segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CEPPAT - 1 ABCD - Arte na Idade Média

Olá meninos e meninas!

Vamos ao que interessa, este bimestre vamos realizar uma pesquisa virtual sobre a Arte na Idade Média.
Escolham um dos temas:

  • Arte Românica
  • Arte Bizantina
  • Arte Gótica

 Para isto, vocês devem localizar um site com as informações e responder nos comentários como está no modelo abaixo.

Nome do site / URL (endereço completo)  - podem pesquisar em mais que um.
Estilo que escolheu
Época:
Local:
Características:
Obra (mosaico, vitral, igreja, afresco...):
Comentário pessoal - o que você achou do estilo:


 Gentes, caprichem!! E, lembrem-se não vale repetido!!
Postagens até 11/09/2011

54 comentários:

Erick disse...

Erick Willian N°: 07 1°D

http://www.historiadaarte.com.br/arteromanica.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_rom%C3%A2nica
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arte-romanica/arte-romanica-3.php

Eu escolhi a Arte Românica.

A arte Românica surge entre os séculos XI e XII, na Europa, as características arte Românica são:
- Abóbodas no telhado das basílicas;
- Pilares maciços que sustentava as paredes espessas;
- Aberturas raras e estreitas, usadas como janelas;
- Torres que aparecem no cruzamento das aberturas;
- Arcos que formam 180°.

As obras da Arte Românica são as igrejas monumentais como as "Igrejas de Peregrinação", que foi também uma das características dessa época, suas pinturas chamadas "Pinturas Românicas", o mosaico, que utilizava a técnica bizantina usando o azul e o dourado para representar o céu, suas esculturas eram realistas para as pessoas não sabiam ler, usassem para narrar às histórias bíblicas, nas igrejas e as pinturas Afresco.

Eu gostei desse estilo, porque as esculturas eram realistas, eles tentavam fazer elas da forma como as pessoas eram e não como imaginavam ser e também pelos mosaicos, admiro o trabalho que eles tiveram para fazer todos os desenhos e colar vidro por vidro.

Dani Faria disse...

Danielle Faria Benedito N°6 1°C

link:http://pt.wikipedia.org/wiki/Estilo_g%C3%B3tico

Estilo gotico.

Entre os seculos século XII até ao início do século XVI. Surge na França no campo da arquitetura (mais especificamente na construção de catedrais) e, acabando por abranger outras disciplinas estéticas, estende-se pela Europa.

Características gerais:

Verticalismo dos edifícios substitui o horizontalismo do Românico;
Paredes mais leves e finas;
Contrafortes em menor número;
Janelas predominantes;
Torres ornadas por rosáceas;
Utilização do arco de volta quebrada;
Consolidação dos arcos feita por abóbadas de arcos cruzados ou de ogivas;
Nas torres (principalmente nas torres sineiras) os telhados são em forma de pirâmide.

A luz é a comunicação do divino, o sobrenatural, é o veículo real para a comunhão com o sagrado, através dela o homem comum pode admirar a glória de Deus e melhor aperceber-se da sua mortalidade e inferioridade. Fisicamente a luz vai ter um papel de importância crucial no interior da catedral, vai-se difundir através dos grandes vitrais numa áurea de misticismo e a sua carga simbólica vai ser reforçada pela acentuação do verticalismo.

Escolhi esse estilo por gosta muito das igrejas altas e pela tecnica que eles usam com o vidro, nunca entrei em nenhuma igreja gotica mas pelas fotos ja tenho ideia de quanto deve ser bonito.

Anônimo disse...

- Estilo: Arte Românica.
- Época:entre os séculos XI e XIII
- Local: Europa;Itália;Alemanha; França;Portugal;Inglaterra.
- Características: as figuras mais usadas eram em relação a religião/igreja, eram representado temas bíblicos. Os elementos compositivos eram fauna e flora. Geralmente os fundos das imagens eram geométricos. E a Iluminura era seu elementos principal;
- Já na arquitetura as características são: abóbadas em forma de berço. Era construções muito fechadas, e com poucas aberturas circulares; e essas aberturas serviam para iluminar e ventilar o lugar. Construções maciças. E monumentos com planta em forma de cruz latina.
- Obra: a arquitetura foi mais usada na construção de templos, igrejas, palácios, e edifícios religiosos, tudo relacionado a religião. E a pintura foi muito usada para a decoração desses lugares com desenhos religiosos também.
- O que eu achei mais interessante ,como naquela época poucos sabiam ler, então eles usavam as pinturas e vitrais para ensinar a população as histórias geralmente da Bíblia;

Bibliografia:
- http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_medieval.htm
- http://www.lyspedia.com/index.php?view=article&catid=37%3Aarte-medieval&id=50%3Aarte-romanica&option=com_content&Itemid=684
- http://www.historiamais.com/arquitetura_medieval.htm

Aluna: Karina Souza
Número: 12
Série: 1° D

Anônimo disse...

Estilo: Arte Gótica
Época: no século XII
A arte gótica surgiu nas proximidades de Paris, em uma região chamada Ílede-France,

As características da arte gótica são:
- Na arquitetura: Vários portais nas construções, ao invés de apenas um como na arte romântica; o uso da abóbada de nervuras; o uso do arco ogival e os pilares de apoio, que faziam com que as paredes pudessem ser mais finas; e o surgimento dos vitrais coloridos, filtrando a luz externa.
- Na pintura: a procura do realismo na representação dos seres que compunham a obra; a impressão de movimento de figuras como anjos e santos; a identificação da figura dos santos com os seres humanos de aparência comum.
- Na escultura: o registro de aspectos da vida humana que as pessoas mais valorizavam na época; a tendência naturalista; o baixo-relevo; e a concepção da figura isolada, sem o suporte de colunas.

Na escultura, o gótico ficou caracterizado novamente pela verticalização, grande naturalismo presente nas obras e o baixo-relevo. Já as pinturas, quase sempre tratavam de assuntos religiosos (santos, anjos, etc.). Na maioria das vezes eram usadas cores claras, revelando uma estreita ligação entre a pintura gótica e a iconografia cristã. Os principais pintores deste período foram Giotto di Bondone (1267 - 1337), Simone Martini (1283 - 1344) e Jan van Eyck (1390 – 1441)

Escolhi a Ate Gótica, por que suas obras muito me chamaram atenção, por seu estilo diferente do que sou acostumada, confesso nunca ter visto algo tão bonito assim. Suas pinturas davam para entender muito bem, o que realmente queriam fala das historias da bíblia..

Bibliografia: http://www.alunosonline.com.br/educacao-artistica/arte-gotica.html
http://www.historiadetudo.com/arte-gotica.html

Aluna: Maria Augusta D. Bondezan
Número: 22
Série: 1º “C”

fer_dolce disse...

estilo:Arte Bizantina
época:século VI
Local:Roma,da Grécia e do Oriente


o nome arte bizantina surgi da expressão artística de caráter religioso do Império Bizantino. No entanto,deve-se lembrar que esta tendencia artística, por meio de influecia politico-religiosa,expandiu-se para região fora das fronteiras imperiais.
O crescente problema nas fronteiras causado pelos barbaros,alen de problemas dentro da Roma com o senado constantemente se envolvendo em questões relacionadas ao reinado dos imperadores,fez com que os imperadores optassem por outras cidades para serem sedes do imperio.O imperados Constantino | transferiu a capital do imperio para Bizancio,antiga cidade renomeada mais tarde para Contantinopla.
O movimento viveu o seu apogeu no seculo V| durante o reinado do imperador Justiniano | ao qual se sucede um perioodo de crise denominado Iconoclasta e que consiste na destruição de qualquer imagem santa devido ao conflito politico entre imperadores e o clero.
Apos a crise iconoclasta, houve uma nova era de ouro de arte bizantina que se extendeu até o fim do império no seculo XV.
A localização de Constantinopla permite a arte bizantina a absorção de influencia vindas de Roma, da Grécia e do Oriente e a interligação de alguns destes diversos elementos culturais num momento de impulso a formação de um estilo repleto de técnica e cor.
A arte bizantina esta intimamente relacionada com a religião obedecendo a um clero fortalecido que possui,alem das suas funções naturais, as funções de organizar tambem as artes e que consequentemente relega os astistas ao papel de meros executores.

eu escolhi a Arte Bizantina por que as imagens que encontrei me chamaram muito a atenção,desenhos religiosos onde eles retratam cada detalhe, muito bonitos,e com desenhos eles os artistas conseguiam relatar os fatos exatamente como é, sem deixar duvidas, pois suas pinturas, e esculturas eram com detalhes e muito bem feitas

site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_bizantina

Aluna: Maria Fernanda Dolce
Numero:23
Serie: 1°C

Anônimo disse...

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=163

http://www.historiadaarte.com.br/artegotica.html

http://www.alunosonline.com.br/educacao-artistica/arte-gotica.html

Arte gótica.

A Arte Gótica deu se por volta de 1.000 até 1.500 durando aproximadamente 400 anos, o estilo gótico teve desenvoltura na Europa, principalmente na França, durante a baixa Idade Média, sendo identificada como a arte das catedrais.
A arquitetura expressa à grandiosidade, a crença na existência de um Deus que vive num plano superior; tudo se volta para o alto, projetando-se na direção do céu, como se vê nas pontas agulhadas das torres de algumas igrejas góticas. A rosácea é um elemento arquitetônico muito característico do estilo gótico e está presente em quase todas as igrejas construídas entre os séculos XII e XIV.
As principais características da arte gótica, na arquitetura: são vários portais nas construções, diferente da arte romântica que se usa apenas um, o uso da abóboda de nervuras, o uso do arco ogival e os arcos de apoio que serviam para que as paredes pudessem ser mais finas
Na pintura: procurava o realismo nos seres da obra, a impressão de movimentos de figuras como anos e santos, a identificação da figura dos santos como um humano comum.
Na escultura: O baixo relevo, a tendência naturalista, a concepção da figura isolada, sem suporte de colunas e o registro de aspectos da vida humana.
A arte gótica é algo que me chama muito atenção, pela grandiosidade dessas obras, devido a isso eu escolhi essa Arte, descobri vários significados quanto a isso, como: Quanto mais alto, mais perto de Deus, rosácea, sempre era uma homenagem a Maria e assim por diante.

Vinicius Dias de Lima n° 29 1° ano B 02/09/2011

Anônimo disse...

Não gostei.
não da pra descreve oque realmente é,não gostei das cores muito apagadas e tambem passa uma expreçao estranha.
http://davincigallery.net/art/titlePage.do?tab=title&subtab=title.list&titleId=21311





Gostei,Porque me chamou atençao pelas cores,pela açao das pessoas e por ser espontânio.
Abstracción 3
Oloe - 50 x 61 x 2 cm - 2010
Marín Bonacasa

http://davincigallery.net/art/titlePage.do?tab=title&subtab=title.list&titleId=20581

VAMUNHA
MISTA A/S/T + MASSA PIGMENTADA - 40 x 30 x 0 cm - 12/2010
Fernando Naviskas
espressionismo


thais stephany nº 2ºA

Isabela Faria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabela Faria disse...

ESTILO GÓTICO
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estilo_g%C3%B3tico
http://www.alunosonline.com.br/educacao-artistica/arte-gotica.html
Durante a idade médica, século XII, na Europa.
Caracteristicas:
Na arquitetura vários portais nas construções, ao invés de apenas um como na arte romântica. O uso da abóbada de nervuras. O uso do arco ogival e os pilares de apoio, que faziam com que as paredes pudessem ser mais finas. Surgimento dos vitrais coloridos
Na pintura, a procura do realismo na representação dos seres que compunham a obra. A impressão de movimento de figuras como anjos e santos. A identificação da figura dos santos com os seres humanos de aparência comum.
Na escultura, o registro de aspectos da vida humana que as pessoas mais valorizavam na época. A tendência naturalista. O baixo-relevo. A concepção da figura isolada, sem o suporte de colunas.
Achei o Estilo Gótico diferente, interessante e ao mesmo tempo um pouco assustador.

Isabela Faria - n13 - 1C

Anônimo disse...

http://www.historiadaarte.com.br/bizantina.html

http://www.brasilescola.com/historiag/arte-bizantina.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_bizantina

Tema: Arte Bizantina .
Época :A arte bizantina teve seu grande apogeu no século VI,
ocorreu durante o reinado de Justiniano ( 526-565 d.C.)
Local: Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente .

Caracteristica : A arquitetura das igrejas foi a que recebeu maior atenção da arte bizantina, elas eram planejadas sobre uma base circular, octogonal ou quadrada imensas cúpulas, criando-se prédios enormes e espaçosos totalmente decorados. A aceitação do cristianismo a partir do reinado de Constantino e sua oficilização por Teodósio procuraram fazer com que a religião tivesse um importante papel como difusor didático da fé ao mesmo tempo que serviria para demonstrar a grandeza do Imperador que mantinha seu caráter sagrado e governava em nome de Deus. O mosaico é a expressão máxima da arte bizantina e, não se destinando somente a decorar as paredes e abóbadas, serve também de fonte de instrução e guia espiritual aos fiéis, mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas,e dos vários imperadores.
A Catedral de Santa Sofia Silva é um dos grandes triunfos da técnica bizantina

Eu gostei bastante dessa imagem http://1.bp.blogspot.com/-7Y4PPzf_utg/Tfa5GjFbzFI/AAAAAAAAAFU/6UYH0MYt9eg/s1600/mosaico.jpg
ela é perfeita, tem um efeito de pintura ..
Enfim, a arte bizantina, os mosaicos, vitrais e etc .. é uma arte que retrata os acontecimentos daquela época, dos dicípulos, de Jesus , e reis ..
as imagens são muito perfeitas,e concerteza muito bem feitas como fotografias mesmo :)e os desenhos feitos em abóbadas e cúpulas são muito interessantes e bonitos.

Aluna : Flávia Caroline Batistella nº : 07 1ºC

Anônimo disse...

Nome do site / URL: http://www.pitoresco.com.br/art_data/arte_bizantina/index.htm

Estilo que escolheu: Arte Bizantina
Época:Século 5º
Local:Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente
Características:Mosaico
O mosaico é a expressão máxima da arte bizantina e, não se destinando somente a decorar as paredes e abóbadas, serve também de fonte de instrução e guia espiritual aos fiéis, mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas,e dos vários imperadores. Plasticamente, o mosaico bizantino não se assemelha aos mosaicos romanos; são confeccionados com técnicas diferentes e seguem convenções que regem também os afrescos. Neles, por exemplo, as pessoas são representadas de frente e verticalizadas para criar certa espiritualidade; a perspectiva e o volume são ignorados e o dourado é utilizado em abundância, pela sua associação a um dos maiores bens materiais: ouro.
A arquitetura teve um lugar de destaque, operando-se nela a importantes inovações. Foi herdeira do arco, da abóbada e da cúpula, mas também, do plano centrado, de forma quadrada ou em cruz grega, com cúpula central e absides laterais.
A expressão artística do período influenciou também a arquitectura das igrejas. Elas eram planeadas sobre uma base circular, octogonal ou quadrada rematada por diversas cúpulas, criando-se edifícios de grandes dimensões, espaçosos e profusamente decorados.Nos séculos VIII e IX, o mundo bizantino foi dilacerado pela questão iconoclasta, uma controvérsia sobre o uso de pinturas ou entalhes na vida religiosa. Toda representação humana que fosse realista poderia ser considerada uma violação ao mandamento de não adorar imagens esculpidas. O imperador Leão III proibiu qualquer imagem em forma humana de Cristo, da Virgem, santos ou anjos. Como resultado, vários artistas bizantinos migraram para o Ocidente. Em 843, a lei foi revogada.
1. Uso de materiais nobres;
2. ênfase no colorido;
3. arte de profundo caráter religioso;
4. construção de igrejas espaçosas e monumentais;
5. destaque para o uso de marfim nas esculturas;
6. larga difusão dos mosaicos, com finalidade religiosa.
Comentário pessoal - o que você achou do estilo: gostei muito por que mosaico se você for para para pensar é meio difícil de se fase ate mesmo no trabalho eu tive dificuldades imagina se fosse pra ser feito de verdade,

1A
nome: leonardo martinez
n°: 17

Anônimo disse...

pt.wikipedia.org/wiki/arte_românica

algarvivo.com/arqueo/romano

estilo:arte românica

obra:mosaico

O estilo é visto principalmente nas igrejas católicas construídas após a expansão do cristianismo pela Europa e foi o primeiro depois da queda do Império Romano a apresentar características comuns em várias regiões. Até então a arte tinha se fragmentado em vários estilos, sendo o românico.
A arquitetura em pedra vem reforçar a característica de monumentalidade e fortaleza, possível depois de toda a evolução dos meios construtivos. Os conjuntos arquitectónicos seguem, geralmente, a planta basilical, uma, três ou cinco naves (geralmente três), colunas que sustentavam as abóbadas e um aspecto maciço e horizontal (mesmo que muitas das igrejas sejam bem altas). As paredes são cegas, pois não é possível, ou é muito difícil, abrir grandes janelas nas paredes, já que elas servem como estrutura e suportam todo o teto. Haverá grande decoração, externa e internamente, através de esculturas nos tímpanos nas portas de entrada e nos capitéis e colunas, e pintura parietal nas ábsides e abóbadas das naves.
. Em meados do século passado, o chamado “mosaico das musas” da villa romana de Torre de Palma, em Monforte, constitui o mais notável exemplar do seu tipo conhecido até hoje em Portugal.
Depois de ter sido objecto de demorado restauro, apresenta-se agora ao público toda a sua parte figurativa, onde alguns dos quadros mitológicos representam autênticas obras-primas, tanto do ponto de vista pictural como do ponto de vista mosaicista. É este o caso do “coro das Musas”, do chamado “triunfo indiano de Baco”, das cenas trágicas de Medeia, meditando no infanticídio, e de Hércules, enlouquecido por Juno, preparando-se para matar a mulher e os filhos.

eu gostei do mosaico mas é uma obra que trata-se de muita paciência e eu nao sei se teria para fazer e ficar preenchendo os espacinhos.
e o que eu acho interesante é que o mosaico pode ser feito nao só com o vidro e sim com outros tipos de materiais.

nome:matheus dos santos pessoa

numero:24

1 ano c

Luuh' disse...

Escolhi: Arte gótica.
URL: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=163
http://artesnoite.blogspot.com/2011/08/arte-gotica.html
http://mundoeducacao.uol.com.br/artes/arte-gotica.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estilo_g%C3%B3tico
A divisão da arte gótica

1º Período – De 1100 a 1200, denominado de período de transição ou gótico primitivo.
2º Período – De 1200 a 1300, denominado de período gótico lanceolado.
3º Período – De 1300 a 1400, denominado de período gótico irradiante.
4º Período – De 1400 a 1500, denominado de período gótico flamejante ou “flamboyant”.
Local: No começo do século XII, a arquitetura predominante ainda é a românica, mas já começaram a aparecer as primeiras mudanças que conduziram a uma revolução profunda na arte de projetar e construir grandes edifícios.
Características na arquitetura:
*Foi a principal expressão da Arte Gótica e propagou-se por diversas regiões da Europa, principalmente com as construções de imponentes igrejas;
*Apoiava-se nos princípios de um forte simbolismo teológico, fruto do mais puro pensamento escolástico;
*As paredes eram a base espiritual da Igreja;
*Os pilares representavam os santos;
*Os arcos e os nervos eram o caminho para Deus;
*Nos vitrais pintados e decorados se ensinava ao povo, por meio da mágica luminosidade de suas cores, as histórias e relatos contidos nas Sagradas Escrituras;
*A construção gótica, de modo geral, se diferenciou pela elevação e desmaterialização das paredes, assim como pela especial distribuição da luz no espaço;
*Inovações arquitetônicas mais importantes desse período: o arco em ponta, responsável pela elevação vertical do edifício, e a abóbada cruzada, que veio permitir a cobertura de espaços quadrados, curvos ou irregulares.
- A primeira das catedrais construídas em estilo gótico puro foi a de Saint-Denis, em Paris, e a partir desta, dezenas de construções com as mesmas características serão erguidas em toda a França. A construção de uma Catedral passou a representar a grandeza da cidade, onde os recursos eram obtidos das mais variadas formas, normalmente fruto das contribuições dos fiéis, tanto membros da burguesia com das camadas populares; normalmente as obras duravam algumas décadas, algumas mais de século.
- Elementos arquitectónicos
*Interior: Arcada, abóbada de nervuras, arco quebrado, clerestório, coluna, rosácea, trifório, vitral
*Exterior: Arcobotante, arquivolta, cogulho, contraforte, gablete, gárgula, florão, jamba, pináculo, portal, tímpano, torre, traceria
- Áreas da catedral
- Ábside, capelas radiantes ou ábsides secundárias, coro, cruzeiro, deambulatório ou charola, nave, narthex, transepto
-Arquitectura secular

...

Luuh' disse...

...Continuação
Características na escultura:
*Desenvolveu-se paralelamente à arquitetura das Igrejas e está presente nas fachadas, tímpanos e portais das catedrais, que foram o espaço ideal para sua realização;
*Caracterizou-se por um calculado naturalismo que, mais do que as formas da realidade, procurou expressar a beleza ideal do divino; no entanto;
*A escultura pode ser vista como um complemento à arquitetura, na medida em que a maior parte das obras foi desenvolvida separadamente e depois colocadas no interior das Igrejas;
*As estátuas eram alongadas e não possuíam qualquer movimento, com um acentuado predomínio da verticalidade, o que praticamente as fazia desaparecer;
*A rejeição à frontalidade é considerado um aspecto inovador;
*Rotação das figuras passa a idéia de movimento, quebrando o rigorismo formal.
- As figuras vão adquirindo naturalidade e dinamismo, as formas se tornam arredondadas, a expressão do rosto se acentua e aparecem as primeiras cenas de diálogo nos portais.

Características na pintura:
*Teve um papel importante na arte gótica;
*Pretendeu transmitir não apenas as cenas tradicionais que marcam a religião, mas a leveza e a pureza da religiosidade, com o nítido objetivo de emocionar o expectador;
*Caracterizada pelo naturalismo e pelo simbolismo, utilizou-se principalmente de cores claras;
“Em estreito *contato com a iconografia cristã, a linguagem das cores era completamente definida: o azul, por exemplo, era a cor da Virgem Maria, e o marrom, a de São João Batista;
*Manifestação da idéia de um espaço sagrado e atemporal, alheio à vida mundana, foi conseguida com a substituição da luz por fundos dourados.
- Essas técnicas e conceitos foram aplicados tanto na pintura mural quanto no retábulo e na iluminação de livros.

Comentário pessoal: Foi a que mais me interessou pela forma que eram feitas as igrejas, vitrais e tudo mais. Achei que, das três, é a mais detalhada e que chama mais atenção por suas igrejas altíssimas com várias janelas, vitrais complexos e, interiormente, o modo como são feitos os tetos, com abóbodas. Gostei muito.

Luana Josiara Batista - Nº17 - 1ºB

Carool Santana disse...

URL: http://www.sobre.com.pt/historia-da-arte-arte-romanica

http://www.pitoresco.com.br/art_data/romanico/index.htm


Arte Românica.

Época e Local: Arte românica é aquela se desenvolveu na Europa nos Séculos 11 e 12.

Características:
A arte romanesca em geral é caracterizada por sua criatividade na resolução de problemas , tendo lançado as bases para o estilo gótico que lhe sucedeu.
-Característica da arquitetura:
Igrejas e mosteiros são as principais obras da arquitetura do período. Seus arcos arredondados e o sistema de abóbadas talvez sejam as influências mais diretas da arquitetura do antigo Império Romano.

-Característica da Pintura:
Naquela época poucas pessoas sabiam ler, por isso a Igreja recorria à pintura e à escultura para narrar histórias bíblicas ou comunicar valores religiosos aos fiéis. A pintura românica desenvolveu-se sobretudo nas grandes decorações murais, através da técnica do afresco. Os motivos usados pelos pintores eram de natureza religiosa. As características essenciais da pintura românica foram: a deformação (a figura de Cristo, é sempre maior do que as outras que o cercam) e o colorismo (emprego de cores chapadas, sem preocupação com meios tons ou jogos de luz e sombra).

-Característica da escultura:
A escultura, em especial, trouxe de volta aos trabalhos o senso de monumentalidade. As figuras retratadas são esbeltas e com deformações que realçam sua expressividade. Há vários exemplos de emprego do relevo.

-Característica da Ourivesaria:
O desenvolvimento da ourivesaria foi importante nesse período. Essa arte teve um caráter religioso, tendo por isso se voltado para a fabricação de objetos com relicários, cruzes, estatuetas, Bíblias e para a decoração de altares.


Comentário pessoal: Eu escolhi a arte românica pois a arquitetura das igrejas me chamaram atenção por sua grande extensão, uma das igrejas que eu mais gostei foi a Catedral de Pisa que agora é chamada torre de Pisa, eu gostei dela por ser tão alta e até hoje estar me pé mesmo o o terreno ter inclinado com o tempo.

Anônimo disse...

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=146

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2005/07/14/001.htm

ARTE ROMÂNICA
Época: século XI até o início do século XIII
Local: Europa
Características gerais do estilo românico:
1 – substituição do teto de madeira por abóbadas.
2 – grande espessura das paredes, poucas janelas.
3 – consolidação das paredes por contrafortes ou gigantes para dar sustentação ao prédio.
4 – consolidação dos arcos por meio de arquivoltas.
Uma das obras da arte românica é o mosaico.

Gostei do estilo, porque lembra muito aqueles filmes antigos, por causa dos detalhes e gostei também do estilo mosaico que é usado na arte românica.

Karen Cristhine Sibel Camargo Nº17 1ºC

Anônimo disse...

ARTE BIZANTINA

EPOCA:século IV
LOCAL:Constantinopla,Imperio Romano.
CARACTERISTICAS:de caráter totalmente religioso, este estilo se caracterizou pela sua função educativa.A arte bizantina tinha o fim de orientar os cristãos a respeito da vida de Jesus Cristo.Os simbolos da arte bizantina eram os mosaicos que usavam muito dourado.
A arquitetura também foi um estilo artístico dominante nessa época, principalmente a das igrejas, que eram geralmente construídas sobre uma base circular, octogonal ou quadrada, continham grandes cúpulas, eram vastas e ricamente decoradas.A arte bizantina sobreviveu até a queda de Constantinopla, em 1453.
ARQUITETURA:a Igreja de Santa Sofia, localizada em Istambul, obra dos arquitetos Antêmio de Tralles e Isidoro de Mileto.
PINTURA:a pintura bizantina não teve grande desenvolvimento.
ESCULTURA:o trabalho com o marfim, principalmente os dípticos, obra em baixo relevo, formada por dois pequenos painéis que se fecham, ou trípticos, obras semelhantes às anteriores, porém com uma parte central e duas partes laterais que se fecham.
MOSAICO:figura com pequenos pedaços de pedras colocadas sobre o cimento fresco de uma parede. A arte do mosaico serviu para retratar o Imperador ou a imperatriz, destacando-se ainda a figura dos profetas.

COMENTARIO PESSOAL:eu escolhi a arte bizantina porque,ela retrata a religiosidade,é muito legal ver as pedrinhas colocadas uma a uma no mosaico,e depois,sair uma história dali.


HTTP://www.historiadetudo.com/arte-bizantina.html

www.infoescola.com/artes/arte-bizantina/

www.brasilescola.com/historiag/arte-bizantina.htm

www.historiadaarte.com.br/bizantina.html



Valéria C.de Oliveira
1 ano b
num:28

Anônimo disse...

Olá Professora!

Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_bizantina
http://cultura.portaldomovimento.com/arte_bizantina.html
Estilo: Arte Bizantina
Época: A Arte Bizantina teve seu grande apogeu no século VI, durante o reinado do Imperador Justiniano. (526-565 D.C)
Local: Cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, e desenvolveu-se a princípio incorporando características provenientes de regiões orientais, como a Ásia Menor e a Síria.
Característica: O mosaico foi a característica principal do período e suas características de criação influenciaram mais tarde a arte gótica.
Mosaico
O mosaico é a expressão máxima da arte bizantina e, não se destinando somente a decorar as paredes e abóbadas, serve também de fonte de instrução e guia espiritual aos fiéis, mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas,e dos vários imperadores. Plasticamente, o mosaico bizantino não se assemelha aos mosaicos romanos; são confeccionados com técnicas diferentes e seguem convenções que regem também os afrescos.
Arquitetura
A arquitetura teve um lugar de destaque, operando-se nela as importantes inovações. Foi herdeira do arco, da abóbada e da cúpula, mas também, do plano centrado, de forma quadrada ou em cruz grega, com cúpula central e absides laterais.
A expressão artística do período influenciou também a arquitetura das igrejas. Elas eram planeadas sobre uma base circular, octogonal ou quadrada rematada por diversas cúpulas, criando-se edifícios de grandes dimensões, espaçosos e profusamente decorados.

Escultura
Este gosto pela decoração, aliado à aversão do cristianismo pela representação escultórica de imagens (por lembrar o paganismo romano), faz diminuir o gosto pela forma e consequentemente o destaque da escultura durante este período. Os poucos exemplos que se encontram são baixos-relevos inseridos na decoração dos monumentos.
Pintura
No século V, em Bizâncio, emergiu um novo império cristão que duraria mil anos, criando uma nova forma de arte, nascida do Cristianismo. Em Roma, nas antigas catacumbas cristãs, há uma série de murais que datam das perseguições aos cristãos nos séculos III e IV. São os primeiros exemplos de pintura no Período Bizantino.
Opinião: Eu escolhi a Arte Bizantina, pelos mosaicos terem me prendido a atenção. É uma arte bem diferente e interessante. É algo utilizado até hoje e que eu acharia interessante aprender.
A forma como eles faziam as Igrejas com cúpulas no teto, e bem decoradas. Lindo!

Nome: Anna Paula Gouveia Pivetta
Número: 04 Turma: 1ºB

Anônimo disse...

http://www.brasilescola.com/historiag/arte-bizantina.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arte-bizantina/arte-bizantina-1.php
http://www.pegue.com/artes/arquitetura_bizantina.htm
http://www.youtube.com/watch?v=Okcinx3AOks

escolhi: Arte Bizantina
época: seculo IV
local: Constantinopla, Bizâncio

originou-se na cidade de Bizâncio, mais foi em Constantinopla que se desenvolveu no século IV.
tem como características principais, as construções de igrejas, na qual se destaca a Igreja de Santa Sophia, que demorou aproximadamente 6 anos para ser construida.
a pintura é caracterizada por 3 elementos principais: as miniaturas, os ícones e os afrescos.
tratando-se de esculturas, eram feitas principalmente de marfim,e os mosaicos até hoje muito utilizados, eram colocados sobre as paredes com cimentos frescos. a arte do mosaico serviu para retratar o Imperador e a Imperatriz, destacando tambem o grande carater religioso.

das obras podemos citar:
*Igreja Santa Sophia, Turquia;
*Igreja Ortodoxa, Servia;
*Anastasis,afresco, Kariye Camii, Igreja do Salvador;
*Natividade, Igreja Pantanassa Mistra;
*mosaico da Imperatriz Teodora;
entre outros...

Gostei desta arte principalmente pela sua arquitetura, as igrejas desta época são belissimas e enormes... as pinturas religiosas que dão um certo ar de mistério.
principalmente pelo cristianismo s
ter sido obrigatório, as pinturas que foram feitas são muito expressivas.


Aluna: Alana Caroline Paintner N: 1 1 A

Sáah disse...

.http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2005/07/14/000.htm
.http://www.historiadetudo.com/arte-gotica.html

Estilo : Arte Gótica
época : 1.100 há 1.500 século V
Local:Europa Ocidental

A arte gótica, estilo artístico desenvolvido na Europa Ocidental, está diretamente ligada ao contexto histórico da época de sua criação.
No fim da Idade Média, o velho continente se deparou com o renascimento comercial, a decadência do feudalismo, juntamente com tudo isso, uma série de mudanças de caráter ideológico, filosófico e religioso.

Bom uma das Obras que eu andei pesquisando , a que eu mais gostei foi a Sainte-Chapelle, eu escolhi A Arte Gótica porque gostei dos Estilos de Igrejas que eles Construíam naquela época , igrejas Altas , gostei bastante dos estilos

Samara Da Costa 1°C N:29

Anônimo disse...

URL: http://www.historiadaarte.com.br/artegotica.html
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2005/07/14/000.htm
http://www.alunosonline.com.br/educacao-artistica/arte-gotica.html
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=163

Estilo: Arte Gótica.

A arte gótica foi iniciada no século XII, entre os anos de 1150 e 1500, em uma região chamada Ílede-France, nas proximidades de Paris.
Essa arte tem como principais características o verticalismo, arco quebrado ou ogival, abóbada de arcos cruzados e o vitral. A arquitetura, escultura e pintura são alguns dos modos mais conhecidos com a arte gótica.

Comentário pessoal: Gostei muito da arte gótica, pois ela reflete o desenvolvimento das cidades mesmo esta estando presa a religiosidade. Esse estilo de arte me chamou a atenção por ser um estilo próprio dos artistas e por ser um estilo muito diferenciado do tradicional daquela época.

Aluna: Carine dos Santos Garcez N° 03 1° C

guilherme disse...

Guilherme Mafra Claviço N° 11 1°A
Olá professora
Sites:http://www.historiadaarte.com.br/bizantina.html
http://www.infoescola.com/artes/arte-bizantina/
Época: do século VI ao século XVI
Local:Constantinopla capital do império romano do ocidente
Características: Uso de materiais nobres, ênfase no colorido, arte de profundo caráter religioso, construção de igrejas espaçosas e monumentais, destaque para o uso de marfim nas esculturas, larga difusão dos mosaicos, com finalidade religiosa.
As obras da arte bizantina são os mosaicos que é uma das principais marcas da arte bizantina.
Eu acho a arte bizantina muito rica nos detalhes, no colorido e nos brilhos.
Acho muito legal os mosaicos das igrejas bizantinas

Anônimo disse...

http://www.lyspedia.com/index.php?view=article&catid=37%3Aarte-medieval&id=50%3Aarte-romanica&option=com_content&Itemid=684
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_rom%C3%A2nica

Arte românica é o nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII, durante o período da história da arte comumente conhecido como "românico". O estilo é visto principalmente nas igrejas católicas construídas após a expansão do cristianismo pela Europa e foi o primeiro depois da queda do Império Romano a apresentar características comuns em várias regiões. Até então a arte tinha se fragmentado em vários estilos, sendo o românico o primeiro a trazer uma unidade nesse panorama.

Características
A Iluminura é o elemento principal da arte Românica. São características principais da arte Românica: representação de temas religiosos narrativos da bíblia, ênfase na relação figura - fundo tendo geométricos, fauna e flora como elementos compositivos, ritmo e simetria dos elementos, figuras esquemáticas visto que o principal a ser trabalhado era a temática e não a pesquisa anatômica como nos gregos, desproporção, os estilos diferem entre as regiões, uso do mármore colorido.

Escultura:São características principais da escultura Românica: sofrem deformações para acompanhar a arquitetura sendo usadas inclusive para preencher espaço nela.

Pintura: Afrescos para decoração, no lugar dos mosaicos Bizantinos, nas paredes e abóbadas. A pintura era utilizada também em peças de madeira grandes ou pequenas que poderiam servir como decoração para o altar, como um painel, ou em retábulos que poderiam ser levados até as pessoas mais facilmente para ensiná-las.

Arquitetura:A arquitetura Românica tem como principais características: fachadas com frontão e rosácea (abertura circular que servia para iluminar e ventilar os templos, visto que estes eram construções muito fechadas), templos com abóbadas em forma de berço, cúpula e de aresta, monumentos com planta em forma de cruz latina, prolongando o transepto, posteriormente utilizando dois, para acomodar mais fiéis, as construções eram maciças, com aberturas pequenas, altas e em número reduzido, presença de torres laterais com campanário.

Eu escolhi esse tema porque foi o que eu mais me interessei, gostei muito das suas formas. O auge das esculturas foi quando começa o estilo realista. A escultura é sempre ligada á arquitetura e é feita sem deixar espaços sem uso. A pintura também me chamou muita atenção, a pintura era um meio de levar a mensagem do cristianismo.

Aluna: Carla Maria Roveron Nº 04 1ºC

Morgana Pereira disse...

Nome do site / URL : http://www.lyspedia.com/index.php?view=article&catid=37%3Aarte-medieval&id=51%3Aarte-gotica&option=com_content&Itemid=684 , http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arte-gotica/arte-gotica-13.php

O Estilo : Arte Gótica
Época: 1200 até 1300 d.C.
Local: França
Características:Reveste-se dos típicos caracteres de verticalidade na forma alongada das figuras, recolhidas em nichos limitados por cogumelos e cobertas por baldaquinos, na rigidez das posições, no planejamento das vestes, que caem freqüentemente em pregas paralelas, como caneluras de uma coluna. As cabeças são, por vezes, mais “mexidas”, voltadas para a direita ou para a esquerda, inclinadas para a frente ou dobradas para trás. As feições são caracterizadas, de forma que o fiel possa reconhecer facilmente a personagem representada; as estátuas de Virgem e, em geral, de todas as figuras femininas, têm proporções mais alongadas e são, muitas vezes, dispostas numa posição curvilínea, de maneira a desenharem um S. A arte Gótica divide-se em quatro períodos: Primitivo, Lanceolado, Irradiante e Flamejante.O termo Gótico foi utilizado pelos italianos renascentistas, que consideravam a Idade Média como a idade das trevas, época de bárbaros, e como para eles os godos eram o povo bárbaro mais conhecido, utilizaram a expressão gótica para designar o que até então chamava-se “Arte Francesa ”.

Morgana Pereira disse...

Continuação :Arquitetura: Sobre as características da arquitetura gótica encontra-se que: as paredes eram a base espiritual da Igreja, os pilares representavam os santos, e os arcos e os nervos eram o caminho para Deus. A arquitetura gótica medieval, entre os séculos XII e XVI, caracterizada pela forma ogival das abóbadas e dos arcos, bem como o revivalismo gótico que alastrou pela Europa no século XIX e nos primeiros anos do século XX, parece querer desmaterializar a pedra das catedrais e dos palácios, apresentados em superfícies de nós, laços e cruzamentos labirínticos, erguendo a força das linhas verticais à potência do infinito e manifestando assim uma necessidade de expressão espiritual.
Vitrais: Elemento que veio iluminar e decorar as catedrais antes escuras e fechadas. Servia como complemento ao ensino dos temas religiosos, com poucas personagens, colorido marcante, desenho variado e como elementos compositivos o uso da fauna, flora e dourado.
Pintura: Utilizada de forma narrativa, de fuga da realidade, com fundo dourado e colorido marcante. Deformava-se a imagem em função da arquitetura verticalista. Extremamente coerente com a iconografia cristã, a linguagem das cores era completamente definida: o azul, por exemplo, era a cor da Virgem Maria, e o marrom, a de São João Batista. A manifestação da idéia de um espaço sagrado e atemporal, alheio à vida mundana, foi conseguida com a substituição da luz por fundos dourados. Tais técnicas e conceitos foram aplicados tanto na pintura mural quanto no retábulo e na iluminação de livros.
Arte:
A arte Gótica divide-se em quatro períodos: Primitivo, Lanceolado, Irradiante e Flamejante.O termo Gótico foi utilizado pelos italianos renascentistas, que consideravam a Idade Média como a idade das trevas, época de bárbaros, e como para eles os godos eram o povo bárbaro mais conhecido, utilizaram a expressão gótica para designar o que até então chamava-se “Arte Francesa ”.
Escultura: A escultura gótica desenvolveu-se paralelamente à arquitetura das Igrejas e está presente nas fachadas, tímpanos e portais das catedrais, que foram o espaço ideal para sua realização. Caracterizou-se por um calculado naturalismo que, mais do que as formas da realidade, procurou expressar a beleza ideal do divino; no entanto a escultura pode ser vista como um complemento à arquitetura, na medida em que a maior parte das obras foi desenvolvida separadamente e depois colocadas no interiro das Igrejas, não fazendo parte necessariamente da estrutura arquitetônica.
Comentário : Eu escolhi a Arte Gótica porque eu gostei do estilo das catedrais , a catedral que eu mais gostei foi a King’s College da Inglaterra .
Aluna : Morgana Pereira de Souza Nº 25 1ºB

Anônimo disse...

época:seculo VI
local:roma grécia orienteA arquitetura das igrejas foi a que recebeu maior atenção da arte bizantina, elas eram planejadas sobre uma base circular, octogonal ou quadrada imensas cúpulas, criando-se prédios enormes e espaçosos totalmente decorados.

A Igreja de Santa Sofia (Sofia = Sabedoria), na hoje Istambul, foi um dos maiores triunfos da nova técnica bizantina, projetada pelos arquitetos Antêmio de Tralles e Isidoro de Mileto, ela possui uma cúpula de 55 metros apoiada em quatro arcos plenos.Tal método tornou a cúpula extremamente elevada, sugerindo, por associação à abóbada celeste, sentimentos de universalidade e poder absoluto. Apresenta pinturas nas paredes, colunas com capitel ricamente decorado com mosaicos e o chão de mármore polido.O mosaico é expressão máxima da arte bizantina e não se destinava apenas a enfeitar as paredes e abóbadas, mas instruir os fiéis mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas e dos vários imperadoreshttp://www.historiadaarte.com.br/bizantina.html.eu costei dessa arte porque ela e bem interesante porque os cara fazia sua arte em qualquer lugaar no chão no marmore nas paredes e retratava a historia de cristo então é só isso prof um abraço tchau.nome thiago novak lazzarim n27 1A.

Anônimo disse...

Guilherme Francelino Silva n:10 1A
Estilo:Arte gotica
Época:1200 A 1300 d.c
Local:França
No século XII, entre os anos 1150 e 1500, tem início uma economia fundamentada no comércio. Isso faz com que o centro da vida social se desloque do campo para a cidade e apareça a burguesia urbana.

No começo do século XII, a arquitetura predominante ainda é a românica, mas já começaram a aparecer as primeiras mudanças que conduziram a uma revolução profunda na arte de projetar e construir grandes edifícios.A arquitetura expressa a grandiosidade, a crença na existência de um Deus que vive num plano superior; tudo se volta para o alto, projetando-se na direção do céu, como se vê nas pontas agulhadas das torres de algumas igrejas góticas. A rosácea é um elemento arquitetônico muito característico do estilo gótico e está presente em quase todas as igrejas construídas entre os séculos XII e XIV.Outros elementos característicos da arquitetura gótica são os arcos góticos ou ogivais e os vitrais coloridíssimos que filtram a luminosidade para o interior da igreja.As catedrais góticas mais conhecidas são: Catedral de Notre Dame de Paris e a Catedral de Notre Dame de Chartres.As esculturas estão ligadas à arquitetura e se alongam para o alto, demonstrando verticalidade, alongamento exagerado das formas, e as feições são caracterizadas de formas a que o fiel possa reconhecer facilmente a personagem representada, exercendo a função de ilustrar os ensinamentos propostos pela igreja.Arte gotica mostra expressa a grandiosidade de Deus na s igrejas
http://www.historiadaarte.com.br/artegotica.html

Anônimo disse...

epoca: no final do século XI e XII
local:Roma A pintura românica desenvolveu-se sobretudo nas grandes decorações murais, através da técnica do afresco, que originalmente era uma técnica de pintar sobre a parede úmida.A primeira coisa que chama a atenção nas igrejas românicas é o seu tamanho. Elas são sempre grandes e sólidas. Daí serem chamadas: fortalezas de Deus. A explicação mais aceita para as formas volumosas, estilizadas e duras dessas igrejas é o fato da arte românica não ser fruto do gosto refinado da nobreza nem das idéias desenvolvidas nos centros urbanos, é um estilo essencialmente clerical. A arte desse período passa, assim a ser encarada como uma extensão do serviço divino e uma oferenda à divindade.A mais famosa é a Catedral de Pisa sendo o edifício mais conhecido do seu conjunto o campanário que começou a ser construído em 1.174. Trata-se da Torre de Pisa que se inclinou porque, com o passar do tempo, o terreno cedeu.site http://www.historiadaarte.com.br/arteromanica.html. eu achei da arte romanica interesante principalmente por causa dessa igreja que ficou linda e suas belas arquitetura e foi a que mais me chamou a atenção nome;felipe novak lazzarim n;08 1;A

Anônimo disse...

Larissa Soares Perin N°: 29 1°D

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_rom%C3%A2nica
http://www.historiadaarte.com.br/arteromanica.html



Arte Românica.
Surgiu entre os séculos XI e XIII, durante o período da história da arte comumente conhecido como "româniico" , Na Europa .
As características sãao :
•Abóbodas no telhado das basílicas;
•Pilares maciços que sustentava as paredes espessas;
•Aberturas raras e estreitas, usadas como janelas;
•Torres que aparecem no cruzamento das aberturas;
•Arcos que formam 180°.

Obras :

MOSAICO
A técnica da decoração com mosaico, isto é, pequeninas pedras, de vários formatos e cores, que colocadas lado a lado vão formando o desenho, conheceu seu auge na época do românico. Usado desde a Antigüidade, é originária do Oriente onde a técnica bizantina utilizava o azul e dourado, para representar o próprio céu.

Gostei deste estilo porque elles fasem as esculturas das pessoas coomo ela sãao e nao modifica nada nao fais a pessoa maiis bonita fais como ela é de verdade e nao como imaginaa (: '

Anônimo disse...

http://www.historiadaarte.com.br/artegotica.html
ESTILO:ARTE GÓTICA
ÉPOCA:400 anos de mais ou menos 1.100 até 1.500
LOCAL:surgiu na França e se espalhou rapidamente através da Europa ocidental
CARACTÉRISTICAS:Verticalismo dos edifícios substitui o horizontalismo do Românico;
Paredes mais leves e finas;
Contrafortes em menor número;
Janelas predominantes;
Torres ornadas por rosáceas;
Utilização do arco de volta quebrada;
Consolidação dos arcos feita por abóbadas de arcos cruzados ou de ogivas;
Nas torres (principalmente nas torres sineiras) os telhados são em forma de pirâmide.
OBRAS:A arquitetura gótica fez surgir o interesse pelos vitrais. O Abade Suger de Saint-Denis sublinhava sempre o efeito miraculoso produzido pelos janelões nas igrejas góticas, como em Saint-Denis e na Catedral de Chartres. Com o tempo, o vitral passou a ocupar o lugar da iluminura, como forma pictural dominante. O majestoso Habacuc, na Catedral de Bruges, em uma das janelas da série com profetas no Velho Testamento, está diretamente ligado ao estilo de Nicholas de Verdun. A construção dos vitrais requeria um planejamento metódico dos projetos, para o qual não havia precedentes na pintura românica. Os procedimentos de construção de vitrais podem ser estudados em parte na obra de Villard de Honnecourt, arquiteto que trabalhou em 1240. O período de 1200 a 1250 pode ser considerado a idade de ouro dos vitrais. Com o tempo, a iluminura recuperou seu espaço. Entretanto, sua elaboração foi profundamente influenciada pelo vitral e pela escultura em pedra.
A pintura (a representação de imagens numa superfície) durante o período gótico era praticada em quatro principais ofícios: afrescos, painéis, iluminura de manuscritos e vitrais. Os afrescos continuaram a ser utilizados como o principal ofício pictográfico narrativo nas paredes de igrejas no sul da Europa como continuação de antigas tradições cristãs e românicas. No norte, os vitrais foram os mais difundidos até ao século XV. A pintura de painéis começou na Itália no século XIII e espalhou-se pela Europa, tornando-se a forma dominante no século XV, ultrapassando mesmo os vitrais. A iluminura de manuscritos representa o mais completo registo da pintura gótica, fornecendo um registo de estilos em locais onde não sobreviveu nenhum outro trabalho. A pintura a óleo em lona não se tornou popular até aos séculos XV e XVI e foi um dos ofícios característicos da arte renascentista.
A pintura teve um papel importante na arte gótica pois pretendeu transmitir não apenas as cenas tradicionais que marcam a religião, mas a leveza e a pureza da religiosidade, com o nítido objetivo de emocionar o expectador. Caracterizada pelo naturalismo e pelo simbolismo, utilizou-se principalmente de cores claras
"Em estreito contato com a iconografia cristã, a linguagem das cores era completamente definida: o azul, por exemplo, era a cor da Virgem Maria, e o marrom, a de São João Batista. A manifestação da idéia de um espaço sagrado e atemporal, alheio à vida mundana, foi conseguida com a substituição da luz por fundos dourados. Essas técnicas e conceitos foram aplicados tanto na pintura mural quanto no retábulo e na iluminação de livros".
COMENTARIO:Eu gostei muito pelos pequenos detalhes das paredes assim como pela especial distribuição da luz no espaço, tendo Deus como elemento supremo

NOME:Diane Michelle Do N. Michelani
N.28 1.A *-*

Anônimo disse...

http://www.brasilescola.com/historiag/arte-bizantina.htm e http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_bizantina
Eu escolhi a arte bizantina
Ocorreu durante o reinado de Justiniano ( 526-565 d.C. ), considerada como a Idade de Ouro do império.
A arte Bizantina teve seu centro de difusão a partir da cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, e desenvolveu-se a princípio incorporando características provenientes de regiões orientais, como a Ásia Menor e a Síria.
Chama-se Arte Bizantina aquela produzida na parte leste do antigo Império Romano.
A tentativa de preservar o caráter universal do Império fez com que o cristianismo no oriente destacasse aspectos de outras religiões, isso explica o desenvolvimento de rituais, cânticos e basílicas.
Arquitetura: O grande destaque da arquitetura foi a construção de Igrejas.
Pintura e Escultura: pinturas em painéis portáteis, com a imagem da Virgem Maria, de cristo ou de santos. Destaca-se na escultura o trabalho com o marfim.
Mosaicos: consistindo na formação de uma figura com pequenos pedaços de pedras colocadas sobre o cimento fresco de uma parede.

Eu achei o estilo interessante porque sua prioridade nas obras era sobre a religião e eles faziam com todo o cuidado para que não desrespeitasse a igreja .Mais é um estilo muito antigo .
NOME:Elaine Dias Da Cunha N°06 1°D

Anônimo disse...

Nome: Bruno Antonio nº 06 1ºa

http://www.historiadetudo.com/arte-bizantina.html

-Arte Bizantina

Época: Século IV

Local:Império Romano do Oriente

Características:De caráter totalmente religioso, este estilo se caracterizou pela sua função educativa. Em outras palavras, a arte bizantina tinha o fim de orientar os cristãos a respeito da vida de Jesus Cristo e outros assuntos relacionados, e não somente a função decorativa. Tal fator é facilmente assimilado se levarmos em conta que na época cabia ao clero a função organizar todas as formas de arte. Além do mais, o regime vigente era a teocracia.

Os símbolos máximos da arte bizantina foram os mosaicos, diferentes dos mosaicos gregos na temática e em algumas características, como no uso exagerado do dourado, por exemplo. Neste período, praticamente não houve o desenvolvimento da escultura, uma vez que esta remetia ao paganismo romano.

Eu gostei da arte bizantina por que as obras da arte bizantina são muito bonitas e que são obras que falam mais sobre a religião.

Anônimo disse...

ARTE: GÓTICA

SITE:http://www.historiadaarte.com.br/artegotica.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estilo_g%C3%B3tico

CARACTERÍSTICA: SURGIU No século XII, entre os anos 1150 e 1500 na França no campo da arquitetura.
O estilo gótico foi uma fase da história da arte ocidental, identificado por características muito próprias de contexto social, político e religioso em conjugação com valores estéticos e filosóficos e que surge como resposta à austeridade do estilo românico.
►VITRAL:Este método, de unir pedaços de vidro colorido através de chumbo, foi o que melhor se adaptou à necessidade narrativa do interior da catedral gótica.Desenvolvendo-se bruscamente com as inovações técnicas de distribuição de peso das abóbadas, que permitiam a criação de grande entrada de luz.
COMENTÁRIO: essa arte teve características muito próprias , essas características erão ligadas a: politica, religião e a sociedade
E foi uma arte que surgiu com a resposta do estilo romântico.
Pra mim é uma arte interessante.

NOME:Fabio Miller N°08 1°D

Natália disse...

Arte Gótica

http://www.alunosonline.com.br/educacao-artistica/arte-gotica.html
http://www.brasilescola.com/historiag/os-vitrais-goticos.htm


Característica : Com o fim da era feudal na Europa, no século XII ocorreu o êxodo rural, as pessoas migraram do campo para a cidade em função do ressurgimento do comércio. Assim, o centro de tudo passou a ser as cidades, inclusive o centro da arte. A arte que começou a surgir a partir desse período foi chamada de gótica, pois sua aparência era considerada bárbara. surgiu nas proximidades de Paris, em uma região chamada Ílede-France, como um resultado da ascensão da burguesia comercial e pelo desenvolvimento de novas técnicas de produção.

Vitral : Para se obter um vitral, o artesão dessa época deveria inicialmente realizar o processo de coloração da peça de vidro. Costumeiramente, o vidro cru era misturado a outras substâncias químicas que, ainda na fase de derretimento, determinavam a obtenção de certa tonalidade. Dessa forma, a peça de vidro ainda ficava colorida sem bloquear completamente a passagem de luz pelo material. Cumprida essa primeira etapa, o vidro aquecido era moldado.

Comentario : Eu achei muito interessante a parte dos vitrais coloridos da arte Gótica, que filtra a luz externa,a procura do realismo nas pinturas e as esculturas di vida humana que as pessoas mais gostavam e valorizavam na época .


NOME:Natália Queiroz Alves Nº20 série :1º D

Anônimo disse...

Arte Bizantina
http://www.brasilescola.com/historiag/arte-bizantina.htm

Caracteristicas.
A Arte Bizantina







A Arte Bizantina







A arte Bizantina teve seu centro de difusão a partir da cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, e desenvolveu-se a princípio incorporando características provenientes de regiões orientais, como a Ásia Menor e a Síria.

A aceitação do cristianismo a partir do reinado de Constantino e sua oficilização por Teodósio procuraram fazer com que a religião tivesse um importante papel como difusor didático da fé ao mesmo tempo que serviria para demonstrar a grandeza do Imperador que mantinha seu caráter sagrado e governava em nome de Deus.

A tentativa de preservar o caráter universal do Império fez com que o cristianismo no oriente destacasse aspectos de outras religiões, isso explica o desenvolvimento de rituais, cânticos e basílicas.

O apogeu da cultura bizantina ocorreu durante o reinado de Justiniano ( 526-565 d.C. ), considerada como a Idade de Ouro do império.

Arquitetura

O grande destaque da arquitetura foi a construção de Igrejas, facilmente compreendido dado o caráter teocrático do Império Bizantino. A necessidade de construir Igrejas espaçosas e monumentais, determinou a utilização de cúpulas sustentadas por colunas, onde haviam os capitéis, trabalhados e decorados com revestimento de ouro, destacando-se a influência grega.

A Igreja de Santa Sofia é o mais grandioso exemplo dessa arquitetura, onde trabalharam mais de dez mil homens durante quase seis anos. Por fora o templo era muito simples, porém internamente apresentava grande suntuosidade, utilizando-se de mosaicos com formas geométricas, de cenas do Evangelho.

Na cidade italiana de Ravena, conquistada pelos bizantinos, desenvolveu-se um estilo sincrético, fundindo elementos latinos e orientais, onde se destacam as Igrejas de Santo Apolinário e São Vital, destacando-se esta última onde existe uma cúpula central sustentadas por colunas e os mosaicos como elementos decorativos.

Obras

A pintura bizantina não teve grande desenvolvimento, pois assim como a escultura sofreram forte obstáculo devido ao movimento iconoclasta . Encontramos três elementos distintos: os ícones, pinturas em painéis portáteis, com a imagem da Virgem Maria, de cristo ou de santos; as miniaturas, pinturas usadas nas ilustrações dos livros, portanto vinculadas com a temática da obra; e os afrescos, técnica de pintura mural onde a tinta era aplicada no revestimento das paredes, ainda úmidos, garantindo sua fixação.

Destaca-se na escultura o trabalho com o marfim, principalmente os dípticos, obra em baixo relevo, formada por dois pequenos painéis que se fecham, ou trípticos, obras semelhantes às anteriores, porém com uma parte central e duas partes laterais que se fecham.

Mosaicos

O Mosaico foi uma forma de expressão artística importante no Império Bizantino, principalmente durante seu apogeu, no reinado de justiniano, consistindo na formação de uma figura com pequenos pedaços de pedras colocadas sobre o cimento fresco de uma parede. A arte do mosaico serviu para retratar o Imperador ou a imperatriz, destacando-se ainda a figura dos profetas.

Comentário pessoal

Eu acho que esse estilo foi legal apesar de não ser oque eu gosto mas respeito a opiniao de quem gosta e não foi chato pesquisar sobre a Arte Bizantina.

Luiz Gabriel nº 20 1ºC

Anônimo disse...

Site:http://www.infopedia.pt/$arte-bizantina
Estilo:Arte Bizantina
Época:324 d. C. - 1453 d. C.
Local:Império bizantino(Europa Oriental)

Características:Arquitetura - uma das tipologias mais importantes da arquitetura bizantina com dois modelos fundamentais: basílica (um espaço longitudinal formado por várias naves e rematado pela abside) e a igreja de planta centralizada com cúpula.O primeiro, característico da arquitetura paleoristã desenvolvida na Itália foi gradualmente desaparecendo em favor do plano centralizado de inspiração oriental

Arte plásticas - mosaico foi um dos géneros artísticos mais difundidos na arte bizantina,Utilizado para revestimento dos espaços interiores dos templos, alcançou um alto nível técnico e artístico, suplantando as melhores criações da época romana.

Obra: Igrejas (Ex:Igreja de Santa Sofia de Constantinopla) e mosaico (ex:grejas de Santo Apolinário Novo ou de San Vitale, em Ravenna)

Comentário pessoal:a arte era totalmente voltada para a igreja,onde se faziam mosaicos bem detalhados e as Igrajas eram Altas e geralmente com cúpulas

Nome:Guilherme A. de A. Rosa
Nº:10 Série:1ºB

Juliana Possatti disse...

site:http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_bizantina

Estilo: Arte bizantina
epoca:no século IV
local:imperio romano do oriente

Caracteristicas:
Mosaico
O mosaico é a expressão máxima da arte bizantina e, não se destinando somente a decorar as paredes e abóbadas, serve também de fonte de instrução e guia espiritual aos fiéis, mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas,e dos vários imperadores

Arquitetura:
A arquitetura teve um lugar de destaque, operando-se nela a importantes inovações. Foi herdeira do arco, da abóbada e da cúpula, mas também, do plano centrado, de forma quadrada ou em cruz grega, com cúpula central e absides laterais.
A expressão artística do período influenciou também a arquitectura das igrejas. Elas eram planeadas sobre uma base circular, octogonal ou quadrada rematada por diversas cúpulas, criando-se edifícios de grandes dimensões, espaçosos e profusamente decorados

Escultura:
Este gosto pela decoração, aliado à aversão do cristianismo pela representação escultórica de imagens (por lembrar o paganismo romano), faz diminuir o gosto pela forma e consequentemente o destaque da escultura durante este período.

Obras:
igrejas (ex:Igreja de Santa Sofia de Constantinopla )
mosaico(ex:Mosaicos na Hagia Sophia San Vitale, em Ravenna)
Comentario pessoal: eu gosto muito de detalhes como os vitrais , por isso pesquisei achei interessante e particularmente gosto muito da arquitetura dessa epoca

Aluna:JULIANA POSSATTI
n°16 1°C

Anônimo disse...

Nome do site/ URL: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2005/07/14/000.htm

Estilo: Arte Gótica
Època: 1.100 a 1.500
Local: Surgiu na frança.

Caracteristicas:
1 Verticalismo.
2 Arco quebrado ou ogival.
3 Abóbada de arcos cruzados.
4 O vitral.
Pintura gótica: A pintura da Europa Medieval sofreu influência direta da pintura bizantina, sendo integralmente religiosa. Caracterizou-se pelo geometrismo, pelo estatismo e pelo abandono da perspectiva e da proporção, tão comuns à arte clássica antiga. As figuras eram apresentadas em rígida posição hierárquica, retrato vivo de uma época que pretendia se eternizar. A imagem do papa ou do imperador do Santo Império sempre era apresentada numa escala bem maior do que o restante dos integrantes da cúria ou da corte.

Obras: Giotto - Afrescos da Igreja de São Francisco de Assis (Itália) e Retiro de São Joaquim entre os Pastores.
Jan Van Eick - O Casal Arnolfini e Nossa Senhora do Chanceler Rolin.

Comentario pessoal: Fiz sobre a arte gótica porque achei muito interessante as obras, os estilos arquitetura, escultura, iluminura e a pintura. E também porque boa parte da arquitetura das igrejas de hoje em dia, é baseado nessa arte.

Aluno:Gabriel Estevao S. Gomes nº 9 Serie: 1º A

Anônimo disse...

http://www.slideboom.com/presentations/29553/A-arte-romana

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arte-romanica/arte-romanica-3.php

http://sandracajado.com.br/2010/09/06/arte-e-fe/

Arte Românica


.A arte romana desenvolveu-se durante os quase seis séculos que vão da terceira Guerra Púnica (146 a.C) ao séc. IV d.C,na Roma.

.Suas características são:
-abóbadas em substituição ao telhado das basílicas;
-pilares maciços que sustentavam e das paredes espessas;
-aberturas raras e estreitas usadas como janelas;
-torres, que aparecem no cruzamento das naves ou na fachada;
-arcos que são formados por 180 graus.

.O período Românico é a arte dos conventos, mosteiros e abadias, verdadeiras fortalezas protegidas por muralhas contra as constantes invasões da época. A Arte Românica caracteriza-se por murais e afrescos, uma técnica de pintar sobre a parede úmida. A pintura baseava-se no claro-escuro para demonstrar sentimentos. Grande exemplo da Arte Românica é a Abadia Beneditina de Monte Cassino, localizada a uns 130 km ao sul de Roma, Itália.

Eu gostei dessa arte por eles terem seu próprio estilo e serem bem realistas ao fazer suas obras,assim fazendo as coisas do jeito que elas realmente são.

nome:Graziely Rodrigues de Oliveira
n°:10
série:1°D

Anônimo disse...

cade o jay jay foda que na cama esculacha nesse post? KKKKKK

Anônimo disse...

http://www.authorstream.com/Presentation/floradouteiro-233704-arte-tica-entertainment-ppt-powerpoint/

Arte Gótica

A arte gótica surgiu no século XII, nos domínios reais franceses tendo, a partir daí, irradiado para toda a Europa Ocidental ao longo do séc. XIII.

Arquitectura Gótica:As catedrais góticas evidenciam um novo estilo e novas soluções técnicas: Arcobotante Contrafortes Abóbada de ogivas cruzadas Arco ogival.Edifícios altos (tendência para a verticalidade).Janelas e rosáceas, com recurso aos vitrais
A verticalidade e a luz tornam-se os símbolos da elevação para Deus e da luz divina. A catedral gótica caracteriza-se pela harmonia, equilíbrio de volumes, pelo espaço e pela luminosidade conferida pelas diversas cores dos vitrais.

Eu gostei desse estilo por suas obras serem enormes e seus detalhes serem bem interessantes.

nome:Thiago Henrico Pereira
n°23 1°D

Anônimo disse...

Arte românica é o nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII, durante o período da história da arte comumente conhecido como "românico". O estilo é visto principalmente nas igrejas católicas construídas após a expansão do cristianismo pela Europa e foi o primeiro depois da queda do Império Romano a apresentar características comuns em várias regiões. Até então a arte tinha se fragmentado em vários estilos, sendo o românico o primeiro a trazer uma unidade nesse panorama.
Eu gostei desse estilo pelas torres,pelas abóbodas e o afresco.

Andrew Edward Nº 2 1ºD

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_rom%C3%A2nica
http://www.historiadaarte.com.br/arteromanica.html

Anônimo disse...

www.historiadaarte.com.br/bizantinaestilo:arte bizantina
epoca:324 d.C a 1453 d.C
local:imperio bizantino

A arte bizantina está dirigida pela religião; ao clero cabia, além das suas funções, organizar também as artes, tornando os artistas meros executores.O regime era teocrático e o imperador possuía poderes administrativos e espirituais; era o representante de Deus, tanto que se convencionou representá-lo com uma auréola sobre a cabeça, e, não raro encontrar um mosaico onde esteja juntamente com a esposa, ladeando a Virgem Maria e o Menino Jesus.


O mosaico é expressão máxima da arte bizantina e não se destinava apenas a enfeitar as paredes e abóbadas, mas instruir os fiéis mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas e dos vários imperadores.Plasticamente, o mosaico bizantino em nada se assemelha aos mosaicos romanos; são confeccionados com técnicas diferentes e seguem convenções que regem inclusive os afrescos. Neles, por exemplo, as pessoas são representadas de frente e verticalizadas para criar certa espiritualidade; a perspectiva e o volume são ignorados e o dourado é demasiadamente utilizado devido à associação com maior bem existente na terra: o ouro.


A arquitetura das igrejas foi a que recebeu maior atenção da arte bizantina, elas eram planejadas sobre uma base circular, octogonal ou quadrada imensas cúpulas, criando-se prédios enormes e espaçosos totalmente decorados.

A Igreja de Santa Sofia (Sofia = Sabedoria), na hoje Istambul, foi um dos maiores triunfos da nova técnica bizantina, projetada pelos arquitetos Antêmio de Tralles e Isidoro de Mileto, ela possui uma cúpula de 55 metros apoiada em quatro arcos plenos.Tal método tornou a cúpula extremamente elevada, sugerindo, por associação à abóbada celeste, sentimentos de universalidade e poder absoluto. Apresenta pinturas nas paredes, colunas com capitel ricamente decorado com mosaicos e o chão de mármore polido.
comentario pessoal:essa arte era totalmente voltada a igreja, eles se preocupavam muito com a decoração, da igreja sua arquitetura era muito alta

Anônimo disse...

site:www.pitoresco.com.br/arte bizantina
estilo arte bizantina
epoca:324 d C a 1453 d C
local: imperio bizantino

A arte bizantina consistiu numa mistura de influências helênicas, romanas, persas, armênias e de várias outras fontes orientais, cabendo-lhe, durante mais de um milênio, preservar e transmitir a cultura clássica grega.

Com fases alternadas de crise e esplendor, a arte bizantina se desenvolveu do Século 5º, com o desaparecimento do Império Romano do Ocidente enquanto unidade política, até 1453, quando Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, instituída sobre a antiga cidade grega de Bizâncio, foi ocupada pelos exércitos otomanos.

Justamente nessa ocasião, a arte bizantina encontrava-se em vias de uma terceira idade áurea.

A Igreja de Santa Sofia (Sofia = Sabedoria), na hoje Istambul, foi um dos maiores triunfos da nova técnica bizantina, projetada pelos arquitetos Antêmio de Tralles e Isidoro de Mileto, ela possui uma cúpula de 55 metros apoiada em quatro arcos plenos.Tal método tornou a cúpula extremamente elevada, sugerindo, por associação à abóbada celeste, sentimentos de universalidade e poder absoluto. Apresenta pinturas nas paredes, colunas com capitel ricamente decorado com mosaicos e o chão de mármore polido.

comentario pessoal:arte bizantina e uma mistura de varios povos, romanos persas,gregos, a igreja era fundamental naquela epoca

nome:gustavo henrique gomes lopes
serie:1°B n°11

Anônimo disse...

site:http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=146

Eu escolhi fazer sobre a Arte Romanica.

A arte românica, desenvolveu-se desde o século XI até o início do
século XIII, na euopa.

caracteristicas e obras:
Foi nas igrejas que o estilo românico se desenvolve as imagens encontradas são as mais diversas, desde representações do demônio, até personagens do Velho Testamento
usavam se muito o vitral que aram obras formadas por varios pedacinhos de pedras coloridas que formava os desenhos e tambem o afresco que era uma tinta que tinha que ser pintada com a parede umida.
eu escolhi oarte romanica porque porque foi a que eu encomtrei mais caracteristicas mais obras interresantes como por exemplo as de vitral.

Nome: Karina Fernandes Nº:13 1º:D

Anônimo disse...

site:
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=163

Escolhi a arte gótica.


O estilo gotico se desenvolveu na europa principalmente na frança
partir do século XII.
caracteristicas:
A arquitetura foi a principal expressão da Arte Gótica e propagou-se por diversas ros pilares representavam os santos, e os arcos e os nervos eram o caminho para Deus, inovações arquitetônicas mais importantes desse período: o arco em ponta, responsável pela elevação vertical do edifício, e a abóbada cruzada, que veio permitir a cobertura de espaços quadrados, curvos ou irregulares. No entanto, ainda considera-se o arco de ogiva como a característica marcante deste estilo.
A princípio, as estátuas eram alongadas e não possuíam qualquer movimento, com um acentuado predomínio da verticalidade, o que praticamente as fazia desaparecer.

escolhi a arte gotica porque tem varis estatuas, obras em igrejas e catedrais lindas e interrensantes.
Nome: Monica Tramarim N°:23 1º:A

Anônimo disse...

Tema: Arte Bizantina
época: Século VI

O crescente problema nas fronteiras causado pelos bárbaros, além de problemas dentro de Roma com o senado constantemente se envolvendo em questões relacionadas ao reinado dos imperadores, fez com que os imperadores optassem por outras cidades para serem sedes do império. O imperador Constantino I transferiu a capital do império para Bizâncio, antiga cidade renomeada mais tarde para Constantinopla. Neste local reúnem-se toda uma série de fatores que impulsionam a ascensão da nova expressão artística.
O movimento viveu o seu apogeu no século VI, durante o reinado do imperador Justiniano I ao qual se sucede um período de crise denominado Iconoclasta e que consiste na destruição de qualquer imagem santa devido ao conflito político entre os imperadores e o clero.
Após a crise iconoclasta, houve uma nova era de ouro da arte bizantina que se extendeu até o fim do império no século XV. No entanto, reminiscências desta arte permaneceram embuidas dentro da religião ortodoxa e em regiões como a Rússia que receberam grande influência da cultura bizantina.

eu escolhi a Arte Bizantina , porque eu pesquisei algumas imagens, e me chamo bastante a minha atenção, eu gostei muito o desenho é como se fosse perfeito.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_bizantina

Nome : Bruna Nogueira N° 02 1°C

déiah disse...

andreia de souza carvalho n°03 1°B

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_bizantina

eu escolhi a arte bizantina

O termo arte bizantina refere-se à expressão artística de caráter religioso do Império Bizantino. No entanto, deve-se lembrar que esta tendência artística, por meio de influência político-religiosa, expandiu-se para regiões fora das fronteiras imperiais.
O crescente problema nas fronteiras causado pelos bárbaros, além de problemas dentro de Roma com o senado constantemente se envolvendo em questões relacionadas ao reinado dos imperadores, fez com que os imperadores optassem por outras cidades para serem sedes do império. O imperador Constantino I transferiu a capital do império para Bizâncio, antiga cidade renomeada mais tarde para Constantinopla. Neste local reúnem-se toda uma série de fatores que impulsionam a ascensão da nova expressão artística.

A Igreja de Santa Sofia (Sofia = Sabedoria), na hoje Istambul, foi um dos maiores triunfos da nova técnica bizantina, projetada pelos arquitetos Antêmio de Tralles e Isidoro de Mileto, ela possui uma cúpula de 55 metros apoiada em quatro arcos plenos.Tal método tornou a cúpula extremamente elevada, sugerindo, por associação à abóbada celeste, sentimentos de universalidade e poder absoluto. Apresenta pinturas nas paredes, colunas com capitel ricamente decorado com mosaicos e o chão de mármore polido.

eu escoli a arte bizantina por que as pintura me chamou muita a atençao e eu gostei.

Anônimo disse...

Sites:http://www.revistaliteraria.com.br/artegotica.htm
http://www.dombosco.com.br/curso/estudemais/historia/estilogotico.php

Estilo: arte gótica
Época: Século XII ao XIV
Local: Na maioria da Europa

Características:O termo gótico foi criado pelos renascentistas para denominarem um tipo de arquitetura compreendida por eles como bárbara, uma vez que destronou a arte clássica.

Obra: Os vitrais multicoloridos também são bastante representativos da arte gótica, principalmente se levada em conta a extrema importância da luz nas igrejas.

Opinião: eu escolhi a arte gótica por causa do geito que as igrejas são e o como a luz entra as igrejas fica muito legal.

Anônimo disse...

nome: lucas de mello nº: 19 série:1ºA

Matheus disse...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_rom%C3%A2nica.

Eu escolhi a arte românica
A arte românica surgeentre os seculos XI e XIII na Europa.
Características e obras: As igrejas serão as maiores até então, e para que isso seja possível haverá uma evolução dos métodos construtivos e dos materiais. A pedra será empregada na construção e o telhado de madeira será trocado por abóbadas de berço e de aresta., mais condizentes com uma igreja que representa a fortaleza de Deus.As igrejas são ricamente decoradas externamente. A escultura em pedra em grande escala renasce pela primeira vez desde os romanos, atrelada à arquitetura, assim como a pintura. A escultura e a pintura serão carregadas de esquematização e simbolismo, típico de um período em que o artista aprende a representar o que sente, e não somente o que vê. As igrejas de peregrinação foram muito características desse período. Elas ficavam no caminho para os locais sagrados, como Santiago de Compostela, Roma e JerusalémEsse conjunto era característico das igrejas de peregrinação e ficou conhecido como cabeceira de peregrinação Desse conjunto característico, a dependência a se destacar é o claustro, por vincular o mosteiro ao templo e por ser a dependência mais bem cuidada do ponto de vista artístico. Geralmente possuem quatro lados, com tendência a formar quadrados perfeitos, e quatro corredores resultantes em pórticos abertos com arcadas sustentadas por colunas.

-ARQUITETURA
A arquitetura em pedra vem reforçar a característica de monumentalidade e fortaleza, possível depois de toda a evolução dos meios construtivos. Os conjuntos arquitectónicos seguem, geralmente, a planta basilical, uma, três ou cinco naves (geralmente três), colunas que sustentavam as abóbadas e um aspecto maciço e horizontal (mesmo que muitas das igrejas sejam bem altas). As paredes são cegas, pois não é possível, ou é muito difícil, abrir grandes janelas nas paredes, já que elas servem como estrutura e suportam todo o teto. Haverá grande decoração, externa e internamente, através de esculturas nos tímpanos nas portas de entrada e nos capitéis e colunas, e pintura parietal nas ábsides e abóbadas das naves

-ESCULTURA
A escultura renasceu no românico, depois de muitos anos esquecida. Seu apogeu se dá no século XV, quando inicia um estilo realista, mas simbólico, que antecipa o estilo gótico. A escultura é sempre condicionada à arquitetura e todo trabalho é executado sem deixar espaços sem uso. As figuras entalhadas têm o tamanho do elemento onde foram esculpidas, e os trabalhos de superfície acomodam-se no lugar em que ocupam. Dessa característica parte também a idéia de esquematização.Outra importante característica é seu caráter simbólico e antinaturalista. Não havia a preocupação com a representação fiel dos seres e objetos. Volume, cor, efeito de luz e sombra, tudo era confuso e simbólico, representando muitas vezes coisas não terrenas, mas sim provenientes da imaginação. Mas não que isso seja uma constante em todo o período. Em algumas esculturas, nota-se a aparência clássica, influência da Antigüidade, como no Apóstolo, de Saint-Sernin de Toulouse.A principal caracteristica da escultura românica eram as cores fortes e vivas.

-Pintura
A pintura não se destacou tanto quanto a arquitetura nesse período. Os principais trabalhos são a pintura mural, as iluminuras e as tapeçarias. A pintura parietal, ou seja, executada nas paredes, era dependente da arquitetura, como pode-se deduzir, tendo aquela somente função didática. Em um período em que a grande maioria da população era analfabeta a pintura era uma forma de transmitir os ensinamentos do Cristianismo.

Comentario pessoal : gostei muito da arte românica porquê ela mostra um novo visual,e me adimira que eles tentam fazer o mais real possivel,usavam pessoas de verdade como modelo,não coisas da imaginação.
Matheus Henrique de Souza Fonseca N:22 1B

Claudia Lobato disse...

Corrigido!

Anônimo disse...

vinicius jose n:24 serie 1:D

OLA PROFESSORA

EU ESCOLHI A ARTE ROMANICA


A arte Românica surge entre os séculos XI e XII, na Europa, as características arte Românica são:
- Abóbodas no telhado das basílicas;
- Pilares maciços que sustentava as paredes espessas;
- Aberturas raras e estreitas, usadas como janelas;
- Torres que aparecem no cruzamento das aberturas;
- Arcos que formam 180°.

A arte Românica surge entre os séculos XI e XII, na Europa, as características arte Românica são:
- Abóbodas no telhado das basílicas;
- Pilares maciços que sustentava as paredes espessas;
- Aberturas raras e estreitas, usadas como janelas;
- Torres que aparecem no cruzamento das aberturas;
- Arcos que formam 180°.

o mosaico, que utilizava a técnica bizantina usando o azul e o dourado para representar o céu, suas esculturas eram realistas para as pessoas não sabiam ler, usassem para narrar às histórias bíblicas, nas igrejas e as pinturas Afresco.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_rom%C3%A2nica

- http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_medieval.htm

Anônimo disse...

ola professora vou falar um pouco da arte romaninica !!

A arte românica, desenvolveu-se desde o século XI até o início do século XIII, período caracterizado pela crise do sistema feudal. No entanto, a Igreja ainda conservava grande poder e influência, determinando a produção cultural e artística desse período, cuja representação típica são as basílicas.
A arquitetura grega antiga pode ser dividida em três estilos:

1 – Coríntio - pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso de detalhes. Os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.
2 – Dórico - estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza.
3 – Jônico - este estilo transmitia leveza, em função dos desenhos apresentados, principalmente nas colunas das construções. Outra característica deste estilo era o uso de base circular.

Exemplos de construções da Grécia Antiga:

- Estátua de Zeus em Olímpia
- Parneton de Atenas
- Colosso de Rodes
- Tempo de Ártemis em Éfeso
- Farol de Alexandria
As características gerais da arquitetura romana são:
busca do útil imediato, senso de realismo
grandeza material, realçando a idéia de força
energia e sentimento
predomínio do caráter sobre a beleza
originais: urbanismo, vias de comunicação, anfiteatro, termas.
o vitral que aram obras formadas por varios pedacinhos de pedras coloridas que formava os desenhos e tambem o afresco que era uma tinta que tinha que ser pintada com a parede umida.
eu escolhi essa obra porque eu achei essa arte inportante,e gostei como eles faziam suas obras,como o vitral,que era feito com pedacinhos de pedras com muito cuidado.

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=146
http://www.suapesquisa.com/grecia/arte_grega.htm

nome:lucas henrique
n:21
serie:1A