Henrique IV foi o único monarca francês a ser sagrado neste Templo.
O edifício original construído por Fulbert incendiou-se em 1194 e imediatamente se acometeram as obras de reconstrução, que se prolongariam durante 60 anos. O acrescento mais importante é a torre noroeste, dita Clocher Neuf, concluída no ano 1513 para equilibrar a composição imposta pela primeira torre (que se erguia desde 1160). O interior impressiona tanto pelos 37 m de altura que alcança a nave central como pela harmonia e elegantes proporções, embora infelizmente já se tenha perdido a maioria da estatuária original (o retábulo da crucificação foi demolido no século XVIII).
A fachada ocidental, chamada Pórtico Real, é especialmente importante graças a uma série de esculturas de meados do século XII; o pórtico principal contém um magnífico relevo de Jesus Cristo glorificado; a do transepto (ou nave transversal) meridional (c. 1224-1250) organiza-se em torno a imagens do Novo Testamento, que narram o Juízo Final; enquanto que o pórtico oposto, situado no lado norte, está dedicado ao Antigo Testamento e ao advento de Cristo e se destaca pela impressionante qualidade do grupo escultórico dedicado à Criação.
No total, o edifício conta com mais de 150 janelas medievais com vitrais, a maioria delas do século XIII, que proporcionam um magnífico efeito luminoso ao interior do templo.

Comentário pessoal:que ela foi uma das primeiras catedral a ser construida com o estilo gotico,e essa catedral foi construida após um incêndio,e ela possui mais de 150 janelas mediervais com vitrais que ilumina o interior da catedral.

Nome:Hudson Pereira Massaneiro nº: 13 e turma :1ºD

Anônimo disse...

http://3.bp.blogspot.com/_-v8-0jJMDoQ/TPzwYAIQ9cI/AAAAAAAAESE/taOfCx6k25M/s320/Igreja+Cat%25C3%25B3lica+Apost%25C3%25B3lica+Romana.jpg
nome: Albanesa
Descriçao da igreja: é uma Igreja particular sui juris dentro da comunhão da Igreja Católica, de rito bizantino. Não confundir com a Igreja Católica Ítalo-Albanesa.

A Igreja Católica Bizantina Albanesa é originária de um grupo de albaneses no sul de Épiro que anteriormente eram da Igreja Ortodoxa mas que se afiliaram à Santa Sé em 1701. Essa Igreja passou por perseguições durante a era marxista, o que afetou a sua estrutura e fê-la entrar em declínio. Somente em 1992 foi possível restabelecer o contato oficial com a Cúria romana, que os pôs sob os cuidados do núncio papal em Tirana. Depois foi nomeado Hil Kabashi para a Administração Apostólica Bizantina Albanesa. Quando o Administrador apostólico Kabashi chegou à Albânia em 1998, encontrou quase 3000 fiéis bizantinos albaneses sem nenhum clero ou paróquia próprias.

Em 2005, a Igreja Católica Bizantina Albanesa, hoje governada por um administrador apostólico nomeado e supervisionado pela Santa Sé, possui cerca de 3200 fiéis em 9 paróquias, com 11 igrejas, atendidas por 4 sacerdotes diocesanos, 10 sacerdotes regulares, 10 religiosos e 97 religiosas, que administram 10 escolas e 20 organizações filantrópicas.

A simples existência da Igreja Greco-Católica Albanesa não significa que a Albânia não tenha católicos de rito latino.
Nome:Bruna Silva de Almeida n°04 e turma 1ºC

Anônimo disse...

URL:http://cultura-catolica.blogspot.com.br/2007/12/catedral-de-orvietto-feeria-de-cores.html

Nome da igreja: Catedral de Orvietto

Localização: Itália, Orvieto.

Descrição da igreja: Apresenta uma rosácea , símbolo Gótico, a cor escolhida para a igreja reflete a riqueza da época: dourado, há mosaicos em sua fachada que encenam a Coroação de Nossa senhora.Depois, à direita e à esquerda da rosácea, outros agrupamentos, três portas e forma de "u", igreja alta pra estar mais próximo de Deus , colunas..
Nota-se a quantidade de trabalho em pedra; nas coluninhas, na rosácea, no quadrângulo, nos florões, nos rebordos.

Comenterio pessoal: O que me chamou mas a tenção foi os esplendores detalhes em mosaico, o que , como já havia dito, mostra a riqueza da igreja esta carrega bem as características da arte gótica , outro fator importante. Os detalhes em dourado faz com que chame a atenção de nossos olhos . Sendo este o maior motivo da minha escolha.

Nome:Julya N. Scotti Nº33 1ºC

Anônimo disse...

URL: http://www.cathedrale-chartres.org/
Nome da igreja: Nossa Senhora de Chartres Pais:frança
A Catedral de Chartres teve início em 1145 e, depois de 1194, após um trágico incêndio, ela foi novamente estruturada. Este mítico recanto atrai inúmeros fiéis que por lá passam para contemplar o véu que crêem ser de Maria, que o usava no momento do parto de Jesus, o qual não foi destruído pelo fogo que consumiu boa parte da Catedral.
Sua construção representa o ápice do movimento artístico gótico que vigorou na França neste período. A imensa nave em forma de ogiva, a decoração composta com esculturas pertencentes ao século XII e as suntuosas janelas que filtram em seus vitrais coloridos os raios solares, gerando fascinantes efeitos de cores brilhantes, são as peças que conformam esta joia da arquitetura francesa. Sua área total transcende os 10000 m2, e a extensão atinge os 46 metros.
Opniao pessoal:Gostei muito da igreja pois me chama bastante a atençao a estrutura aqueles arranha-ceus muito altos e a decoraçao tambem e uma coisa que me chama a atençao
Nome:Nicholas Matheus Incenha Movio nº26 1ºano A
awma

Anônimo disse...

URL (http://www.stamps-of-france.iblogger.org/Historias/Beauvais%20Cathedral.html):
Nome da Igreja:Catedral de Beauvais
Localização (Beauvais, França):
Descrição da igreja: (É a realização mais ousada da arquitetura Gótica e consiste apenas num transepto do século XVI e o coro, com uma abóbada e sete capelas poligonais em arco, do século XIII.Inicialmente, a catedral seria um símbolo de unidade da França e uma obra-prima da arquitetura. Mas à medida que o projeto avançava, o povo caía em desgraça e o dinheiro escasseava, obrigando à mudança das prioridades. Fazendo com que as obras da Igreja fosse paralizados. O projecto da catedral viria, mais tarde, a ser revitalizado.)
Comentário pessoal: (Achei impressionante, a arte gótica realmente nos mostra maravilhas. A igreja de Beauvais é linda, e, se fosse acabada imagino o quão ficaria esplêndida como ela já é. )
Micheli Yuri O. Kimura , nº 21 e 1ºB

Anônimo disse...


URL:http://www.catolicismo.com.br/materia/materia.cfm/idmat/195D7E45-C4F0-E6F3-BD7DF1DB6AC06278/mes/Novembro1999
Localizacao:Italia
Nome da catedral:Catedral De Orvieto
Estamos diante de uma feeria de cores sobre uma fachada estritamente gótica! Trata-se da fachada da célebre Catedral de Orvieto, na Itália.
A rosácea – a única que existe na fachada – fica dentro de um quadrado, o qual não se diria bem exatamente gótico. Há nele qualquer coisa de clássico, mas que se encaixa tão perfeitamente dentro do estilo gótico que não se tem o que reparar.
A cor escolhida é a mais esplendorosa das cores: o ouro.
Toda a fachada apresenta um fundo de mosaico dourado. É um mosaico de tal qualidade, tão rutilante e tão magnífico, que sendo esta igreja do século XIV, tem-se a impressão que sua construção terminou ontem.
Nesse sentido, ela não apresenta a poesia do granito, o qual fica mais belo à medida que envelhece. O velho granito que desafia todos os tempos e todas as intempéries, tem a sua beleza. Ele fala da eternidade na medida em que resiste ao tempo e afirma a sua existência contra o tempo. Passam as eras, mas o granito fica.

Opniao:gostei pois tem uma bela fachada e uma arquitetura arqueada nas portas e janelas.

Nome:Bruno Dosso Nogueira nº05 1ºA

Anônimo disse...

URL:http://catedraismedievais.blogspot.com.br/
Nome da Igreja:Notre Dame
Localização: Em París
Descrição da igreja:“Deus escreve certo sobre linhas tortas”. É a única explicação para o despertar do interesse pelas catedrais góticas num século XIX já infectado pelos preconceitos positivistas.
Comentário pessoal: É igreja muito linda, com uma arquitetura incrivel e com certeza um lugar que eu gostataria de conhecer um dia
Nome Mandy Oliveira, nº31 e turma 1°B

Anônimo disse...

http://artesnoite.blogspot.com.br/2011/08/arte-gotica.html

Catedral Canterbury- Inglaterra

No século XII, entre os anos 1150 e 1500, tem início uma economia fundamentada no comércio. Isso faz com que o centro da vida social se desloque do campo para a cidade e apareça a burguesia urbana.

No começo do século XII, a arquitetura predominante ainda é a românica, mas já começaram a aparecer as primeiras mudanças que conduziram a uma revolução profunda na arte de projetar e construir grandes edifícios.
A primeira diferença que notamos entre a igreja gótica e a românica é a fachada. Enquanto, de modo geral, a igreja românica apresenta um único portal, a igreja gótica tem três portais que dão acesso à três naves do interior da igreja: a nave central e as duas naves laterais.

Super diferente, legal, bonito.. inclusive muito trabalhosa de se fazer,lindas e muito altas!
ANa Carolina Rossegalli nº1 1b

Anônimo disse...

URL:http://pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlica_de_S%C3%A3o_Vital

Nome da Igreja:Basílica de São Vital

Localização:Ravena.Italia

A Basílica de São Vital (em italiano: Basilica di San Vitale) é o monumento mais famoso de Ravenna, Itália e um dos exemplos mais importantes de Arte Bizantina (e arquitetura) na Europa ocidental. A Basílica é uma das oito construções de Ravena consideradas Património Cultural da Humanidade pela UNESCO. É dedicada a São Vital de Milão.
A igreja tem um plano octogonal. Combina elementos de arquitetura romana (cúpula, forma dos vãos das portas) com elementos Bizantinos (apse poligonal, capitais, tijolos estreitos). Contudo, a Basílica é mais famosa por sua riqueza de mosaicos bizantinos, os maiores e mais bem preservados fora de Constantinopla. A Basílica é de extrema importância para a arte bizantina, visto que é a única grande igreja do período do Imperador Justiniano que sobreviveu virtualmente intacta até hoje.
As séries de mosaicos representam sacrifícios do Velho Testamento: a história de Abraão e Melquisedeque, o sacrifício de Isaac, a história de Moisés, Jeremias e Isaías, representações das 12 tribos de Israel, Abel, Caim e o Cordeiro de Deus. Há também mosaicos dos quatro Evangelistas, sob seus símbolos e todos vestidos de branco. Todos os mosaicos foram executados na tradição Helenística-Romana: vívidos e imaginativos, com ricas cores e uma certa perspectiva, com vívidas representações da paisagem, plantas e pássaros.

eu achei essa igreja muito interessante pois nela tem varias historias do velho testamento a estrutura dessa igreja esta intacta ate hoje ainda mais porque pelo secuko q ela foi construida ela e muito legal.

Nome:Joao Victor Alves de Souza Nº08 Serie:1ºB

Anônimo disse...

URL: http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Chartres

Nome da Igreja:Catedral de Chartres

Localização: França.

Descrição da igreja:A Catedral foi construida em 1145 e foi reconstruída após um incêndio de 1194. A vasta nave, em puro estilo ogival, os adornos com estátuas finamente esculpidas de meados do século XII e as magnificas janelas com vitrais dos séculos XII e XIII, todas em otimo estado de conservação, combinam-se para formar uma obra-prima sem igual. Tem uma área superior a 10000 m², 130 m de comprimento e de largura máxima de 46 m.

Comentário pessoal: Linda a Igreja, ela de alguma forma é diferente de todas as outras. As fotos que eu vi dessa igreja a noite são espetaculares

Nome: Fábio Fregatto nº 05 turma:1°B

Anônimo disse...

URL (http://www.360portugal.com/Distritos.QTVR/Viana.VR/romanico/Paderne/index.html):
Nome da Igreja:Igreja de Paderne
Localização:A Igreja de Paderne localiza-se na freguesia de Paderne, na vila e concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo, em Portugal.
Descrição da igreja:A sua fundação é atribuida a D. Paterna, no sec. XI, próximo da via medieval "Caminho de Santiago" . No Séc. XII, deixou de ser convento de freiras e passou para os Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Recebeu obras no séc. XVII e XVIII que alteraram janelas, altares, e os revestimentos do interior. O segundo portal a Ocidente explica-se pela função funerária do lado norte do espaço fronteiro, que seria coberto por galilé.
Comentário pessoal:Achei bem legal a arquiteruta desta igreja, gostei da porta que é em forma de arco tambem achei legal as decorações do lado dela e etc.
Nome:Lucas Zanolo nº16 1°B

Anônimo disse...

URL: http://pt.wikipedia.org/wiki/Templo_Expiat%C3%B3rio_da_Sagrada_Fam%C3%ADlia

Igreja:Catedral Gótica La Sagrada Família.

Localizada na cidade Catalã de Barcelona,Espanha.

Características: Prédio alto, com torres pontudas, Vitrais, Rósaceas, Planta de cruz latina, 6 naves laterais, 8 naves centraiis, 10 torres dos Evangelistas, 12 torres de Jesus,forma geométrica abstrata,abóbadas hiperbólicas, colunas em forma de tronco de árvore.

Comentário pessoal: Eu gostei bastante. Ela e muito grande. E a noite quando iluminada fica muito legal.ela e bem bonita e decorada por dentro i tem as mesmas características que as outras igrejas.

Vinicius Antônio grotto velho Nº28 1ºB

Anônimo disse...

URL:http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Barcelona#A_igreja_paleocrist.C3.A3

Nome da Igreja: Catedral de Santa Eulália

Localização: Barcelona,Espanha.

Descrição da igreja:A Catedral de Barcelona1 é a catedral católica de Barcelona, em Espanha. A catedral, em estilo gótico, foi construída do século XIII ao XV sobre a antiga catedral românica. Esta, por sua vez, foi edificada sobre uma igreja da época visigoda. A esta, precedeu uma basílica paleocristã, cujos restos podem ser vistos no subsolo, no Museu de História da Cidade. A fachada de estilo neogótico, entretanto, é muito mais moderna (século XIX).

Comentário pessoal: Eu achei linda, as igrejas goticas para mim é a mais perfeitas, por ser bem alta, por ter uma arquitetura bonita...
Nome: Letícia Coutinho nº14 Turma:1ºano B

Anônimo disse...

URL da igreja: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/bf/K%C3%B6lner_Dom_abends.jpg/400px-K%C3%B6lner_Dom_abends.jpg

Nome da Igreja: Catedral de Colônia

Localização: Colônia-Alemanha

Descrição da igreja: A catedral de Colônia é a maior igreja do mundo, ela possui 7000m² e também é o ponto principal da cidade, construída de 1248 a 1880, suas 2 torres é o que chama mais a atenção, seus vitrais são coloridos desenhados por santos e rosáceas ,tem também cruzes nas pontas das torres que é um dos maiores símbolos do cristianismo, cada torre possui 157 metros de altura.

Comentário pessoal: Eu achei a igreja muito bonita, sua decoração toda iluminada deixa a igreja como um ponto de turismo bem interessante de se visitar, Sua arquitetura me chama a atenção pela as duas torres enormes e bem desenhadas.

Aluno: Elyon Galdino 1ºano C Nº07

Anônimo disse...

URL(https://www.google.com.br/search?gs_rn=27&gs_ri=psy-ab&cp=2&gs_id=j&xhr=t&q=ig&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.52434380,d.eWU&biw=1366&bih=667&dpr=1&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-PT&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=nAY9Uqb6LJSm9gSnwYDgDA#hl=pt-PT&q=igreja+bizantina&tbm=isch&um=1&imgdii=_)
nome da igreja=A Arte Bizantina – Arquitetura

Localização= Ravena

A arquitetura bizantina possui inspiração helenística e orientalista. Suas basílicas são célebres pelas linhas curvas, a exemplo da Igreja de Santa Sofia, em Constantinopla (atual Istambul).
A célebre igreja de Santa Sofia (532/37) dominada por seu grande domo, foi um modelo para as obras cristãs posteriores e para os arquitetos turcos. Outras igrejas bizantinas podem ser vistas em Ravena, Itália e em Dafne, perto de Atenas. A Catedral de São Marcos, em Veneza, é inspirada na arte bizantina. O interior de tais igrejas era coberto de mosaicos de vidro brilhante, típicos desta arte.



Os esmaltes, o entalhe em marfim, a ourivesaria e a prata eram usados para embelezar relicários, muitos dos quais foram levados para igrejas ocidentais depois do saque de Constantinopla pelos cruzados, em 1204.

eu achei que e as melhores igreja que ja existiu ate hj

lucas nº15 1ºb

Anônimo disse...

http://www.historianet.com.br/imagens/conteudo/ssofia.jpg
.Igreja de Santa Sofia
.Constantinopla, hoje conhecida pelo nome de Istambul
.caracteriticas igreja de santa sofia(arquitetura):cúpulas sustentadas por colunas, onde haviam os capitéis, trabalhados e decorados com revestimento de ouro, destacando-se a influência grega.
.Um grande monumento que lembra ,muito a uma mesquita,apresenta formas geometricas e uma grande cupula no centro,lembra a arquitetura indiana.
aluno:jacyane biazon 1°c N°16